como-funciona-seguro

Todos nós corremos riscos no dia a dia. Tanto se tratando de saúde como material. Normalmente quando passamos por esses momentos imprevisíveis, a perda financeira é consideravelmente negativa. Aí entra o seguro na conversa.

O seguro, é um contrato garantindo que uma empresa (seguradora) cubra as despesas financeiras ou parte dela. Mediante um pagamento mensal ou anual, garante que o segurado tenha comodidade no momento que necessitar, não tenha um impacto tão grande com as despesas.

Separamos um guia explicando sobre os seguros e como eles funcionam. Que tal conferir e ficar por dentro do assunto?

O que é o seguro?

Todo seguro é contratado entre duas partes, a seguradora e o segurado. A empresa assume o gerenciamento de risco em troca de um prêmio. Esse conjunto de prêmios de vários segurados, permite às seguradoras formar reservas para pagar os sinistros.

O sinistro em um seguro é um termo utilizado para definir acontecimentos previstos em contrato que possuam natureza involuntária ou imprevista. Ou seja, toda vez que acontecer uma perda financeira, a seguradora cobre, dependendo do seu contrato e das causas.

O que é o prêmio seguro?

O prêmio seguro é a quantia que o segurado paga à seguradora para ela assumir a responsabilidade em caso de perda do bem. Basicamente, é o preço que você paga mensalmente ou anualmente pelo serviço.

O conjunto de prêmios pagos pelos segurados, formam os fundos que a empresa dispõe para pagar as indenizações dos clientes. Quando é acionado o seguro, a seguradora paga a eventual perda financeira correspondente, durante o período da apólice.

O que é apólice

É o documento que firma contrato entre as duas partes, segurado e seguradora. A partir da assinatura da apólice, todos os riscos do cliente é transferido a empresa contratada.

É nesse documento que se encontram todos os acordos e condições contratuais. A pessoa que contratou, beneficiários, o bem, valor do seguro, prazos e exceções, que são os casos em que o bem não é segurado.

Como funciona o seguro?

seguro

Você primeiro deve contratar uma seguradora, ou seja, a empresa responsável pelo risco do bem. Existem várias financeiras que prestam serviços. Entre eles estão os seguros:

  • Automotivo
  • Patrimonial
  • Desemprego
  • Finança
  • Vida

Assim que você assina a apólice, garantindo estar de acordo com o valor do prêmio (valor do seguro) e condições gerais do contrato, a empresa deve aceitar o contrato e por fim finalizar a parte contratual.

Quando precisar acionar o seguro, basta entrar em contato com a empresa e solicitar o serviço. O seu bem pode ter segurado parcialmente ou total. O parcial cobre parte dos gastos e o total cobre o valor integral do bem, em caso de sinistros que estejam dentro do contrato.

É importante lembrar que você deve estar em dia com o pagamento na seguradora e que o dano que seu bem sofreu, esteja segurado na apólice. Por isso é importante ler bem o contrato para ficar atento às condições.

Como é definido o valor do seguro (valor do prêmio)?

As seguradoras utilizam dados de risco para calcular a probabilidade de o evento que o seguro está cobrindo de acontecer. Quanto mais provável ocorrer o risco contra o bem segurado, maior a “responsabilidade” da seguradora e como resultado, o valor do contrato aumenta.

O valor do prêmio, portanto, é baseado na quantidade de risco. Quanto maior o risco, maior o prêmio e quanto menor o risco, menor o prêmio.

Além disso, existem outras variáveis também, como região e idade.

Suponha que o seguro contratado é o auto. Em uma determinada região, existe um alto índice de roubo de veículos e o beneficiário é um jovem. Essas condições encarecem bem o valor do contrato.

A explicação está no maior risco que a seguradora assume tendo uma região que está propensa a roubo de veículos e um motorista jovem, considerado um condutor inexperiente.

Provavelmente, em outra região sem esse índice e um motorista adulto, o valor do prêmio seria bem abaixo, já que a seguradora não corre um grande risco com o bem.

Quais os tipos de seguros?

Você pode contratar um serviço de seguro para diversos bens. Isso garante que você não tenha maiores dificuldades nos casos financeiros e tranquilidade de resolver os problemas.

Imagina se você tem um automóvel relativamente novo e aconteça um acidente e seu veículo tenha perda total. Será um prejuízo muito grande caso você não tenha um seguro. Além de segurar valores, você tem certeza de que tudo vai se resolver logo e da melhor maneira.

Veja o que você pode colocar no seguro:

Como funciona o seguro finança

Essa é uma opção de garantia para quem quer alugar um imóvel e não dispõe de um fiador. O fiador é a pessoa que garante o pagamento em caso de inadimplência do inquilino.

O seguro finança vale tanto a pena para o inquilino quanto para o proprietário do imóvel. Esse tipo de seguro cobre todas as obrigações locatícias, como multas, encargos e danos ao imóvel.

O empecilho deste seguro é o valor, que pode chegar a 1 aluguel e meio. Mas, garante comodidade ao dono do imóvel, já que ele não precisa entrar com meio judicial, basta acessar a seguradora responsável em caso de o inquilino não cumprir com as suas obrigações.

