como sustar cheque

Pagar com cheque é cada vez menos comum, já que não é 100% seguro e, por isso, muitos estabelecimentos já não aceitam mais esse tipo de sustar o cheque, como furto do talão ou cancelamento de uma compra. Conheça os passos para realizar esse procedimento.

Porque sustar um cheque

  • Cheque roubado: O proprietário do cheque roubado, furtado ou perdido, deve realizar um boletim de ocorrência policial e apresentar diretamente ao banco em que é correntista. Uma vez que esse procedimento é feito, não pode ser cancelado.
  • Desacordo comercial: é permitido que um cheque seja sustado por conta de desacordo comercial. Neste caso, quem recebeu o cheque pode entrar com uma ação na justiça para receber o valor.
  • Sustação provisória: é possível pedir a sustação do cheque por telefone, em terminais bancários ou pela internet para fins emergenciais. No entanto, a solicitação deve ser confirmada com a instituição financeira em até dois dias úteis.

Como sustar um cheque

1.  Informe à instituição o número do cheque, verificando no canhoto do talão. Em caso de perda ou roubo do talão inteiro, é preciso contatar o banco para tentar descobrir os números.

2. Informe as motivações da sustação e solicite o cancelamento.

3. Verifique os documentos necessários para concretizar o procedimento e forneça a instituição.

Vale lembrar que essa prática não deve se tornar comum em sua rotina, tida como uma medida de emergência para que não haja cobranças indevidas em seu nome. Além disso, o cheque já está quase em desuso, sendo substituído pelos modernos cartões de crédito ou até mesmo o pagamento pelo celular. Quer se atualizar nos meios de pagamento? Acompanhe nossas novidades por aqui.

Te espero na próxima.