Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Confira os 5 principais desafios dos empreendedores brasileiros

Escrito por Nara Lima

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você faz parte do grupo que deseja começar a empreender, mas não entende muito bem quais são os principais desafios dos empreendedores atualmente? Se a resposta for sim, saiba que você está no lugar certo!

Abrir o próprio negócio e ser empreendedor no Brasil é o sonho de muitos. No entanto, para consolidar seu negócio no mercado atual é necessário buscar por conhecimento e investir em boas ferramentas e métodos de gestão empresarial.

Para te ajudar a compreender um pouco mais sobre o assunto, separamos os cinco maiores desafios que os empreendedores costumam passar nos dias atuais. Vamos lá?

O que você procura?

5 maiores desafios dos empreendedores

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um ponto fundamental em qualquer negócio de sucesso. No entanto, encontrar líderes que motivem e liderem os colaboradores de uma empresa pode ser uma tarefa complicada.

A formação de lideranças requer pesquisa e análise por parte do contratante, afinal, sem bons líderes, a empresa não consegue ir para frente e acaba não saindo do lugar. Para superar esse desafio, é preciso investir mais em ações voltadas para o desenvolvimento de líderes.

Valor do negócio

Não tem como negar, é complicado criar um empreendimento que conte com soluções certeiras e inovadoras, não é mesmo? Esse é o segundo desafio dos empreendedores no pais: criar um produto ou serviço exclusivo ou que, pelo menos, se destaque entre a concorrência.

A dica, nesse caso, é que se existem muitos negócios similares ao seu no mercado, é importante pensar em estratégias para se diferenciar dos demais. O que realmente destaca você dos seus concorrentes?

Uma empresa que fideliza seus clientes sempre terá mais e mais clientes e, consequentemente, um marketing forte indiretamente.

Gestão financeira

Não tem como falar em desafios e não citar a gestão financeira, principalmente no período atual, no qual o país sofre com a crise causada pela Covid-19. Cuidar do dinheiro da sua empresa já não é uma tarefa simples, em época de pandemia, esse desafio se torna ainda mais complexo.

A conta é simples: se os custos da sua empresa estão aumentando acima da receita, algo não está certo. Se suas contas não ficarem no "verde", é preciso se atentar a todos os valores que entram e saem da sua empresa, certo?

Jurídico e outras burocracias

A burocracia também pode se tornar uma dor na vida dos empreendedores, já que as áreas jurídicas e burocráticas costumam ser bem complicada, principalmente quando o assunto é impostos.

Vale frisar que outro desafio para empreendedores, que estão em fase de crescimento no mercado, é o de lidar com diversas questões que vão muito além dos impostos como, por exemplo, "problemas" ligados à expansão do negócio.

Marketing

Citamos anteriormente que um dos principais desafios dos empreendedores era inovar o seu produto ou serviço, lembra? Essa inovação é necessária, no entanto, de nada é valida se não houver marketing envolvido.

Criar estratégias que divulguem sua empresa é um passo importante dentro de qualquer negócio. No entanto, é preciso atentar-se às formas e meios nos quais as estratégias de marketing serão aplicadas.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo te ajude a entender um pouco mais a respeito dos principais desafios dos empreendedores nos dias atuais. Se você conhece alguém ou deseja abrir seu próprio negócio, além desse artigo, disponibilizamos diversos outros conteúdos no blog da Foregon.

Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo. Até mais!

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.