Seguro desemprego

Esse é um seguro diferentes do demais, ele não é contratado pelo cliente direto, mas sim pela empresa que ele trabalha. Esse é um direito assegurado ao trabalhador pelo artigo 7º dos direitos sociais da Constituição Federal.

O seguro é um auxílio financeiro concedido temporariamente ao trabalhador que foi dispensado sem justa causa. Com esse dinheiro, ele consegue ir se mantendo até voltar a ter um novo trabalho.

Cálculo das parcelas do Seguro Desemprego

  • Para receber 3 parcelas do seguro desemprego, o trabalhador precisa ter carteira de trabalho assinada no mínimo de 6 a 11 meses, essa condição só é válida na 3º solicitação do seguro desemprego.
  • Para receber até 4 parcelas, o trabalhador deverá ter trabalhado na 1º solicitação de 18 a 23 meses.
  • No segundo pedido do benefício, deve ter trabalhado de 12 a 23 meses.
  • Na terceira solicitação, deve ter trabalhado de carteira assinada de 12 a 23 meses.

Seguro de vida

Esse tipo de seguro cobre o risco de morte ou de sobrevivência das pessoas mencionadas no contrato. O seguro de vida visa manter a tranquilidade e o padrão de vida que as pessoas tinham antes da fatalidade.

Tipos de seguro de vida

  • De vida: garante a indenização aos beneficiários em caso de morte natural ou acidental do segurado;
  • Acidentes pessoais: indenização aos beneficiários em caso de morte acidental;
  • Vida profissional: normalmente esse seguro é oferecido pelas empresas no contrato. Ela tem a finalidade de cobrir a invalidez do trabalhador.

Para contratar, busque alguma seguradora de sua confiança ou empresas recomendadas por amigos e parentes. Vários bancos também disponibilizam esse serviço.

Seguro automotivo

O seguro automotivo é direcionado ao seu veículo. Ele leva em conta algumas variáveis, como a região, se é tranquila ou tem índice de roubos, a idade do beneficiário e a inclusão de demais pessoas, veículo, valor, etc.

Basicamente existe dois tipos de coberturas: as básicas e as opcionais. As básicas costumam contemplar os mesmos itens entre as seguradoras como, roubo, incêndio, colisão, danos causados por alagamento, granizo, etc.

Já a cobertura adicional de veículo, pode ser contratado individualmente ou em pacote. E vale lembrar que o carro só estará coberto se acontecer algo que esteja previsto no contrato.

Se por exemplo, o seu carro sofrer um dano pela natureza, como uma árvore que cai em cima do veículo e seu seguro não cobrir danos naturais, você deverá desembolsar o valor integral para o conserto.

Seguro residencial

Assim como o seguro automotivo é destinado ao seu veículo, o residencial é voltado para sua casa, assegurando os riscos que podem acontecer como:

  • Roubo;
  • Furto;
  • Incêndio;
  • Raios;
  • Danos elétricos;
  • Acidentes pessoais;
  • Alagamentos

Se por acaso você tem um plano que cubra os danos por raios, e um de seus eletrodomésticos tenha sido danificados por este evento, você terá o valor do bem ressarcido. Assim como no caso do incêndio da residência.

Algumas seguradoras oferecem ainda, serviços residenciais que podem ser uma mão na roda para você. Instalações elétricas, desentupidor, pequenos reparos e até algumas instalações são oferecidos no pacote.

O valor do seguro residencial também é cotado pela região e tipo de imóvel. Procure um que se enquadre em suas necessidades e tenha certeza do que seu imóvel está segurado, para numa determinada situação, você tenha a comodidade em acionar o serviço.

Como funciona o seguro dos cartões

A regra é clara: quanto mais alta a “classe” do cartão, mais benefícios ele tem, assim como os seguros. Os serviços vão desde auxílio em viagem, com informações sobre os lugares, até seguro bagagem, saúde, emergência médica, etc.

Se você tiver um cartão como o Platinum, Black e Infinite, pode aproveitar esses benefícios além de proteção de compra e valor, que auxiliam naquela hora que você percebe que levou um produto mais caro do que em outro lugar, além de roubado ou danificado, o valor será ressarcido, dentro das condições do contrato.

Esses serviços normalmente, são oferecidos gratuitamente, o que explica muitas vezes a cobrança da taxa de anuidade. Para acioná-los, basta contatar a bandeira do cartão.

Leia o contrato do cartão, ou se tiver dúvidas sobre quais benefícios ele tem, entre em contato com a Central de Atendimento da bandeira do seu cartão.

Conclusão

Você viu como um seguro pode te ajudar no dia a dia? Você fica bem mais tranquilo nas situações que podem ocorrer com você, pessoas próximas ou mesmo com seus bens materiais.

Existem várias seguradoras que disponibilizam a opção de simular e contratar online ou ainda, deixar seus dados e depois um corretor entrará em contato com você.

Busque por empresas sérias, reconhecidas e respeitadas. Procure sempre um bom negócio que vale a pena para o seu perfil e o bem que está querendo segurar.

Qualquer dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários. Navegue à vontade pelo nosso blog e fique por dentro do mundo financeiro! Até logo!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 voto(s), média: 5,00)
Loading...