Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Tirar o CPF para Menores de Idade pela Internet?

Escrito por Jennifer Figueiredo

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento fundamental na vida dos brasileiros. Emitido pela Receita Federal, ele é útil na fase adulta, principalmente para identificar os contribuintes.

Mas, este documento pode ter utilidade e importância também aos menores de idade.

Saiba como tirar o CPF para menores de idade, neste artigo.

O que você procura?

Quem pode ter o CPF para menores de idade?

Assim como o RG (Registro Geral), todos podem ter este documento, desde os primeiros meses de vida. No entanto, cabe aos pais ou responsáveis tomar as medidas necessárias para solicitá-los enquanto o dependente for menor de 16 anos.

Aos adultos, o documento do menor é necessário para que seja declarado no Imposto de Renda como dependente legal, além de poder incluí-lo em planos de saúde, seguro e semelhantes.

O documento também é exigido em outras circunstâncias como, por exemplo, ao solicitar cartão de crédito, candidatar-se em concursos públicos, vestibulares e afins. Ou seja, quanto mais cedo tiver o cadastro no CPF, melhor para o cidadão.

Com as mudanças previstas pela Nova Lei do CPF, é importante entender como as novas regulamentações impactarão não apenas adultos, mas também menores de idade.

Estrangeiros podem ter CPF?

Sim, estrangeiros naturalizados podem ter registro no Cadastro de Pessoa Física.

CPF para menores de idade: como emitir online?

Sim. A solicitação do CPF para menores de idade pode ser feita online, desde que a pessoa já possua título de eleitor.

Além disso, o cadastro de menores de 16 anos, tutelados, curatelados e outras Pessoas Físicas sujeitas à guarda judicial deve ser feito pelos pais, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial. Veja o passo a passo de como emitir online:

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Insira todos os dados solicitados na tela;
  3. Clique em "Enviar";
  4. Depois, siga os passos informados na tela.

CPF para menores de idade: como emitir presencialmente?

Existem duas possibilidades de emitir CPF para menores presencialmente:

  • Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios;
  • Nas entidades públicas conveniadas.

Se você preferir emitir o CPF do seu filho através das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, saiba que o serviço possui um custo de R$ 7,50.

Nas entidades públicas conveniadas, como o Poupatempo, por exemplo, a emissão é gratuita. Confira a lista das entidades públicas conveniadas que realizam gratuitamente o serviço de inscrição e alteração de endereço no CPF.

Documentos necessários para o CPF infantil

  • Certidão de nascimento ou documento de identificação oficial com foto;
  • Documento de identificação oficial com foto do solicitante (pais, tutor, curador ou responsável pela guarda);
  • Documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda.

Por que ter um CPF?

Com este documento, você tem mais facilidades para solicitar a contratação de serviços financeiros como, por exemplo: a abertura de uma conta bancária.

Já para crianças e menores de 18 anos, o CPF é essencial para a contratação de um plano de saúde ou inclusão de dependentes.

Como saber o número do CPF do meu filho?

O número do CPF fica localizado no documento. Mas se você não estiver com o documento em mãos, para descobrir o número do CPF do seu filho, basta olhar na certidão de nascimento, que atualmente é emitida com o número.

Como imprimir 2ª via de CPF infantil pela internet?

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Digite as informações do seu filho;
  3. Clique em enviar.

O documento gerado é o comprovante de que seu filho está inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Você poderá imprimir o documento ou salvá-lo em seu dispositivo.

Informações importantes

O CPF infantil possui uma numeração única e intransferível, que acompanha a pessoa por toda a vida. Muitas informações podem constar no cadastro deste documento, como o histórico de dívidas ou de bom pagador.

Além disso, diversas financeiras avaliam essas informações antes de conceder uma linha de crédito ao solicitante, que, mesmo sem saber, possui uma pontuação no CPF, chamada score de crédito.

Para não esquecer a numeração do documento, você pode fazer a impressão do CPF infantil em folha e depois, plastificá-lo. Além disso, também é possível incluir esses dados no RG, ao emitir uma segunda via.

Descomplicamos?

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários. Até logo!

Compartilhe

Escrito por:

Jennifer Figueiredo
Redatora

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.