Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça o novo empréstimo entre amigos lançado pelo PicPay

Por Thais SouzaPublicado em

Uma prática muito comum entre os brasileiros é emprestar o nome para amigos e parentes contratarem crédito. Vendo esse costume, o PicPay decidiu inovar e acaba de lançar um serviço inédito no Brasil, o empréstimo entre amigos. A novidade foi anunciada com exclusividade para a EXAME Invest. Continue a leitura para conferir os detalhes. 

PicPay lança empréstimo entre amigos 

De acordo com o vice-presidente de Serviços Financeiros do PicPay, Eduardo Chedid, a maior parte desses empréstimos acontece de maneira informal, o que pode resultar em problemas. O objetivo do PicPay é exatamente trazer formalização para o mercado.

Funciona da seguinte maneira: o usuários do PicPay pode emprestar seu dinheiro da carteira digital para um amigo ou parente. Quando isso acontece, é gerado um contrato entre essas duas pessoas, e a função do PicPay é ficar responsável por essas interações.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Se o seu amigo não pagar o valor emprestado de acordo com as condições estabelecidas, é o PicPay que vai entrar em contato com ele amigavelmente para realizar a cobrança. Vale ressaltar que o empréstimo só poderá ser pedido para quem esteja na agenda de contatos do usuários.

E as taxas?

De início o PicPay vai cobrar uma taxa promocional de 0,10% sobre o valor do empréstimo para intermediar a operação, o que pode mudar com o tempo. Os juros do empréstimo devem ser negociados entre as partes envolvidas, não podendo passar de 12% ao mês.

As duas partes deverão assinar um contrato que será formalizado junto ao Banco Central através de uma Cédula de Crédito Bancário (CCB), para que a operação não se enquadre como agiotagem.

E se a pessoa não me pagar? O que acontece?

Se a pessoa que recebeu o dinheiro não pagar o usuário, o PicPay fará todas as cobranças necessárias. Caso o dono do dinheiro queira, ele poderá entrar em contato com a empresa para manifestar seu desejo de negativar o devedor. Como existe um registro do empréstimo entre vocês aqui no aplicativo, você pode tomar as medidas legais para não ser prejudicado.

É importante ressaltar que assim que o boleto do empréstimo é pago, há um prazo de um dia útil para a compensação. Então, se seu amigo pagou o boleto em uma sexta-feira, por exemplo, é possível que você receba o valor somente na segunda-feira.

Como eu empresto dinheiro pra um amigo no PicPay?

  • Abra o App PicPay (Android e iOS), vá até o menu "Notificações" e encontre a mensagem do seu amigo;
  • Confira com cuidado a proposta feita pelo seu amigo, analisando o valor, taxa de juros e quantidade de parcelas que ele quer pagar;
  • Aceite a proposta; 
  • Você terá sete dias para concretizar o empréstimo e transferir o valor pro seu amigo. Se passar disso, a transação é cancelada.

O serviço está disponível inicialmente apenas para 500 mil usuários e, nos próximos meses, o PicPay pretende estendê-lo para toda a base de clientes do App. 

Gostou da novidade? 

Não se esqueça de deixar o seu like e compartilhar este conteúdo com seus amigos e parentes. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Banco do Brasil: conheça o Crédito Salário

Empréstimo para PMEs: quando a modalidade é considerada uma boa opção?

Empréstimos para empresas do Banco Inter: conheça todas as opções

Foxbit lança linha de empréstimo trocando criptomoedas por reais

Caixa Econômica Federal oferece empréstimo de até R$ 100 mil sem consulta: conheça

Empréstimos Banco Inter: conheça as opções para Pessoas Físicas

Saiba como solicitar o empréstimo para MEI do BNDES

INSS: bancos oferecem nova margem para empréstimo consignado