Como ser aprovado no financiamento? Confira dicas para aumentar suas chances
Trocar de carro, comprar uma casa, fazer uma viagem. Esses são alguns dos sonhos mais comuns de grande parte dos brasileiros. Contudo, a maioria das pessoas que possuem esses desejos não têm dinheiro em mãos para a realização dos seus projetos e precisam recorrer a um financiamento.
Quando esse é o assunto, uma dúvida muito comum surge: como ser aprovado em um financiamento? A aprovação depende de diversos fatores, que vão muito além de ter o nome limpo no mercado.
Para te ajudar nesse momento, separamos seis dicas para aumentar suas chances de aprovação no financiamento. Continue a leitura e faça bom proveito das lições.
O que você procura?
Como ser aprovado no financiamento?
Tenha relacionamento com o banco
Ter um relacionamento saudável com sua instituição financeira ou agência é um passo interessante para quem deseja aumentar as chances de aprovação de um financiamento. A dica é analisar qual é a finalidade da contratação e buscar por instituições que apresentam as melhores condições,

Após a escolha, comece a se relacionar com a empresa. Abrir uma conta e utilizá-la para realizar movimentação de valores é um bom começo, já que, dessa forma, é mais fácil formar um histórico de crédito.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Abra um Cadastro Positivo
Cadastrar seu CPF para que seus dados fiquem disponíveis para as instituições financeiras é uma das formas de aumentar suas chances de ter seu financiamento aprovado. Afinal, o Cadastro Positivo mostra o comportamento dos consumidores a respeito do pagamento de suas dívidas.
Se a instituição na qual você solicitou o financiamento perceber que você paga suas dívidas, suas chances de aprovação são muito maiores.
Aumente seu score de crédito
Você sabe como anda seu score de crédito? Esse é o nome dado ao resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento de um indivíduo com o mercado de crédito. Este dado é muito importante para quem busca por aprovação de um financiamento, pois as instituições costumam checar se você é ou não um bom pagador.
Faça uma consulta aos órgãos de restrição de crédito, como Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), para verificar se o seu nome realmente está limpo e livre de restrições. Os bancos costumam levar essa análise em consideração no momento da aprovação.
Use o FGTS
Se você deseja adquirir um imóvel, saiba que é possível utilizar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para agilizar a liberação do empréstimo e até amortecer o valor das parcelas do financiamento.
Vale lembrar que o FGTS é um direito dos trabalhadores que têm a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada.
Tenha um renda própria
Ter renda própria é uma peça fundamental no processo de aprovação do seu financiamento. Resumidamente, podemos dizer que quanto mais renda você tiver, mais altas são as chances do dinheiro cair na sua conta.
Agora, se você trabalha de forma autônoma e não possui o comprovante de renda, o histórico de movimentação bancária serve como prova. Além dele, é possível fazer o registro como Microempreendedor Individual (MEI) para ter comprovantes de renda válidos, que vão auxiliar durante a análise de crédito.
É interessante frisar que a abertura do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) também possibilita o acesso a diversos outros benefícios, como: auxílio-doença, aposentadoria, auxílio-maternidade, entre outros.
Compare as condições dos bancos
Por fim, mas não menos importante, é necessário entender que cada instituição ou banco conta com suas próprias políticas para aprovação de financiamentos. Logo, realizar uma análise, como citamos anteriormente, é uma prática interessante.
Dessa forma, após avaliar diferentes propostas, fica mais fácil encontrar um banco que se encaixe adequadamente ao seu perfil de consumidor.
Gostou das dicas?
Esperamos que esse conteúdo te ajude a ser aprovado em um financiamento, seja ele qual for. No blog da Foregon você encontra tudo sobre esse e diversos outros assuntos do mundo das finanças. Vale a pena conferir!
Até mais!
Deixe seu comentário