Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como identificar a cidade e estado origem de um veículo?

Por Nara LimaPublicado em

Identificar o estado e município onde um veículo nunca foi um problema. Contudo, com o novo padrão de placas do Mercosul, o espaço que antigamente possuía essas informações, hoje é reservado para identificar apenas seu país de registro. 

Como identificar?

Muitas reclamações foram recebidas após a mudança das placas. Afinal, como identificar essas informações? A tecnologia está a favor do motorista! Por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, é possível consultar a marca, modelo, cidade, estado e o ano de fabricação do veículo.

O App, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, conta com um sistema de identificação que, ao digitar os caracteres da placa, informa todas as informações listadas acima, incluindo seu estado de origem.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

As novidades não param por aí

Assim que o condutor se cadastrar, é possível registrar alertas de roubo ou furto do veículo, basta sinalizar o local ocorrido. Além disso, o App possui diversas outras funções, como a área de "Procurados", "Mandados" e "Desaparecidos". Confira sobre o que se trata cada uma delas:

  • Procurados: conta com informações e fotos dos criminosos mais procurados do país, além do ícone com o telefone da PM;
  • Mandados: com busca direta à Base Nacional de Mandados de Prisão, é possível realizar buscas pelo nome completo do indivíduo em questão e aplicar filtros com a localidade e/ou número do processo judicial;
  • Desaparecidos: o usuário poderá inserir a foto e informações de pessoas desaparecidas por meio do número do Boletim de Ocorrência.

Vale ressaltar que o aplicativo é de acesso gratuito e está disponível para usuários de celulares Android e Iphone. 

Descomplicamos?

No blog da Foregon você encontra diversos conteúdos a respeito das novas placas do Mercosul. Nosso trabalho é descomplicar a sua vida. Vejo você em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa