Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como identificar a cidade e estado origem de um veículo?

Por Nara LimaPublicado em

Identificar o estado e município onde um veículo nunca foi um problema. Contudo, com o novo padrão de placas do Mercosul, o espaço que antigamente possuía essas informações, hoje é reservado para identificar apenas seu país de registro. 

Como identificar?

Muitas reclamações foram recebidas após a mudança das placas. Afinal, como identificar essas informações? A tecnologia está a favor do motorista! Por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, é possível consultar a marca, modelo, cidade, estado e o ano de fabricação do veículo.

O App, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, conta com um sistema de identificação que, ao digitar os caracteres da placa, informa todas as informações listadas acima, incluindo seu estado de origem.

As novidades não param por aí

Assim que o condutor se cadastrar, é possível registrar alertas de roubo ou furto do veículo, basta sinalizar o local ocorrido. Além disso, o App possui diversas outras funções, como a área de "Procurados", "Mandados" e "Desaparecidos". Confira sobre o que se trata cada uma delas:

  • Procurados: conta com informações e fotos dos criminosos mais procurados do país, além do ícone com o telefone da PM;
  • Mandados: com busca direta à Base Nacional de Mandados de Prisão, é possível realizar buscas pelo nome completo do indivíduo em questão e aplicar filtros com a localidade e/ou número do processo judicial;
  • Desaparecidos: o usuário poderá inserir a foto e informações de pessoas desaparecidas por meio do número do Boletim de Ocorrência. 

Vale ressaltar que o aplicativo é de acesso gratuito e está disponível para usuários de celulares Android e Iphone. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Descomplicamos?

No blog da Foregon você encontra diversos conteúdos a respeito das novas placas do Mercosul. Nosso trabalho é descomplicar a sua vida. Vejo você em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Score Serasa: conheça a nova função de bloqueio e desbloqueio de consultas

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como