Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como sustar um cheque em 3 passos

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Pagar com cheque é cada vez menos comum, já que não é 100% seguro e, por isso, muitos estabelecimentos já não aceitam mais esse tipo de sustar o cheque, como furto do talão ou cancelamento de uma compra. Conheça os passos para realizar esse procedimento.

Porque sustar um cheque

  • Cheque roubado: O proprietário do cheque roubado, furtado ou perdido, deve realizar um boletim de ocorrência policial e apresentar diretamente ao banco em que é correntista. Uma vez que esse procedimento é feito, não pode ser cancelado.
  • Desacordo comercial: é permitido que um cheque seja sustado por conta de desacordo comercial. Neste caso, quem recebeu o cheque pode entrar com uma ação na justiça para receber o valor.
  • Sustação provisória: é possível pedir a sustação do cheque por telefone, em terminais bancários ou pela internet para fins emergenciais. No entanto, a solicitação deve ser confirmada com a instituição financeira em até dois dias úteis.

Como sustar um cheque

1.  Informe à instituição o número do cheque, verificando no canhoto do talão. Em caso de perda ou roubo do talão inteiro, é preciso contatar o banco para tentar descobrir os números.

2. Informe as motivações da sustação e solicite o cancelamento.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

3. Verifique os documentos necessários para concretizar o procedimento e forneça a instituição.

Vale lembrar que essa prática não deve se tornar comum em sua rotina, tida como uma medida de emergência para que não haja cobranças indevidas em seu nome. Além disso, o cheque já está quase em desuso, sendo substituído pelos modernos cartões de crédito ou até mesmo o pagamento pelo celular. Quer se atualizar nos meios de pagamento? Acompanhe nossas novidades por aqui.

Te espero na próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa