Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Saber se meu Celular foi Clonado? Veja como se Proteger

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

"Como saber se meu celular foi clonado?" Esta é uma dúvida que recebemos com frequência dos nossos usuários. Afinal, dentro do mundo digital existem diversas pessoas mal-intencionadas que roubam informações pessoais de terceiros para aplicar golpes.

O celular de uma pessoa é um dos principais meios de obter várias informações sobre ela, por isso, a clonagem de smartphones tem sido um golpe cada vez mais comum. Pensando nisso, neste artigo separamos dicas para você saber se o seu celular foi clonado e como se proteger.

O que você procura?

Como um celular pode ser clonado?

Antes de responder à pergunta "como saber se meu celular foi clonado?", vamos explicar quais são os principais tipos de clonagem.

Clonagem do chip

Também conhecida como SIM swap, nessa clonagem o  o criminoso pega o número do celular da vitima e outras informações básicas sobre ela e liga para a operadora se passando pela vitima. O criminoso diz que teve o celular roubado e pede que a empresa vincule o número antigo a um novo chip.

Assim, o criminoso terá acesso a todas as ligações, mensagens, códigos de verificação por SMS para recuperar senhas, dentre outros. Com essas informações se torna possível aplicar vários golpes.

Celular clonado pelo código do aparelho

Cada aparelho possui um código único para identificá-lo. Neste golpe, o criminoso o reprograma um aparelho para transmitir o código do aparelho e o código do assinante habilitado. Com isso, ele consegue fazer ligações debitadas na conta do titular da linha.

Celular clonado com aplicativo espião

Outra maneira comum de clonagem de celular é por meio de aplicativo espião. Normalmente, esse golpe é aplicado por alguém que teve acesso ao seu celular. Assim, ele instala o aplicativo no seu smartphone e todos seus dados são enviados para o celular de quem fez a clonagem.

Esse tipo de golpe é mais comum porque normalmente é aplicado por parceiros ou parentes controladores que desejam saber tudo o que a vitima está fazendo.

Como saber se meu celular foi clonado?

  1. Verifique se o seu celular possui aplicativos estranhos que você nunca instalou;
  2. Observe se há números desconhecidos em sua caixa de ligações recebidas;
  3. Se você sempre escuta barulhos estranhos ao fazer uma ligação, isso pode significar que seu aparelho foi invadido;
  4. A lentidão e travamento do celular também podem indicar que existe um aplicativo espião funcionando em segundo plano;
  5. Verifique o quanto de dados móveis cada aplicativo consome. Se um aplicativo que você não utiliza estiver gastando mais dados que o normal, pode ser um fraudador;
  6. Os principais indícios de chip ou celular clonado pelo código são: dificuldade para completar chamadas, quedas frequentes nas ligações, problemas para acessar a caixa postal e alto volume de chamadas recebidas de números desconhecidos.

Celular clonado: 10 dicas de como se proteger

  1. Para se proteger das clonagens, o primeiro passo é baixar um aplicativo confiável de antivírus no seu celular;
  2. Em caso de chip clonado, ligue para a operadora e cancele a linha;
  3. Em seguida, identifique e apague todos os aplicativos que você não conhece ou não se lembra de ter baixado;
  4. Se preferir, redefina seu aparelho, ou seja, faça uma formatação;
  5. Se receber um link por mensagem no seu celular que você acha estranho, não clique;
  6. Evite emprestar seu celular para terceiros;
  7. Se for recarregar seu celular no computador de alguém, escolha a opção para apenas carregar e não compartilhe dados;
  8. Não coloque a opção lembrar senha nos seus cadastros;
  9. Desligue a opção de conexão automática de Wi-Fi;
  10. Não faça compras online conectado em Wi-Fi público.

Descomplicamos?

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos relacionados a cartão de crédito, mora do cartão de crédito e muito mais, além de consultar seu score de crédito e receber as melhores indicações de produtos e serviços financeiros para o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.