Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Saber se uma Instituição Financeira é Confiável?

Escrito por Sabrina Vansella

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Antes de compartilhar seus dados com uma instituição financeira, é preciso ter certeza de que ela é confiável, pois dessa forma, você consegue diminuir as chances de cair em algum golpe.

Através do portal da Foregon você recebe indicações de produtos e serviços financeiros de confiança. Mas caso você tenha recebido outras recomendações, seja por e-mail ou telefone, é preciso ficar atento a alguns pontos.

Continue a leitura do artigo e veja.

O que você procura?

Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Seis em cada dez brasileiros sofreram algum tipo de fraude financeira na internet nos últimos 12 meses, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito (CNDL/SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.

A prática de golpes financeiros não é recente, mas no momento, com o acesso à internet, as chances de você ser enganado são maiores, principalmente se não não tiver nenhuma instrução.

Por isso, é fundamental ter consciência dos riscos associados ao pharming, uma técnica avançada empregada por hackers para atrair usuários para sites fraudulentos, onde dados pessoais podem ser roubados sem detecção.

Além disso, é importante entender e checar alguns pontos para ter certeza se determinada instituição financeira realmente é segura.

Nenhuma instituição financeira confiável solicita depósito antecipado

Se você foi surpreendido com uma proposta de empréstimo que solicita um depósito antecipado, fique atento. Qualquer oferta que faça essa solicitação está cometendo um crime.

Instituições financeiras de confiança não utilizam esse tipo de abordagem para oferecer uma modalidade de crédito vantajosa. Os golpes mais comuns que utilizam essa técnica se disfarçam de serviços, como:

  • Avaliação de crédito;
  • Assinatura digital de contrato;
  • Liberação de empréstimo em conta;
  • Pagamento de cartório.

Mesmo que o atendente se apresente como representante de alguma instituição financeira conhecida nacionalmente, aconselhamos que você finalize a ligação ou não responda o e-mail.

Toda instituição financeira é regulamentada pelo Banco Central

Verificar se a instituição financeira tem autorização do Banco Central para conceder empréstimos, é uma forma de conseguir tirar a dúvida se ela é confiável ou não.

Para fazer isso, basta acessar o site do Banco Central e inserir o nome e dados disponíveis da empresa no campo de pesquisa.

O CNPJ da instituição financeira deve estar ativo

Geralmente, os golpistas responsáveis pelo site conseguem ser muito fiéis, aparentando ser uma empresa de verdade. Ou seja, no rodapé da página você pode conseguir identificar mais informações e um suposto CNPJ.

Para ter certeza da procedência do CNPJ, aconselhamos que você realize uma pesquisa no site da Receita Federal para conferir se o registro está ativo na opção "serviços".

Fique atento a ofertas muito atraentes

Com o objetivo de atrair mais vítimas, as propostas feitas por golpistas costumam ser mais atraentes do que as da concorrência e promovem uma maior facilidade para a contratação de empréstimos.

Por essa razão, desconfie de ofertas muito atraentes que fazem propostas com condições questionáveis, como:

  • Taxas de juros abaixo da média;
  • Empréstimo facilitado para negativados;
  • Aprovação sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito.

Leia todo contrato antes de assinar

Se você já se atentou aos outros pontos e por isso decidiu assinar o contrato, leia ele com atenção. Pois, dessa forma, é possível conferir se todos os dados apresentados são compatíveis, assim como o custo efetivo total, prazo e outras informações.

Confira a reputação no site Reclame Aqui e nas rede sociais

Se alguma empresa se passar por uma marca de renome nacional e não tiver nenhuma rede social, é preciso ficar atento. Afinal, as redes sociais são um dos principais canais utilizados para promover o marketing e manter um relacionamento com os clientes.

Caso a empresa tenha alguma rede social, confira os comentários nas publicações e veja se existe alguma reclamação ou questionamento.

Outra maneira de verificar a reputação de uma empresa é através do site Reclame Aqui. Na plataforma, vários consumidores apresentam suas queixas de empresas que prestam algum serviço ou produto.

Perguntas frequentes (FAQ)

A Foregon é uma instituição financeira?

Não, a Foregon é um marketplace de produtos e serviços financeiros que tem parceria com instituições financeiras.

Caí em um golpe, o que posso fazer?

Caso você tenha sido vítima de um golpe, faça um boletim de ocorrência para denunciar a fraude. Para mais informações, você deverá contratar um advogado.

Como ter certeza de que uma instituição financeira é confiável?

Primeiramente, verifique se a instituição financeira tem autorização do Banco Central, depois avalie as redes sociais e por fim, veja a classificação da empresa no site Reclame Aqui.

Leia também: CredFácil é confiável? Saiba antes de solicitar um empréstimo!

E aí, gostou do nosso conteúdo?

Esperamos que você evite cair em golpes com essas dicas. Se restou alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário que nós descomplicamos para você! Até mais!

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.