Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como identificar a cidade e estado origem de um veículo?

Escrito por Nara Lima

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Identificar o estado e município onde um veículo nunca foi um problema. Contudo, com o novo padrão de placas do Mercosul, o espaço que antigamente possuía essas informações, hoje é reservado para identificar apenas seu país de registro.

O que você procura?

Como identificar?

Muitas reclamações foram recebidas após a mudança das placas. Afinal, como identificar essas informações? A tecnologia está a favor do motorista! Por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, é possível consultar a marca, modelo, cidade, estado e o ano de fabricação do veículo.

O App, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, conta com um sistema de identificação que, ao digitar os caracteres da placa, informa todas as informações listadas acima, incluindo seu estado de origem.

As novidades não param por aí

Assim que o condutor se cadastrar, é possível registrar alertas de roubo ou furto do veículo, basta sinalizar o local ocorrido. Além disso, o App possui diversas outras funções, como a área de "Procurados", "Mandados" e "Desaparecidos". Confira sobre o que se trata cada uma delas:

  • Procurados: conta com informações e fotos dos criminosos mais procurados do país, além do ícone com o telefone da PM;
  • Mandados: com busca direta à Base Nacional de Mandados de Prisão, é possível realizar buscas pelo nome completo do indivíduo em questão e aplicar filtros com a localidade e/ou número do processo judicial;
  • Desaparecidos: o usuário poderá inserir a foto e informações de pessoas desaparecidas por meio do número do Boletim de Ocorrência.

Vale ressaltar que o aplicativo é de acesso gratuito e está disponível para usuários de celulares Android e Iphone. 

Descomplicamos?

No blog da Foregon você encontra diversos conteúdos a respeito das novas placas do Mercosul. Nosso trabalho é descomplicar a sua vida. Vejo você em breve!

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.