Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Consumismo: 5 dicas para evitar o excesso de compras

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O consumismo nada mais é do que a ação de comprar excessivamente e sem necessidade por meio do impulso ou desejo de compra. Apesar de não parecer, esse comportamento pode ser extremamente destrutivo para a sua vida financeira. Por isso, no artigo de hoje você vai conferir cinco dicas de como evitar o excesso de compras e ter uma vida mais controlada. 

O que você procura?

Saiba mais sobre o consumismo

Comprar por impulso é uma das principais características do consumista. Normalmente, ele sente a necessidade de adquirir um item que, na maioria das vezes, é inútil. 

Esse consumo gera uma sensação de felicidade, que pode acabar se enrolando financeiramente por isso, principalmente em relação ao cartão de crédito. É importante dizer que, para controlar o consumismo, antes é preciso entender de uma perspectiva psicológica, o que de fato causa a compra por impulso.

Contudo, para controlar algo, é importante primeiro entendê-lo. Para entender a compra por impulso a partir de uma perspectiva psicológica, devemos fazer a seguinte pergunta:

"O que me motiva a comprar impulsivamente?"

Existe uma infinidade de respostas para esta pergunta e conhecê-las ajudará você a tomar decisões mais inteligentes e racionais.

5 dicas de como evitar o consumismo

1. Evite ir a áreas de compras 

O consumismo fica cada vez mais difícil de evitar quando você está inserido em um contexto de influência ao consumo. Por isso, se você costuma fazer compras por impulso, evite frequentar shoppings e centros comerciais. As promoções e descontos podem acabar fazendo você ter vontade de levar algo que não precisa naquele momento. Isso também se aplica para as compras online.

2. Sempre tenha uma lista e um plano para suas compras

Fazer suas compras com uma lista é uma das principais formas de evitar o consumo por impulso. Além disso, é importante inserir na sua lista apenas os produtos que você precisa. Isso vale tanto para o supermercado como para suas compras mais gerais. 

Quando falamos em um planejamento, a ideia é organizar os itens para a lista, entender suas necessidades e, então, só ir às compras quando estiver anotado. Outra dica bem legal é anotar a média de preço que você vai gastar, assim, evita surpresas na hora do pagamento.

3. Não use consumo como consolo 

Quem nunca comprou algo após uma semana difícil de trabalho por achar que foi merecimento? O nosso cérebro possui um circuito chamado de sistema de recompensa, que processa informações relacionadas à sensação de prazer ou de satisfação.

Após muito esforço, o cérebro ativa esse circuito liberando um sentimento de necessidade de recompensação. O problema é que para o consumista, normalmente essa recompensa está relacionada à compra. 

Por isso, tente evitar usar consumo como consolo. Você pode se recompensar de outra forma, como: tirar um tempo livre no parque, assistir um filme ou fazer uma comida diferente. Lembre-se de que a sensação de felicidade e satisfação é passageira, e depois disso, só vai restar a fatura do seu cartão de crédito. 

4. Crie uma lista de espera de 30 dias para grandes compras

Uma dica interessante para você utilizar antes de adquirir um bem de alto valor é criar uma lista de espera de 30 dias. Funciona da seguinte maneira: sempre que quiser comprar algo, anote o item, o valor e a loja em uma lista. 

Se depois de 30 dias você perceber que ainda precisa comprar o produto e sente que ele te beneficiaria, então não se trata de um gasto por impulso, e sim uma compra por necessidade. 

5. Monitore seus gastos de perto

Monitorar os seus consumos frequentemente também é uma forma muito efetiva para evitar novos gastos. Quando você tem um planejamento financeiro fica mais fácil entender quais são os gastos que precisam ser cortados e quais são essenciais para seu dia a dia.

Atualmente, existem diversas opções de planilhas e aplicativos de controle financeiro que tem como proposta auxiliar nesse tipo de organização. 

Gostou das dicas? 

Além de evitar o consumismo, essas dicas podem ajudá-lo na hora de se organizar e fazer o seu planejamento financeiro

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.