Consórcio de moto: como funciona essa modalidade de compra
O consórcio de moto é considerado uma das melhores modalidades de compra para quem quer conquistar um bem de alto valor. Além de facilitar a aquisição, essa opção permite você adequar as parcelas de acordo com as suas condições de pagamento. Saiba como funciona o consórcio de moto e esclareça todas as suas dúvidas.
O que você procura?
Consórcio de moto: como funciona essa modalidade de compra
O consórcio de moto funciona da seguinte maneira: um determinado número de pessoas, que têm o interesse comum de comprar uma moto, se reúne em uma administradora para adquirir o bem.
O valor desse bem é dividido em parcelas, que deverão ser pagas mensalmente pelos membros do grupo, formando uma espécie de poupança comum para que todos consigam comprar a moto.
No final do contrato, que é determinado pelas administradoras, todos os consorciados têm acesso à carta de crédito, que funciona como um vale compras, possibilitando a aquisição do bem.

É importante lembrar, que todos os meses, os participantes que estão com as parcelas em dia podem ser sorteados para receber a sua carta de crédito, no valor da cota que adquiriu, independente do número de prestações pagas.
Isso também pode acontecer com quem oferece lances, que funcionam como um leilão, no qual o consorciado pode ofertar o valor maior como forma de antecipar as parcelas e aumentar as chances de ser contemplado.
Apesar disso, a dinâmica dos sorteios pode variar de acordo com a administradora, que tem como responsabilidade estabelecer as informações devidas no contrato.
Por fim, quem gerencia os pagamentos e as contemplações são as administradoras, e quem fiscaliza e normatiza o sistema de consórcios é o Banco Central do Brasil.
Como participar de um grupo de consórcio de moto?
É possível participar de um grupo de consórcio de moto de duas maneiras: entrando em um que ainda está em formação, ou contratando uma cota de um grupo formado. Entenda detalhadamente:
- Grupos em formação: aqueles que ainda não estão fechados e ativos. Ou seja, as administradoras ainda estão reunindo pessoas para participar do consórcio;
- Grupos formados: aqueles que já estão operando. Nesse, é possível comprar dois tipos de cotas: a cota vaga e a cota de transferência.
A cota vaga é uma que ainda não foi comprada, disponível junto à administradora. E a de transferência é quando a compra da cota é realizada diretamente do atual consorciado, fazendo com que o comprador assuma integralmente os direitos e as obrigações do contrato.
Qual é o prazo de duração dos grupos?
O prazo de duração do grupo de consórcio é o intervalo fixo de tempo que todos os consorciados têm para pagar o plano e ser contemplado.
No entanto, apesar da duração do grupo ser a mesma para todos os participantes, os prazos de pagamento do consórcio podem ser diferentes em algumas ocasiões.
Por exemplo, se um consorciado entra em um grupo que já foi iniciado, ele terá menos tempo para pagar do que quem aderiu quando o grupo estava em formação. Isso porque a data de encerramento do grupo será a mesma para todos os participantes.
Sendo assim, supondo que o consorciado aderiu a um grupo de 50 meses que já estava na décima parcela, ele tem 40 meses para pagar o plano.
Como funcionam as prestações do consórcio? Tem juros?
As parcelas do consórcio de moto constam os valores que você deve pagar para obter a sua moto + a taxa de administração.
Elas são enviadas em forma de boletos, que devem ser pagos em qualquer aplicativo bancário, e apresenta algumas informações gerais sobre o grupo, como por exemplo, o número de pessoas sorteadas no mês anterior.
As parcelas do consórcio de moto não têm juros, porém você deve pagar uma taxa para a administradora, o que acaba aumentando o valor da parcela. Apesar disso, a taxa de administração é menor do que a taxa de juros cobrada pelos bancos.
Por fim, além dessa cobrança, as parcelas do consórcio podem sofrer reajustes uma vez por ano, já que os modelos das motos podem ficar mais caros ou mais baratos com o decorrer do tempo.
É possível antecipar alguma prestação do consórcio de moto?
Sim. Caso você queira liquidar o saldo total do crédito antes do prazo, poderá antecipar as prestações. No entanto, as condições para isso podem depender do que foi combinado no contrato com a administradora.
O consorciado que comprou a moto e quitou toda a dívida do consórcio encerrará a sua participação no grupo.
Como funciona a contemplação
Por fim, ocorre a contemplação, que é a concessão do crédito ao consorciado para a aquisição da moto, bem como para a restituição das parcelas pagas, no caso dos consorciados excluídos, cujo grupo tenha sido formado a partir de 06 de fevereiro de 2009. Confira as duas modalidades de contemplação:
- Sorteio: todos os meses os participantes que estiverem com os pagamentos em dia podem ser sorteados com a carta de crédito para adquirir o bem desejado;
- Lance: após o sorteio, os consorciados ativos que dão lances podem ser contemplados, mediante os critérios do contrato. Os lances funcionam como um leilão, no qual o consorciado pode ofertar um valor maior como forma de antecipar as parcelas e aumentar as chances de ser contemplado.
Como o crédito do consórcio pode ser usado?
A pessoa que foi contemplada poderá usar o crédito do consórcio para comprar uma moto nova ou usada, desde que comunique formalmente a opção escolhida à administradora.
