Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Consultar o Número do Passaporte pelo CPF?

Escrito por 

Atualizado em 
Revisado por Guilherme Dorneles

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Imagine que você está planejando uma viagem ao exterior e precisa verificar se está tudo certo com o seu passaporte. Nesse momento, para agilizar as coisas, você se pergunta "Será que é possível consultar o passaporte pelo CPF"?.

Embora consultar diretamente pelo CPF não seja uma opção, neste guia, vamos explicar como você pode obter as informações necessárias de forma simples e rápida, além de explicar um pouco mais sobre como funciona um passaporte e outros detalhes. 

O que você procura?

Para que serve um passaporte?

O passaporte é um documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), ou pelas Embaixadas do Brasil no exterior. 

É ele que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países, onde ficam descritas as anotações de entrada e saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacionais.

O passaporte contém também os vistos de autorização para entrada em outros países. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, é preciso ter o número do passaporte para, então, dar entrada na documentação do visto.

Como consultar o passaporte pelo CPF?

Antes de entrarmos nos detalhes práticos e nas curiosidades que envolvem o seu passaporte, vamos explorar o processo simplificado de como você pode consultar o passaporte pelo CPF:

Tipos de passaportes

Além de serem de cores variadas, os diferentes tipos de passaportes carregam em si códigos e funções específicas que facilitam a identificação do portador e o motivo da viagem.

  • Azul: o passaporte do viajante comum;
  • Verde: usado para missões oficiais;
  • Vermelho: para os diplomatas;
  • Marrom: voltado a viagens ao Brasil de cidadãos de países que não possuem relações diplomáticas com nosso país;
  • Amarelo: para estrangeiros que vivem no Brasil e têm status especial;
  • Azul-celeste: em situações de urgência, esse é o passaporte emergencial.

Documentos necessários para emissão 

Antes de começar a preencher o formulário de emissão do passaporte disponível na seção da Polícia Federal do site do Governo Federal, vale entender quais os documentos necessários.

  • Documento com foto para identificação: RG, CNH, carteira de trabalho e até passaporte anterior também é válido, mas caso você tenha mudado de nome, vale levar também a Certidão de Casamento;
  • CPF: caso o número esteja disponível na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho, não é mais necessário apresentar o original, mas é preciso ter o CPF atualizado;
  • Certidão de Casamento: no caso de alteração de nome
  • Certificado de Naturalização: para os naturalizados.
  • Passaporte antigos: se não for seu primeiro passaporte, leve o antigo também. É importante entender que, se ele não for apresentado, você pagará uma taxa extra que representa o dobro do valor pago para emissão.

Como fazer a emissão?

Com tudo em mãos, siga as instruções abaixo:

  1. Reúna a documentação apresentada acima;
  2. Preencha o formulário disponível no site do Governo Federal;
  3. Confira se os dados estão todos corretos antes de enviá-los;
  4. Pague a taxa de emissão do passaporte
  5. Faça o agendamento de visita ao posto de emissão do Passaporte
  6. Compareça ao posto na data e hora agendada
  7. Acompanhe a emissão
  8. Retire na data informada.

Perguntas frequentes

Como saber o número do passaporte pelo CPF?

Atualmente, não é possível consultar o número do passaporte diretamente pelo CPF. É necessário ter o próprio passaporte em mãos para verificar o número.

Como descobrir o número do meu passaporte?

O número do passaporte está impresso na página de identificação do documento. Se você não tem o passaporte físico e precisa recuperar o número, terá que entrar em contato com a Polícia Federal ou acessar o sistema online se cadastrado previamente.

Como saber se a pessoa já tem passaporte?

Essa informação é privada e protegida por lei. Sem a autorização da pessoa, não é possível verificar se ela possui um passaporte válido.

Como faço para saber se meu passaporte está pronto?

Você pode verificar o status do seu passaporte através do site da Polícia Federal. Informe o número do protocolo e o CPF para consultar se o passaporte está pronto para retirada.

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.