Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Conheça o novo empréstimo entre amigos lançado pelo PicPay

Por Thais SouzaPublicado em

Uma prática muito comum entre os brasileiros é emprestar o nome para amigos e parentes contratarem crédito. Vendo esse costume, o PicPay decidiu inovar e acaba de lançar um serviço inédito no Brasil, o empréstimo entre amigos. A novidade foi anunciada com exclusividade para a EXAME Invest. Continue a leitura para conferir os detalhes. 

PicPay lança empréstimo entre amigos 

De acordo com o vice-presidente de Serviços Financeiros do PicPay, Eduardo Chedid, a maior parte desses empréstimos acontece de maneira informal, o que pode resultar em problemas. O objetivo do PicPay é exatamente trazer formalização para o mercado.

Funciona da seguinte maneira: o usuários do PicPay pode emprestar seu dinheiro da carteira digital para um amigo ou parente. Quando isso acontece, é gerado um contrato entre essas duas pessoas, e a função do PicPay é ficar responsável por essas interações.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Se o seu amigo não pagar o valor emprestado de acordo com as condições estabelecidas, é o PicPay que vai entrar em contato com ele amigavelmente para realizar a cobrança. Vale ressaltar que o empréstimo só poderá ser pedido para quem esteja na agenda de contatos do usuários.

E as taxas?

De início o PicPay vai cobrar uma taxa promocional de 0,10% sobre o valor do empréstimo para intermediar a operação, o que pode mudar com o tempo. Os juros do empréstimo devem ser negociados entre as partes envolvidas, não podendo passar de 12% ao mês.

As duas partes deverão assinar um contrato que será formalizado junto ao Banco Central através de uma Cédula de Crédito Bancário (CCB), para que a operação não se enquadre como agiotagem.

E se a pessoa não me pagar? O que acontece?

Se a pessoa que recebeu o dinheiro não pagar o usuário, o PicPay fará todas as cobranças necessárias. Caso o dono do dinheiro queira, ele poderá entrar em contato com a empresa para manifestar seu desejo de negativar o devedor. Como existe um registro do empréstimo entre vocês aqui no aplicativo, você pode tomar as medidas legais para não ser prejudicado.

É importante ressaltar que assim que o boleto do empréstimo é pago, há um prazo de um dia útil para a compensação. Então, se seu amigo pagou o boleto em uma sexta-feira, por exemplo, é possível que você receba o valor somente na segunda-feira.

Como eu empresto dinheiro pra um amigo no PicPay?

  • Abra o App PicPay (Android e iOS), vá até o menu "Notificações" e encontre a mensagem do seu amigo;
  • Confira com cuidado a proposta feita pelo seu amigo, analisando o valor, taxa de juros e quantidade de parcelas que ele quer pagar;
  • Aceite a proposta; 
  • Você terá sete dias para concretizar o empréstimo e transferir o valor pro seu amigo. Se passar disso, a transação é cancelada.

O serviço está disponível inicialmente apenas para 500 mil usuários e, nos próximos meses, o PicPay pretende estendê-lo para toda a base de clientes do App. 

Gostou da novidade? 

Não se esqueça de deixar o seu like e compartilhar este conteúdo com seus amigos e parentes. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conta digital iti Itaú anuncia empréstimo no aplicativo

Conheça o novo empréstimo entre amigos lançado pelo PicPay

Santander aumenta prazo de pagamento de empréstimos para 6 anos

Como contratar o empréstimo com portabilidade de salário do Nubank?

Nubank lança nova modalidade de empréstimo com juros menores

PicPay oferece empréstimo sem necessidade de conta em banco e outras vantagens

Banco da Amazônia: saiba como solicitar o empréstimo pessoal

Empréstimos do Banco da Amazônia: conheça

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Empréstimo