Também é possível utilizar o crédito para quitar um financiamento de moto ou, até mesmo, transformá-lo em dinheiro, após 180 dias da contemplação. Para isso, é necessário pagar integralmente o débito junto ao grupo e à administradora.
O que acontece em casos de atraso ou falta de pagamento?
Em casos de atraso ou falta de pagamento das parcelas, o consorciado deverá pagar multa e juros e poderá, até mesmo, ser excluído do grupo.
Se a moto já estiver com a pessoa que atrasou o pagamento por mais de 30 dias, a administradora poderá executar as garantias fornecidas pelo consorciado e cobrar a multa e os juros.
Benefícios do consórcio de moto
1. Compra planejada
O consórcio de moto é indicado para todas as pessoas, no entanto, para os compradores que não têm tanta urgência e pretendem fazer uma compra mais planejada, essa modalidade pode ser a opção mais indicada.
Afinal, com os pagamentos mensais, o contratante consegue se organizar financeiramente com calma e, como resultado, conquistar a sua moto de forma muito mais planejada e segura.
2. Prazos e parcelas personalizadas de acordo com o seu perfil
Outro benefício do consórcio de moto está na possibilidade dos contratantes definirem o valor do crédito pretendido, a quantia a ser paga nas parcelas e o prazo de pagamento.
Essa liberdade para adaptar a compra ao seu perfil é extremamente interessante, já que outros serviços financeiros, como o empréstimo ou financiamento, não oferecem essa opção. soas, permitindo que elas cumpram com todas as suas obrigações financeiras.
3. Zero juros
Os juros cobrados em empréstimos e financiamentos são um dos principais motivos que fazem as pessoas desistirem de contratar esse tipo de serviço.
Neste caso, o consórcio entra como um diferencial competitivo, já que cobra somente uma taxa de administração, que tem o percentual menor ao dos juros convencionais e o valor diluído nas prestações durante toda a etapa do consórcio.
4. Liberdade na compra
Dependendo do contrato do consórcio, o contemplado pode utilizar o crédito para adquirir qualquer bem (carro ou moto) dentro do valor que recebeu, e não somente o que está estipulado no contrato.
O consorciado também pode negociar melhor o preço no momento da aquisição, já que o pagamento é feito de forma à vista.
Por fim, após 180 dias de contemplação, o contratante também pode transformar o crédito do consórcio em dinheiro para utilização, desde que siga os critérios determinados no contrato de adesão.
5. Menos burocracia
Outra vantagem do consórcio de moto, e de outros bens, está na redução dos processos burocráticos. Diferentemente dos financiamentos tradicionais, o consórcio não exige muitos requisitos bancários e administrativos, o que torna a aquisição da moto muito mais tranquila.
Quais são os documentos necessários para fazer um consórcio de moto?
Normalmente, os documentos necessários para fazer um consórcio de moto são:
- Cópia do CPF e RG (se casado, também apresentar do cônjuge);
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbação se for o caso);
- Cópia do comprovante de endereço atualizada (conta de água, luz ou telefone fixo);
- Comprovante de renda.
Com os documentos em mãos, basta buscar por uma administradora que atenda melhor às suas necessidades e condições de pagamento.
Como escolher o consórcio adequado?
No mercado de consórcios existem diversos planos de prazos e créditos para pagamento. Sabendo disso, o ideal é escolher uma parcela que caiba no seu bolso e as melhores condições, que estejam de acordo com o seu perfil.
Os fatores que devem ser levados em consideração são o tempo de contrato e o valor final da carta de crédito, que deve ter um valor correspondente ao preço da moto que você deseja comprar.
Quando vale a pena entrar em um consórcio?
O consórcio pode ser ideal nos seguintes casos:
- Quando você quer comprar uma moto, mas não tem um valor para dar de entrada;
- Caso não tenha tanta urgência para comprar o bem desejado;
- Caso queira se livrar dos juros, entre outras burocracias dos bancos tradicionais.
Consórcio ou financiamento de moto?
Ao mesmo tempo em que o consórcio de moto não cobra juros sobre o capital, somente a taxa de administração, ele pode ter um prazo muito longo, caso você não seja sorteado ou possa dar lances na assembleia. Os prazos do consórcio podem variar entre 12 a 80 meses.
Portanto, se você tem pressa para adquirir o veículo, o financiamento de moto pode ser a opção mais indicada.
De toda maneira, avalie todas as condições apresentadas, compare as opções e escolha a que melhor atenda às suas necessidades.
Perguntas frequentes
O que acontece se eu der um lance e não ganhar?
O que acontece se eu der um lance e não ganhar?
Eu tenho que continuar pagando as parcelas depois de ser sorteado?
Eu tenho que continuar pagando as parcelas depois de ser sorteado?
O que fazer se eu não consigo mais pagar o consórcio de moto?
O que fazer se eu não consigo mais pagar o consórcio de moto?
A carta de crédito é entregue em dinheiro?
A carta de crédito é entregue em dinheiro?
Posso comprar outro produto com a minha carta de crédito?
Posso comprar outro produto com a minha carta de crédito?
É possível comprar uma moto usada?
É possível comprar uma moto usada?
Descomplicamos?
Nossa missão é descomplicar todos os assuntos sobre finanças e economia, bem como te auxiliar a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil.
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário