Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

6 Dicas para Contratar Seguros Ganhando um Salário Mínimo

Por Nara LimaPublicado em

Se você está ganhando um salário mínimo e deseja contratar seguros residencial, automotivo, de vida ou de qualquer outra modalidade disponível no mercado, saiba que existem diversas opções, com os mais diversos valores.

Mas, lembre-se que é preciso se atentar a alguns detalhes antes de fechar negócio. Para te ajudar a encontrar uma opção que caiba no seu orçamento e atenda suas necessidades, separamos cinco dicas valiosas.

O que você procura?

5 dicas para encontrar a melhor opção de seguro

Os seguros são produtos que protegem contra perdas financeiras em caso de eventos imprevistos. Existem diferentes tipos de seguros disponíveis, cada um com coberturas específicas para atender às necessidades diferentes dos consumidores.

Alguns exemplos de seguros incluem seguro de vida, seguro de saúde, seguro residencial e seguro de automóvel. Confira, a seguir, quais cuidados você deve ter antes de realizar a contratação para não extrapolar seu limite financeiro.

Pesquise diferentes opções

Existem muitas opções de seguros disponíveis no mercado, o que pode tornar difícil encontrar a melhor oferta para você. Por isso, é importante fazer uma pesquisa e comparar antes de tomar uma decisão.

Há muitos pontos a considerar ao escolher um seguro, como o tipo de cobertura que você precisa, o nível de dedução que está disposto a pagar e o custo total do seguro. Além disso, é importante levar em conta a reputação da seguradora e a facilidade de comunicação e resolução de problemas.

Ao fazer uma pesquisa cuidadosa e comparar diferentes opções, você pode ter mais chances de encontrar a melhor oferta de seguro para atender às suas necessidades.

Negocie

Não hesite em negociar com as seguradoras para tentar obter um preço mais baixo. Muitas pessoas têm medo de negociar ou acham que não sabem como fazê-lo, mas na verdade é bastante simples.

Tudo o que você precisa fazer é ter uma boa noção do que está procurando e comparar diferentes opções antes de tomar uma decisão. Isso mostrará às seguradoras que você é um consumidor informado e está disposto a fazer uma pesquisa cuidadosa antes de tomar uma decisão.

Algumas seguradoras podem estar dispostas a negociar o preço se você mostrar que está comparando diferentes opções e tem uma boa ideia do que está procurando. Vale a pena tentar negociar, pois isso pode resultar em uma economia significativa no custo total do seguro.

Considere um seguro de nível básico

Se você está começando a procurar um seguro e não tem certeza de qual tipo de cobertura precisa, pode ser uma boa ideia começar com um seguro de nível básico. Isso pode ajudar a garantir que você tenha a proteção mínima necessária enquanto ainda mantém o custo do seguro em um nível acessível.

Depois de ter um seguro de nível básico em vigor, você pode adicionar coberturas adicionais à medida que suas necessidades mudam. Por exemplo, se você comprar uma casa nova, pode querer adicionar cobertura de propriedade para proteger seu investimento.

Se você tiver filhos, pode querer adicionar cobertura de seguro de vida para garantir que eles estejam protegidos em caso de perda inesperada. Ao optar por um seguro de nível básico e adicionar coberturas adicionais à medida que suas necessidades mudam, você pode ter a certeza de que está sempre bem protegido.

Faça um orçamento

Fazer um orçamento detalhado é importante para garantir que você possa pagar as suas contas de seguro com facilidade. Isso inclui não só o seguro, mas também todas as outras despesas que você tem, como aluguel, contas de luz e gás, alimentação e transporte.

Ao fazer um orçamento, você pode ver exatamente quanto dinheiro você tem disponível para gastar com seguro e outras coisas. Isso pode ajudá-lo a determinar qual tipo de seguro você pode pagar e como maximizar seu dinheiro.

Por exemplo, se você tiver um orçamento apertado, pode optar por um seguro de nível básico e adicionar coberturas adicionais à medida que suas necessidades mudam.

Use seus benefícios

Se você trabalha para uma empresa, é importante verificar se ela oferece benefícios de seguro aos funcionários. Muitas empresas oferecem seguros de vida, por exemplo, aos seus funcionários como parte de um pacote de benefícios.

Esses seguros podem ser uma ótima opção, pois geralmente são mais acessíveis do que os seguros que você pode comprar por conta própria. Além disso, as empresas geralmente têm relacionamentos com seguradoras e podem conseguir descontos em seguros para os seus funcionários.

Portanto, é importante explorar essas opções antes de procurar seguros por conta própria. Além de poupar dinheiro, ter um seguro através do seu empregador pode ser mais conveniente, pois as contas podem ser pagas diretamente da folha de pagamento.

Considere uma dedução mais alta

Ao escolher um seguro, uma das coisas a considerar é o nível de dedução que você está disposto a pagar. Dedução é a quantia que você precisa pagar antes que o seu seguro comece a cobrir as despesas. Quanto maior a dedução, menor será o valor que você paga pelo seguro.

Por exemplo, se você optar por uma dedução de R$ 1 mil em vez de R$ 500, o valor a ser pago será menor. Isso pode ser uma opção viável se você tem poupanças suficientes para cobrir a dedução em caso de sinistro.

Vale lembrar que, se você tiver um sinistro e precisar usar o seu seguro, terá que pagar a dedução antes que ele comece a cobrir as despesas.

Conclusão

Como analisamos no decorrer do conteúdo, antes de escolher um seguro, é importante fazer uma pesquisa e comparar diferentes opções para encontrar a melhor oferta para você. Não hesite em negociar com as seguradoras para tentar obter um preço mais baixo, pesquisar bem e fazer um orçamento sobre quando serão seus gastos com essa despesa.

É importante lembrar que o seguro é uma proteção importante contra riscos imprevistos e inesperados, então vale a pena dedicar o tempo e esforço necessários para encontrar a opção certa para você.

Gostou do conteúdo?

No Portal da Foregon você encontra uma série de conteúdos voltados para o mercado financeiro. Além disso, você também pode consultar seu score de crédito, conferir sua pontuação e encontrar os produtos e serviços financeiros, como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos que mais se encaixam com o seu perfil consumidor.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

É simples, é rápido e completamente gratuito!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?