Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Compra de supermercado: mensal ou semanal? Saiba qual vale mais a pena

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Uma dúvida muito comum dos brasileiros na hora de fazer compras no supermercado é exatamente sobre o que vale mais a pena: a compra mensal ou a semanal. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. No entanto, quando o quesito é economia, uma apresenta mais pontos positivos do que a outra.

O que você procura?

Compra de supermercado mensal

Como o nome já diz, a compra mensal é aquela feita para todo o mês. Ou seja, você só precisa ir uma vez ao supermercado para comprar tudo o que precisa para os próximos 30 dias.

Nesses casos, o volume pode te render muitas vantagens. Existem vários produtos que, se comprados em maior quantidade, saem com grandes descontos, como cereais matinais e produtos de limpeza em embalagens maiores, por exemplo.

Além disso, a maioria dos supermercados fazem promoções do tipo "compre dois e leve três". Esse tipo de oferta também pode ser aproveitada por quem faz compras mensais e quer economizar.

Em contrapartida, as compras mensais têm seus pontos negativos. Abaixo separamos alguns deles, confira:

  • Você pode acabar perdendo bons descontos semanais do supermercado;
  • De acordo com dados do IBGE, a informalidade atinge 41,6% dos brasileiros. Portanto, nem todos têm uma a segurança de um pagamento fixo para fazer compras mensais;
  • Quem não possui carro pode perder os descontos do supermercado para pagar um táxi ou a taxa de entrega de uma compra grande;
  • O cuidado com a validade dos produtos deve ser redobrado;
  • Alimentos frescos não duram o mês todo.

Compra de supermercado semanal

Carnes, verduras, legumes, frutas e outros alimentos semelhantes têm atualização diária de preços, Portanto, ao fazer compras semanais você pode aproveitar descontos durante todo o mês.

Elas também não se limitam a apenas um supermercado. É possível comparar preços e comprar em um supermercado diferente por semana, dependendo da quantidade de promoções disponibilizadas.

Outra vantagem desse modelo de compra é que os alimentos estarão sempre frescos. Você também evita o desperdício, já que compra em menores quantidades.

Por outro lado, fazer compras semanalmente também tem suas desvantagens. Confira abaixo quais são elas:

  • Caso você more longe do supermercado, pode acabar gastando muito com locomoção;
  • Um desconto inesperado pode te levar a comprar por impulso para aproveitar a oferta;
  • Muitas idas ao supermercado também podem ocasionar compras por impulso;
  • Múltiplas visitas ao supermercado podem atrapalhar sua rotina.

Compra mensal ou semanal: o que vale mais a pena?

Apesar da compra semanal ser mais vantajosa para quem quer gastar menos, é importante avaliar o seu perfil para decidir o que vale mais a pena para você.

Opte por compras mensais se você:

  • Recebe um pagamento fixo e consegue planejar-se para fazer uma compra para o mês todo;
  • Possui carro para transportar as compras;
  • Se sua família é grande e consome mais produtos mensalmente;
  • Se não gosta ou não tem tempo de ir ao supermercado;
  • Se quer evitar compras por impulso.

Para quem tem família grande e prefere fazer compras mensais, o ideal é ir nos supermercados atacadistas. Geralmente, nessas unidades os preços de alimentos comprados em grande quantidade são muito menores do que os de supermercados comuns.

Porém, para compras em grandes quantidades, você deve ficar atento à validade dos produtos para evitar desperdícios. Eles devem ter um bom prazo, já que demorarão um tempo para serem consumidos.

Opte por compras semanais se você:

  • Tem controle e faz um planejamento para não gastar por impulso;
  • Sua remuneração não é fixa ou estável;
  • Costuma comprar frutas e verduras no supermercado;
  • Mora perto de um supermercado.

Descomplicamos?

Conta para a gente aqui nos comentários sobre qual opção você achou mais vantajosa para você. Aproveite e confira cinco modelos de lista de compras para você economizar mais:

  • 5 modelos de lista de compras para você levar ao supermercado

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.