Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

FGTS Retido no Saque-Aniversário? Descubra Como Sacar Agora

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem o objetivo de amparar o trabalhador demitido sem justa causa. O valor do fundo pode ficar ativo ou até retido em caso de contas inativas. Neste artigo você vai entender mais sobre o assunto e descobrir como sacar FGTS retido.

O que você procura?

O que é FGTS retido?

Como o próprio nome já diz, o FGTS retido é aquele valor que está preso ou inativo devido a algum motivo. Ele pode estar acumulado ou o trabalhador pode não ter feito o saque.

Quando o trabalhador encerra um contrato de trabalho, a conta do FGTS referente a aquele emprego fica inativa, pois deixa de ser movimentada e o dinheiro fica retido.

Para sacar o FGTS retido é preciso seguir alguns requisitos e regras estabelecidas pela Previdência. Em alguns casos é possível sacar o valor de forma total e em outros casos você só pode retirar parte do saldo.

Como sacar FGTS retido?

Existem algumas situações nas quais o trabalhador pode sacar o seu FGTS preso, inativo ou retido. Abaixo nós listamos todas elas:

Aposentadoria

Caso o trabalhador se aposente, ele terá o direito de sacar os saldos de todas as suas contas do FGTS. Veja como sacar:

Para quem tem valor liberado:

  1. Acesse o aplicativo FGTS (Android e iOS);
  2. Procure pela opção "Você possui valores liberados para saque" e clique nele;
  3. Informe como deseja receber o dinheiro cadastrando uma conta de mesma titularidade (mesmo CPF);
  4. Pronto! Em até cinco dias o valor vai estar disponível.

Para quem ainda não tem valor liberado:

  1. Acesse o App FGTS;
  2. No menu inferior, clique em "Meus saques";
  3. Em seguida, escolha a opção "Aposentadoria";
  4. Leia as condições apresentadas e clique em "Solicitar Saque FGTS";
  5. Cadastre uma conta para recebimento;
  6. Envie os documentos pedidos.

Saque-aniversário

saque-aniversário do FGTS é uma modalidade bem nova, em que permite o trabalhador sacar uma parte do seu saldo do FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário.

Para fazer o saque-aniversário será preciso aderir à modalidade por meio do aplicativo do FGTS (Android e iOS). Na tela inicial você já verá a opção de "Saque-aniversário" e então é só realizar o cadastro.

Comprar um imóvel

Na hora de comprar o próprio imóvel, seu saldo disponível no fundo pode ser sacado para auxiliar entrada da negociação ou amortizar as parcelas do financiamento. Para utilizar o FGTS nessa ocasião, o requisito é que o imóvel esteja localizado no mesmo município em que você trabalha ou que você comprove residência no mesmo município por mais mais de um ano.

Doenças e condições especiais

Outra situação que permite o saque do FGTS é quando o trabalhador está com alguma condição especial ou doença. Confira abaixo as situações que permitem o saque:

  • Doenças graves;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Se o trabalhador ou qualquer dos seus dependentes for diagnosticado com câncer;
  • Desastres naturais;
  • Rescisão por falência;
  • Quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes estiver em estágio terminal, em razão de doença grave.

FGTS emergencial

Em razão da pandemia da Covid-19, o governo liberou em 2022 o FGTS Extraordinário. Essa é uma opção que permite os trabalhadores sacarem até R$ 1.000 do seu beneficio, seja nas contas ativas ou inativas. O saque desses valores é feito automaticamente por meio do aplicativo Caixa Tem (Android e iOS).

Passo a passo para sacar o FGTS retido de empregos anteriores

Sacar o FGTS retido em contas inativas é muito simples. O processo pode ser feito pelo aplicativo mesmo. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo do FGTS e faça seu login;
  2. Na tela inicial, clique no menu "Meus saques";
  3. Após isso, clique na opção "Outras situações de saques";
  4. Selecione o motivo do saque, lei as informações, veja quais são os documentos necessários e depois clique em "Solicitar saques FGTS";
  5. Cadastre uma conta bancária para recebimento do valor e faça o envio dos documentos.

Quais são as regras para receber o FGTS retido?

Além de se encaixar nas situações listadas acima, o saque do FGTS retido pode ser feito pelos trabalhadores que tiveram vínculo com uma empresa até o final do mês de dezembro de 2015 e que não conseguiram sacar o FGTS ao sair do emprego.

Descomplicamos?

Se você não conseguir sacar o saldo do FGTS retido e ainda precisa de uma grana extra, uma alternativa é recorrer a um empréstimo.

Além de poder recorrer a outras categorias, como o empréstimo pessoal e consignado, você também pode solicitar o empréstimo antecipação do FGTS.

No site da Foregon você consulta seu score gratuitamente e ainda conhece opções de empréstimo e outros produtos financeiros que mais combinam com seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.