Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Por Thais SouzaPublicado em

Quando a conta do FGTS deixa de receber depósitos, o empregado pede demissão ou é demitido por justa causa, automaticamente a conta se torna inativa. Uma dúvida muito comum dos trabalhadores é sobre a possibilidade de movimentar uma conta inativa do FGTS. Neste artigo vamos explicar tudo para você. 

O que é conta inativa do FGTS?

Sempre que o trabalhador é contratado com carteira assinada, uma conta do FGTS é criada para que a empresa deposite os valores no fundo. Os empregadores depositam o valor correspondente a 8% do salário do funcionário. 

A conta do FGTS pode estar em duas situações: ativa ou inativa. A conta ativa fica em aberto no seu emprego atual, ou seja, ela recebe depósitos mensais por parte da empresa. 

Já a conta inativa do FGTS é aquela que não recebe nenhum depósito. Isso pode acontecer por vários motivos, como quando o empregado pede demissão ou é demitido.

Saque nas contas inativas do FGTS

O trabalhador que possui saldo disponível em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode, em alguns casos, retirar o dinheiro. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Isso porque, em dezembro de 2016, o governo autorizou o saque em contas inativas do FGTS que tenham rescisões vinculadas com data de até 31 de dezembro de 2015. 

Quem tem direito ao saque nas contas inativas do FGTS?

Têm direito de sacar o saldo das contas inativas do FGTS, todos os trabalhadores que pediram demissão ou tiveram seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015.

Calendário de saque das contas inativas

O calendário de saque foi liberado no ano de 2017. Portanto, todos os trabalhadores com contas que se tornaram inativas até 31 de dezembro de 2015 já podem sacar. 

Trabalhadores nascidos em: Início do pagamento:
Janeiro e fevereiro a partir de 10/03/2017
Março, abril e maio a partir de 10/04/2017
Junho, julho e agosto ​​a partir de 12/05/2017
Setembro, outubro e novembro a partir de 16/06/2017
Dezembro a partir de 14​/07/2017

Como sacar o saldo das contas inativas do FGTS

Antes de mais nada, consulte se você possui saldo disponível por meio do site da Caixa  ou pelo telefone: 

  • 0800 726 2017

Se você tiver saldo disponível, o saque pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, no guichê de atendimento. Para isso, você precisará dos seguintes dados: 

  • Número de inscrição do PIS/PASEP;
  • Documento de identificação;
  • Comprovante de finalização do contrato de trabalho (Carteira de Trabalho ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho).

Descomplicamos?

Se você não conseguir sacar o saldo da conta inativa do FGTS e ainda precisa de uma grana extra, uma alternativa é recorrer a um empréstimo. No site da Foregon você consulta seu score gratuitamente e ainda conhece opções de empréstimo e outros produtos financeiros que mais combinam com seu perfil. 

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?