Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Consórcio de carros: como funciona essa modalidade de compras

Por Camila SilveiraPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Apesar de ser muito conhecido, o consórcio pode gerar muitas dúvidas nos consumidores brasileiros. Se você, por exemplo, está pensando em comprar um veículo, mas ainda não sabe se essa é realmente uma boa opção, entenda agora mesmo tudo sobre o consórcio de carros e como ele funciona e avalie qual é a melhor decisão a ser tomada!

O que você procura?

Consórcio de carros: entenda o que é e como funciona

O consórcio de carros reúne um determinado número de pessoas, que têm o interesse comum de comprar um veículo, em uma administradora para adquirir o bem.

O valor desse bem é dividido em parcelas, que devem ser pagas mensalmente pelos membros do grupo, formando uma espécie de poupança comum para que todos consigam comprar o veículo.

No final do contrato, que é determinado pelas administradoras, todos os consorciados têm acesso à carta de crédito, que funciona como um vale compras, possibilitando a aquisição do bem desejado.

Vale ressaltar também que durante todos os meses do consórcio, os participantes que estão com as parcelas em dia podem ser sorteados para receber a sua carta de crédito, no valor da cota que adquiriu, independente do número de prestações pagas – algo que também acontece com quem oferece lances maiores como forma de antecipar as parcelas.

Apesar disso, a dinâmica dos sorteios e dos lances podem variar de acordo com a administradora, que tem como objetivo especificar todas as informações necessárias no contrato.

Como funciona o processo de contratação de um consórcio?

1. Grupo de consórcio

O processo de contratação de um consórcio de carros começa com o interessado entrando em contato com a administradora a fim de ingressar em um grupo.

É possível participar de um grupo de duas maneiras: entrando em um que ainda está em formação, ou comprando uma cota de um grupo já formado. Entenda com mais detalhes:

  • Grupos em formação: são aqueles que ainda não estão fechados e ativos. Ou seja, as administradoras ainda estão reunindo as pessoas que desejam participar do consórcio de carros;
  • Grupos formados: são aqueles que já estão operando e que podem oferecer dois tipos de cotas para compra: a cota vaga e a cota de transferência.

A cota vaga é aquela que ainda não foi comprada e que é disponibilizada pela própria administradora. A cota transferência, por outro lado, é quando um atual consorciado desiste da compra, ou muda de consórcio, e vende os direitos e as obrigações do contrato para uma outra pessoa que deseja participar do grupo.

2. Pagamento das parcelas

Após entrar no grupo, começa-se o pagamento das parcelas, que devem constar todos os valores que você precisa pagar para obter o seu carro + a taxa de administração.

Essas parcelas são enviadas para você em forma de boletos, que podem ser pagos tanto em unidades lotéricas quanto em agências e aplicativos bancários, e apresenta algumas informações gerais sobre o grupo, como por exemplo, o número de pessoas sorteadas no mês anterior.

Um ponto positivo do consórcio de carros é que ele não cobra juros, mas sim uma taxa para a administradora que, apesar de aumentar o valor da parcela, não chega a ser tão cara quanto os juros cobrados pelos financiamentos e empréstimos tradicionais.

Caso você queira liquidar o saldo total da dívida antes do prazo, também poderá antecipar as parcelas. Porém, as condições para essa ação podem depender do que foi combinado no contrato com a administradora.

Por fim, nessa etapa, além da cobrança, as parcelas do consórcio de veículos podem sofrer alguns reajustes por ano, visto que os modelos dos carros podem ficar mais caros ou mais baratos com o passar do tempo. Além disso, caso você atrase os pagamentos, deverá arcar com multas e juros e até mesmo pode ter o seu carro tomado, após 3 meses.

3. Contemplação

No final, ocorre a contemplação, que nada mais é que a concessão do crédito ao consorciado para a compra do carro, bem como a devolução das parcelas pagas, no caso dos consorciados excluídos, cujo grupo tenha sido formado a partir de 06 de fevereiro de 2009. Confira as duas formas de contemplação:

  • Sorteio: todos os meses os participantes que estiverem com os pagamentos em dia podem ser sorteados com a carta de crédito para adquirir o bem desejado;
  • Lance: após o sorteio, os consorciados que dão lances como forma de antecipar as parcelas também podem ser contemplados, mediante os critérios do contrato, para adquirir o veículo.

De toda maneira, é importante destacar que mesmo que o contratante seja sorteado antes de terminar as parcelas, ele deverá continuar pagando tudo o que está previsto no contrato. Caso contrário, poderá arcar com multas e juros e até mesmo perder o crédito ou o carro.

Como escolher o consórcio de carros adequado?

Com tantas opções de consórcio de carros no mercado, pode ser um tanto quanto difícil escolher a opção mais adequada.

