Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conheça os melhores investimentos para idosos

Por ForegonPublicado em

Nós sempre ouvimos que quanto antes começarmos no mundo dos investimentos, melhor. No entanto, seja qual for o seu objetivo, investir é importante em qualquer momento de nossas vidas, inclusive na melhor idade. Existem diversos tipos de aplicações que podem se encaixar com os nossos perfis. Por isso, neste artigo vamos apresentar os melhores investimentos para idosos

Conheça os melhores investimentos para idosos

Para entender sobre investimentos, precisamos desmistificar o pensamento de que existe uma idade certa para começar. Existe uma ideia de que os idosos não devem investir, já que as aplicações são de longo prazo e pensadas para o futuro. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Washington, até 2040, é possível que os brasileiros tenham uma expectativa de vida de, em média, 82,5 anos. Quem tem 60 anos, por exemplo, já é considerado idoso e, portanto, teria pelo menos mais 20 anos para investir.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Visto isso, existem vários investimentos de curto prazo que podem garantir um conforto financeiro para as pessoas da melhor idade. Veja quais são eles: 

Tesouro Direto 

O Tesouro Direto é uma das aplicações mais seguras para investir, com rentabilidade maior do que a poupança. Trata-se de um título emitido pelo governo para custear gastos com investimentos federais, como saúde, educação, projetos, dentre outros.

Funciona da seguinte maneira: você investe seu dinheiro nesses títulos e em toca o governo devolve esse valor acrescido de juros na data de vencimento do investimento, que é definida no momento da compra.

Esse tipo de investimento se tornou muito popular pois permite fazer aplicações com valores muito baixos, a partir de R$ 30. Além de oferecer liquidez diária, ou seja, seu dinheiro rende diariamente e você pode fazer o resgate do valor investido a qualquer momento, sem perder o que já lucrou. 

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um tipo de título emitido pelos bancos para captação de fundos e rende juros superiores à poupança. Ele funciona da mesma forma que o Tesouro Direto, porém seus emissores são as instituições financeiras. 

Você escolhe um banco no qual deseja investir, faz um aporte inicial com o valor desejado para a aplicação e seu dinheiro fica aplicado durante o prazo definido no início do contrato. Dessa forma, na data de vencimento do título você recebe o valor original de volta acrescido do rendimento. 

Essa é uma boa opção de investimento para idosos pois é possível investir em CDBs com prazo de vencimento de um ou dois anos. Além disso, existem CDBs de liquidez diária, que permite a retirada do valor sem perder os lucros.

Reserva de emergência 

A reserva de emergência é um investimento fundamental para todas as idades. Trata-se de um fundo no valor de, no mínimo, seis meses da sua renda. Como o nome já diz, esse dinheiro deve ser utilizado em casos de emergência, como quando o carro quebra, gastos com saúde, dentre outros.

Apesar de ser uma forma de investimento, você pode investir em reserva de emergência através de vários tipos de aplicações. Porém, é importante que seja uma aplicação de baixo risco, curto prazo e liquidez diária, pois se você precisar do dinheiro, poderá resgatá-lo a qualquer momento sem perder a sua rentabilidade.

Geralmente, as melhores aplicações para investir em reserva de emergência são: Tesouro Direto, CDB de liquidez diária e Fundos de Renda Fixa. 

Dica Foregon

Viu como a terceira idade é um dos melhores momentos para investir, levando em consideração a independência e autonomia já alcançada? Investir sempre é uma atitude inteligente!

Depois de ler este conteúdo e descobrir qual as melhores aplicações para a terceira idade, agora é preciso organizar suas finanças para começar a investir e usufruir mais tranquilidade e segurança na sua vida.

E não se esqueça de investir em aplicações apropriadas para seu perfil. Aproveite e veja por onde começar:

Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Foregon

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Deixe seu comentário

Leia também

Invista como uma mulher: 5 destaques femininos no mundo dos investimentos

Liquidez diária nem sempre é a melhor para seus investimentos. Entenda

Entenda o que é efeito manada e como ele pode afetar os seus investimentos

Décimo terceiro salário: como e onde investir?

Investimento: opções para curto, médio e longo prazo

Liquidez nos investimentos: o que é? Quais os tipos?

Fundos de Fundos (FoF): o que são e como funcionam

Reforma tributária do IR: como ficam os investimentos em Renda Fixa?