Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça o método 50-30-20, eficaz para sua organização financeira

Por Sabrina VansellaPublicado em

Uma dica de ouro para se organizar financeiramente é ter um bom planejamento que consiga ser dividido entre necessidades, desejos pessoais e pagamento de dívidas/investimentos. Para quem tem dificuldade em organizar os gastos e despesas, a melhor forma de simplificar este problema é adotar as famosas "regras de bolso".

E com este intuito, a regra 50-30-20 foi desenvolvida. Em primeiro instante, pode parecer estranho, mas estes números são mais intuitivos do que se imagina. 

A nossa missão é descomplicar sua saúde financeira, com essa forma de planejamento flexível você vai conseguir dar o primeiro passo rumo as suas metas e objetivos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como funciona a regra 50-30-20?

Uma simples regra pode mudar a organização financeira da sua vida. Para isso, é preciso dividir e elencar seus gastos de três formas:

Necessidades (50%): a sugestão é que pelo menos metade da renda seja reservada para gastos essenciais. Ou seja, deve estar incluído o que você realmente precisa para viver, desde alimentação, aluguel, moradia, condomínio e financiamento. Assim como as contas de água, luz e gás.

Desejos pessoais (30%): deve ser colocado o que você compra, mas não precisa. Por exemplo: novas roupas, viagens, shows, restaurantes e também a conta do Wi-Fi ou do plano do celular.

Metas financeiras (20%): essa parte deve ser usada para quitar as dívidas e incluir os investimentos financeiros. Para muitos, a palavra investir causa certo medo, mas saiba que esse sentimento é normal em um lugar onde a educação financeira não é valorizada. Investir financeiramente é mais simples do que parece, demanda colocar seu dinheiro para render em títulos públicos, fundos imobiliários, CDB, entre outros. Para alguns investimentos do Tesouro Direto, é possível deixar sua grana rendendo mais que na poupança, sem precisar fazer nada. 

Como se organizar financeiramente com a regra 50-30-20?

Após entender o conceito, aplicar essa regra torna-se uma tarefa fácil. Claro que precisamos começar entendendo a sua renda em si. Confira passo a passo de como aplicar a regra em sua vida:

Entenda qual é sua renda líquida

O valor do seu salário líquido é aquele depois do que é descontado. Em caso de profissional liberal, subtraia os impostos que devem ser pagos em cima do que se recebe.

Reduza suas necessidades a 50%

Antes de tudo, faça sua organização financeira com uma lista com tudo que você gasta mensalmente. No caso das despesas essenciais, inclua o que for realmente necessário e tente cortar os gastos que podem ser reduzidos para que não ultrapasse os 50%.

Limite seus gastos pessoais a 30%

Nesta lista, coloque todos os gastos pessoais, como internet, lazer, academia e outras atividades.

Finalize suas dívidas e invista com 20%

Se não for possível iniciar com os investimentos, foque em finalizar as dívidas, mas saiba que investir não demanda uma grande quantia, no Tesouro Direto, por exemplo, o valor mínimo de um título é de um pouco mais que R$30.

Essa regra também é flexível para alterações nas porcentagens. A ideia é ter uma forma de priorizar o que é necessário.

Gostou desse conteúdo?

Você já tinha ouvido falar sobre este método que garante uma organização financeira? Se tiver alguma sugestão, faça um comentário!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Black Friday 2021 Casas Bahia: veja como aproveitar as melhores ofertas

Como sair do vermelho em 5 simples passos

Quem conseguiu economizar na quarentena já pensa em viajar

Black Friday 2021 Magalu: como aproveitar as melhores ofertas

Quando começa a Black Friday 2021?

Black Friday 2021 Submarino: saiba como garantir as melhores promoções

Open Banking: 7 aspectos que podem impactar as Pequenas e Médias Empresas

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil