Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Compra indevida e cartão de crédito roubado. O que fazer?

Por Claudia BorgesPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Imagina receber a fatura do seu cartão de crédito e perceber diversas compras que não foram feitas por você? Desesperador, não é mesmo? Infelizmente ter o cartão de crédito roubado ou ver compras indevidas em sua fatura pode ser mais comum do que imaginamos. Mas saiba que, apesar de péssimo, essa situação tem solução. Como? Vamos ver a seguir:

O que você procura?

Fizeram compra com o meu cartão. O que fazer?

Caso isso aconteça com você, entre em contato imediatamente com a administradora do seu cartão de crédito, informe o ocorrido e peça o bloqueio desse cartão, para que não ocorram mais compras indevidas. A administradora vai fazer uma investigação sobre o que pode ter ocorrido e, comprovada a fraude, estornar o valor indevido.

Importante ressaltar que o usuário não pode ser responsabilizado, mesmo que não tenha contratado um seguro adicional para esse tipo de acontecimento, pois a responsabilidade em proteger seus dados é da operadora do cartão. Porém, para compras feitas com uso de senha, a investigação de fraude pode apontar a culpa do titular que deixar sua senha anotada junto ao cartão.

Como se prevenir?

Lembre-se: todo cuidado é pouco, portanto, não deixe sua senha anotada junto ao cartão ou em algum papel dentro da sua carteira, por exemplo. E não empreste seu cartão para outra pessoa.

O cartão de crédito é de uso pessoal e intransferível, e cabe ao estabelecimento assegurar que a pessoa fazendo a compra é a titular do cartão, por meio de documento de identidade com foto, mesmo quando há uso de senhas.

Você pode acompanhar o extrato do seu cartão pelo aplicativo do banco. Uma nova compra leva em torno de 5 dias para ser lançada no extrato, e pode ser contestada antes mesmo do fechamento da fatura.

Conseguimos te ajudar? Estamos aqui para descomplicar. Caso ainda tenha alguma dúvida pode nos falar ali nos comentários, que logo te responderemos. 

Compartilhe

Escrito por:

Claudia Borges
Redatora

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.