Comprar apartamento na planta: dicas para se planejar financeiramente
Comprar apartamento na planta é o sonho de muitas pessoas, pois além de se tratar de um imóvel completamente novo, ao comprá-lo antes da construção, o comprador pode pagar um preço competitivo.
Contudo, antes de realizar o sonho da casa própria, você precisa de muitas orientações e dicas para se planejar financeiramente para a compra. Continue a leitura para saber mais sobre esses assuntos.
O que você procura?
O que você precisa saber antes de comprar apartamento na planta
Para comprar um apartamento na planta, você precisa fazer bastante pesquisa e se informar sobre as condições da compra do imóvel. Afinal, esse é um grande compromisso financeiro, que o acompanhará por muitos anos.
Todas as informações relevantes sobre a compra do imóvel estão listadas nos tópicos abaixo, já na segunda parte do artigo traremos algumas dicas de como se preparar financeiramente para a compra.

Primeiro passo: pesquisar informações sobre a construtora responsável pelo empreendimento
Antes de assinar o contrato de compra do apartamento na planta, você precisa pesquisar informações sobre a construtora responsável pelo empreendimento.
Pesquise se essa empresa possui registro e autorização dos órgãos reguladores, bem como sua reputação no mercado e o portfólio de projetos anteriores.
Segundo passo: avalie a localização do imóvel
Ao comprar um apartamento na planta, é fundamental que você avalie a localização do imóvel e analise se o bairro possui uma infraestrutura básica, acesso a serviços essenciais e perspectivas de crescimento econômico e populacional.
Ao escolher um imóvel com boa localização, não apenas você garante a qualidade de vida da sua família atualmente, como a facilidade de venda do imóvel, caso queiram se mudar no futuro.
Terceiro passo: Visite o terreno do imóvel e o apartamento decorado
Não compre um apartamento na planta sem antes visitar o terreno onde o imóvel será construído. Outra dica é visitar o apartamento decorado e analisar diferentes opções de plantas e metragens.
Mas não se engane com o apartamento decorado, pois a construtora capricha nesse apartamento modelo para convencer as pessoas a adquirirem o imóvel.
Para saber como o seu apartamento será entregue, consulte o memorial descritivo, ou seja, o documento que descreve as características do imóvel, como metragem, número de cômodos, materiais que serão utilizados na construção, entre outras informações.
Quarto passo: Analise as condições de pagamento com atenção
Analisar as condições de pagamento para comprar apartamento na planta é um dos maiores favores que você pode fazer para seu bolso.
Você precisa entender qual será o valor pago na entrada, número total de parcelas, a correção monetária, juros aplicados e formas de pagamento para o restante do montante quando a construtora fizer a entrega das chaves.
Apenas aceite as condições oferecidas se couberem em seu orçamento. Nunca se comprometa financeiramente além do que é seguro para você, caso contrário você pode ter dificuldades para pagar as parcelas, perder o imóvel e grande parte do dinheiro investido.
E talvez você precise de um empréstimo para essa fase da vida. O que não é nenhum problema, desde que você tenha condições de fazê-lo.
Quinto passo: Acompanhe as obras de perto
Durante a construção do imóvel, é muito importante que você acompanhe o andamento da obra.
Você deve manter contato com a construtora se quiser receber informações e fotos da construção periodicamente, bem como obter esclarecimentos sobre eventuais atrasos ou outros problemas relacionados à obra.
Ainda sobre o tema, certifique-se se a construtora cobra ou não uma taxa de evolução de obra, que é uma mensalidade que o comprador deve pagar durante toda a construção do imóvel.
Sexto passo: Chegou a hora da entrega das chaves e da vistoria
Quando a construção estiver finalizada, será feita a entrega das chaves. Mas antes, você será convidado a acompanhar a vistoria do apartamento.
Fique atento, se encontrar qualquer problema, comunique a construtora, para que o reparo seja feito antes de você e sua família se mudarem para o novo lar.
Sétimo passo: agora você está em período de carênci
Algumas construtoras oferecem um período de carência para que seja feito o pagamento das parcelas do imóvel, mesmo depois da entrega das chaves.
É muito importante que você esteja atento a esse prazo e preparado financeiramente para assumir o pagamento das parcelas do financiamento após a conclusão deste período.
É justamente aqui que entram nossas dicas de como se preparar financeiramente para comprar um apartamento na planta.
Dicas financeiras para comprar um apartamento na planta
Depois de explicar sobre tudo o que você deve saber para se manter informado sobre a compra de um apartamento na planta, listamos as melhores dicas para se planejar financeiramente:
Faça uma poupança para pagar a entrada
A entrada é uma parte importante do pagamento de um apartamento na planta e quanto maior o valor pago, melhor, pois você pode negociar uma condição favorável junto à construtora.
Contudo, não é interessante se descapitalizar para fazer esse pagamento, pois após a entrada, você precisa manter o pagamento das parcelas.
Conheça diferentes opções de financiamento
É importante analisar as diferentes opções de financiamento para seu apartamento. Coloque na balança as condições, prazos e taxas oferecidas por diferentes instituições financeiras para escolher um financiamento que seja adequado para seu perfil.
Nunca comprometa todo o seu orçamento com a compra do imóvel
Vai comprar apartamento na planta e está considerando apenas essa despesa para os próximos anos? Se a resposta for "sim", ligue o sinal de alerta, pois você ainda tem suas despesas fixas e variáveis mensais, gastos com viagens, passeios, investimentos, entre outros compromissos financeiros.
Fuja do endividamento excessivo
A maioria das pessoas precisa recorrer a um financiamento se querem comprar um apartamento na planta, mas é preciso tomar cuidado com o endividamento excessivo e nunca comprometer muito de sua renda mensal para o pagamento das parcelas, caso contrário, você pode ter dificuldades financeiras no futuro.
Use seu FGTS para cobrir parte do valor devido
Você sabia que, em alguns casos, pode usar seu FGTS para pagar parte da entrada ou amortizar parcelas do financiamento. Bacana né? Se informe sobre o benefício e siga o passo a passo para ter acesso ao dinheiro.
Conheça todos os custos extras
Não é apenas com o valor da entrada e das parcelas que você deve se preocupar ao comprar um apartamento na planta. Existem despesas extras, como por exemplo: impostos, tarifas mensais, escritura do imóvel, taxas cartoriais etc.
Além disso, alguns empreendimentos cobram taxa de progressão de obras, que deve ser paga mensalmente. Fique ligado, pois muitas pessoas não incluem esses custos extras nas contas e contraem muitas dívidas no decorrer dos anos.
Comprar um imóvel na planta não é uma decisão fácil, pois envolve um investimento alto que compromete suas finanças por muitos anos. Contudo, com informação e planejamento você estará mais bem preparado para se mudar para o imóvel dos sonhos sem muitas dívidas.
Lembre-se de contar com a ajuda de profissionais qualificados para orientá-lo durante todo o processo. Continue acompanhando o blog da Foregon e da Simplic para mais dicas financeiras. Até a próxima.
Deixe seu comentário