Saiba como recolher o INSS como autônomo e quais são as vantagens

Pagando o INSS como autônomo, você garante alguns benefícios interessantes como se aposentar e ainda contar com auxílio-doença e salário maternidade. No entanto, uma possível reforma da previdência está bastante próxima, por isso, algumas coisas podem mudar.

Hoje existem duas formas dos autônomos contribuírem para o INSS. A primeira é pelo plano comum de contribuição, já a segunda, é através do plano simplificado de contribuição. A principal diferença é que dentro do plano normal o contribuinte tem direito à contagem de serviço enquanto o simplificado não.

A principal questão é; vale mais a pena ser autônomo ou abrir uma empresa? Para saber qual opção é mais vantajosa, é ideal avaliar todos os pontos de acordo com a sua necessidade.

Como pagar o INSS como autônomo

O primeiro passo é a sua inscrição no Programa de Integração Social (PIS). Após fazer o registro, o autônomo é inscrito como “contribuinte individual”. Por conta disso, será indispensável que você possua registro no programa de integração social ou no PIS.

Aqueles que já trabalharam de carteira assinada provavelmente já possuem um número. No entanto, aqueles que nunca contribuíram podem se inscrever pela internet.

Depois disso, será necessário escolher o plano de contribuição. Lembre-se que é preciso  fazer o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS). Esse será o seu “carnê do INSS”, ele pode ser preenchido tanto pela internet, quanto manualmente.

Para finalizar o procedimento, basta levar a guia até alguma casa lotérica ou instituição bancária para fazer o pagamento. Vale lembrar que o prazo para quitar esse débito é até o dia 15 do próximo mês.

Opções de contribuição para autônomos

Autônomos podem pagar o seu INSS de duas formas:

  • Código 1007: Será cobrado 20% do seu salário. Ele será limitado ao teto da previdência. Em 2018, estava no valor de R$ 5.645,80.
  • Código 1163: Já aqui o valor é de 11% do salário mínimo. Essa opção permite  que o contribuinte aposente com o valor de um salário mínimo.

Caso você tenha interesse de abrir uma empresa, nós sugerimos a leitura do nosso artigo sobre qual é o melhor crédito para abrir um negócio. Clique aqui e descubra todos os detalhes.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...