Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Conheça 7 profissões que desapareceram do mercado

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Com o avanço da tecnologia, alguns objetos se tornam obsoletos e são trocados por modelos mais modernos. Isso também acontece com as profissões, que antes poderiam parecer essenciais e hoje deixaram de existir. Neste artigo, você vai conhecer as profissões que desapareceram do mercado.

O que você procura?

Conheça sete profissões que desapareceram

1. Vendedor de enciclopédias

Embora seja difícil de acreditar, o mundo já existiu sem o Google. Antigamente as enciclopédias eram vendidas de porta em porta e hoje essa profissão deixou de existir.

As enciclopédias eram conjuntos de grandes livros que continham informações sobre diversos assuntos. Apesar desses livros ainda existirem nas livrarias e online, eles caíram no esquecimento junto com a profissão de vendedor de enciclopédias.

2. Telefonista

Fazer uma ligação nem sempre foi algo fácil e prático como é hoje. Antigamente, ao ligar para alguém, era preciso entrar em contato com um telefonista que conectava sua ligação telefônica a da pessoa que você queria contatar.

3. Datilógrafos

Os datilógrafos eram profissionais responsáveis por digitar textos, cartas e documentos em escritórios até meados dos anos 80, quando surgiram os computadores.

Com a popularização dos computadores a profissão de datilógrafo terminou sendo absorvida por várias profissões diferentes.

4. Projecionista de cinema

O projecionista era o profissional que operava um projetor de filmes nas salas de cinema. Porém, a tecnologia trouxe a projeção digital, fazendo com que essa profissão desaparecesse por completo.

Apesar disso, alguns cinéfilos o amantes do cinema ainda fazem cursos de projecionista para reviver esta época.

5. Vendedor de clube de vídeo

Os clubes de vídeo ou locadoras eram espaços nos quais as pessoas iam para escolher um filme e alugá-lo para assistir.

Algumas locadoras de filmes e jogos ainda existem, mas são extremamente raras de se encontrar. Hoje, com as plataformas de streaming cada vez mais completas e acessíveis ao bolso do consumidor, pagar para alugar um filme ou outro se torna algo cada vez mais inviável.

6. Acendedor de poste

A iluminação noturna antes da chegada da energia elétrica era feita através do fogo das velas e lampiões que funcionavam com querosene.

Ao final do dia, os acendedores de poste passavam pelas ruas acendendo o fogo dos lampiões e hoje, essa profissão deixou de existir por completo.

7. Leiteiros

Você já se perguntou como o leite chegava na casa das pessoas antes de estar nos supermercados? Pois é, existia uma profissão na qual pessoas entregavam litros de leite todas as manhãs nas portas das casas. O leite chegava fresquinho e era entregue em garrafas de vidro.

Considerações finais

Segundo o autor do livro "Os robôs estão vindo: Um guia de sobrevivência humana para lucrar na era da automatização" John Pugliano "Qualquer trabalho que seja rotineiro ou previsível, será feito por um algoritmo matemático dentro de cinco ou dez anos."

A verdade é que o mercado de trabalho anda lado a lado com a tecnologia. Por isso, antes de escolher para qual área seguir, é importante se tentar aos aspectos que estão desaparecendo com o tempo.

E você, conhece outras profissões que desapareceram com o tempo? Conta para a gente.

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.