Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Proteger Meu CPF: Dicas Essenciais de Segurança

Escrito por 

Atualizado em 
Revisado por Thais Souza
Editado por Maristela Coimbra
Dados verificados

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Imagine você, em uma manhã tranquila, tomando seu café e você recebe uma mensagem de compra não reconhecida no seu cartão de crédito. O susto inicial dá lugar à pergunta: como proteger meu CPF de fraudes

Neste artigo, entenderemos melhor quais práticas costumam ser um risco para a segurança do CPF. Vamos, juntos, refletir sobre nossas práticas diárias na internet e fora dela.

O que você procura?

Como proteger meu CPF?

A seguir, apresentaremos dicas simples, mas super importantes para proteger seu CPF:

Documentos sempre com você

Comecemos pelo básico: a proteção física dos seus documentos. Pode parecer um conselho de avó, mas quantas histórias de fraude começam com um CPF perdido? Como proteger meu CPF começa com o gesto simples de conferir seus bolsos, sua carteira, e assegurar-se de que sua identidade está segura, literalmente, na palma da sua mão.

Fique de olho em testes online 

Quem resiste a descobrir qual pizza você seria? Mas, aqui vai a real: esses testes são a isca perfeita para coletar seus dados.

Nesse caso, questione a necessidade de compartilhar seu número de CPF para saber o resultado. Afinal, os golpes na internet estão cada vez mais variados e presentes

Cuidado com compras online

A conveniência das compras online tem seu preço: a exposição do seu CPF. Como proteger meu CPF ao buscar aquela promoção imperdível?

Certifique-se de que o site é seguro, procure o cadeado ao lado do endereço e pesquise a reputação da loja. Muitos sites possuem links que acabam vazando os seus dados para dark web. Fique atento!

Descarte seus documentos e cartões com segurança

Aquele monte de papel que você joga fora pode ser um tesouro para fraudadores. Destrua qualquer documento que contenha informações pessoais antes de descartá-lo. Picotar documentos e cartões pode ser sua aliada contra a fraudes que usam seu CPF.

Golpes digitais

"A senhora foi sorteada com um carro zero!" Se é bom demais para ser verdade, provavelmente não é.

Um dos golpes famosos é a "engenharia social", em que o golpista se aproxima de você e seus familiares, fazendo acreditar ser alguém de boa fé, apenas para solicitar a transferência de valores para resolver algum problema pessoal (que claramente é mentira).

Desconfie de estranhos ou recém conhecidos na internet que pedem dinheiro, ou de prêmios que exigem o pagamento de taxas ou compartilhamento de dados pessoais. 

Monitore seu CPF

Com o Foregon Premium, seu CPF conta com um monitoramento contínuo, garantindo que você esteja sempre um passo à frente de qualquer atividade suspeita. Isso sem contar os outros benefícios da assinatura, dê uma olhadinha:

Benefícios Premium

    • Monitoramento do CPF: fique informado sobre qualquer alteração ou consulta ao seu CPF, o que é essencial para prevenir fraudes;
    • Acompanhamento do Score: acompanhe sua saúde financeira com atualizações regulares do seu score; descubra agora seu score!
    • Notificações de pendências: receba alertas imediatos sempre que uma dívida for registrada ou removida do seu nome;
    • Situação na Receita Federal: acompanhe a situação do seu CPF na Receita Federal e evite o bloqueio de benefícios e outras atividades;
    • Empresas em seu nome: fique de olho se existem empresas em seu nome e receba notificações caso haja alguma mudança;
    • Consultas no CPF: fique de olho em quem consulta seu CPF, evitando possíveis golpes financeiros;
    • Vazamento de dados: confira se seus dados vazaram na Dark Web e saiba como se proteger nesses casos.

Monitore e proteja seu CPF hoje mesmo!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Monitorar meu CPF
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Quais tipos de golpes podem acontecer?

Entender o adversário é parte da batalha. Golpes com CPF podem variar desde a abertura de contas e solicitação de crédito em seu nome até compras fraudulentas. Estar ciente é o primeiro passo para a defesa.

Como proteger meu CPF não é apenas uma questão de cautela, mas de mudança de comportamento. Ao adotar essas práticas, não só protegemos nossa identidade, mas também cultivamos um ambiente mais seguro para todos.

Agora você já sabe o que fazer e o que não fazer, certo? Até a próxima! 

Perguntas frequentes

Como impedir que alguém use meu CPF?

Para impedir que alguém use seu CPF indevidamente, é importante manter seus documentos seguros e não compartilhar informações pessoais com desconhecidos. Além disso, evite fornecer seu CPF em sites ou aplicativos não confiáveis.

Como fazer para proteger o CPF?

Para proteger o CPF, é fundamental tomar medidas como guardar seus documentos em local seguro, não divulgar informações pessoais em redes sociais, verificar a segurança dos sites antes de fornecer o CPF online e monitorar regularmente sua situação fiscal.

Como faço para saber se alguém está usando meu CPF?

Para saber se alguém está usando seu CPF indevidamente, é importante monitorar regularmente sua situação fiscal por meio do portal e-CAC da Receita Federal, onde é possível verificar se há movimentações suspeitas em seu CPF, como abertura de contas ou realização de transações financeiras não autorizadas.

Além disso, você também pode contar com o Foregon Premium para realizar esse monitoramento, com alertas sempre que houverem movimentações em seu CPF.

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.