Sendo assim, no momento de escolher o seu, leve em consideração, fatores como: valores das parcelas, condições de pagamento, tempo de contrato e o valor final da carta de crédito, ou seja, se ele corresponde ao preço do veículo que você deseja comprar.

Documentos necessários para fazer um consórcio de carro

Normalmente, os documentos necessários para fazer um consórcio são:

  • Cópia do CPF e RG (se casado, também apresentar do cônjuge);
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbação se for o caso);
  • Cópia do comprovante de endereço atualizada (conta de água, luz ou telefone fixo);
  • Comprovante de renda.

Vantagens de contratar um consórcio

1. Compra planejada

Para quem não tem tanta urgência e pretende realizar uma compra mais planejada, o consórcio é a opção ideal. Afinal de contas, durante os pagamentos mensais, é possível se organizar financeiramente e, como resultado, conquistar o carro desejado de forma muito mais tranquila e segura.

2. Prazos e parcelas personalizadas de acordo com o seu perfil

Com o consórcio, os contratantes também podem determinar o valor do crédito pretendido, a quantia a ser paga e o prazo de pagamento. Essa liberdade torna o consórcio muito mais atrativo, visto que outros serviços financeiros, como empréstimo ou financiamento, não oferecem essa opção.

3. Zero juros

O juros zero também é um ponto extremamente positivo, já que não está presente em outros serviços financeiros tradicionais. No consórcio, é necessário pagar somente uma taxa de administração que, apesar de aumentar o valor da parcela, não é tão cara quanto os juros dos bancos tradicionais.

4. Liberdade na compra

Dependendo do consórcio e do contrato, o contemplado também pode utilizar o crédito recebido para adquirir qualquer bem, seja moto ou carro, dentro do valor que recebeu.

Além disso, consegue negociar melhor o preço no momento da compra, já que o pagamento é feito de forma à vista.

Por fim, dependendo do que foi combinado com a administradora, o consorciado também pode transformar o crédito recebido em dinheiro para utilização, desde que siga os critérios solicitados pela empresa responsável.

5. Menos burocracia

A  última vantagem do consórcio de carros e de outros bens está na redução dos processos burocráticos, que geralmente estão presentes em empréstimos e financiamentos convencionais.

Desvantagens de contratar um consórcio

Como nem tudo são flores, o consórcio pode apresentar algumas desvantagens dependendo do que você precisa. Confira alguns pontos negativos!

1. Possível demora para receber o carro

Alguns consórcios de carros podem durar até seis anos. Sendo assim, caso você não seja contemplado antes do contrato encerrar, o valor do crédito é depositado depois de muito tempo, tornando o processo de recebimento do carro muito mais demorado.

2. Cobrança de taxas que podem encarecer o valor do consórcio

Mesmo que o consórcio não cobre as famosas taxas de juros, é importante lembrar que algumas taxas devem ser pagas pelos participantes, como a taxa de entrada, de administração e do fundo de reserva.

Portanto, antes de fechar qualquer negócio, verifique quais percentuais incidem sobre os valores acordados e verifique se as parcelas cabem dentro do seu bolso.

3. Investimento de longo prazo

Outro ponto que pode ser considerado negativo é que o consórcio é considerado um investimento de longo prazo. Isso porque você precisará pagar as parcelas por todo o período contratado. Considere esse fator antes de firmar qualquer contrato, para não se arrepender futuramente ou contrair dívidas, entre outros prejuízos financeiros.

4. O resgate do valor pago só pode ser feito no final do consórcio

Por fim, caso você não consiga mais pagar o consórcio, ou resolva desistir dele, o valor pago até então só é devolvido a você no final do contrato.

Consórcio ou financiamento de carro?

Ambas as opções possuem pontos positivos e negativos. Mas o principal fator que pode impactar de forma significativa é o tempo: você precisa de um veículo com urgência ou está disposto a esperar um tempo para obter o seu carro?

Se for a primeira opção, o financiamento de carro pode ser a alternativa mais indicada, no entanto, você deve levar em consideração que esse serviço cobra taxas de juros e outros encargos, principalmente se houver atraso no pagamento. Além disso, pode solicitar alguns requisitos, como score alto e nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito.

Agora, se pode esperar para obter o carro, o consórcio torna-se a opção mais ideal. Só não se esqueça: essa modalidade de compras pode cobrar taxas de administração, de entrada e do fundo de reserva e pode demorar mais do que o esperado.

Descomplicamos?

E aí, ajudamos você a entender melhor sobre como funciona o consórcio de carros? Se sim, deixe o seu comentário e a sua curtida para nós aqui embaixo.

No Portal da Foregon, você também consegue consultar o seu score e receber as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil. Consulte agora mesmo e aproveite as opções!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.