Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Crediário para lojistas: entenda como funciona

Por Camila SilveiraPublicado em

Muitas pessoas acreditam que o crediário perdeu espaço no varejo, mas não sabem que ele continua sendo um grande diferencial competitivo para quem tem costume ou deseja vender a prazo. Neste artigo, você vai entender melhor como funciona o crediário para lojistas e ver se ele é a opção ideal para o seu negócio.

O que é crediário para lojistas?

O crediário é um financiamento aberto ao consumidor para o pagamento parcelado de compras no comércio. Na maioria das vezes, ele é concedido após uma análise de crédito e o seu pagamento se dá por meio de um carnê.

Melhor dizendo, ele é uma alternativa de consumo para as inúmeras pessoas que não podem pagar à vista, com cartão de crédito ou cheque.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Para parcelar, o comprador deve confirmar todos os dados para o sistema de gestão do crediário fácil e determinar a quantidade de parcelas, que pode chegar até 48 vezes. Feito isso, ele saberá quanto pagará em cada prestação e em qual data elas vencem. 

O crediário para lojistas é muito seguro. Isso porque o valor das parcelas e juros são menores que os do cartão de crédito, portanto, o consumidor consegue pagar com facilidade e evita a inadimplência. 

O que é necessário para criar um crediário para lojistas?

Para inserir essa forma de pagamento em sua loja, é preciso cumprir alguns pré-requisitos. Veja a seguir todos os procedimentos necessários!

1. Estabeleça um regulamento

É extremamente importante elaborar um contrato com o cliente, determinando todas as datas de vencimento das parcelas, valores, entre outros detalhes. Isso porque o consumidor precisa ter a certeza de que entendeu bem como funciona o pagamento com o crediário para evitar maiores dores de cabeça.

2. Defina o limite de parcelas 

Entenda que não é porque alguém consegue pagar em até 48 vezes, que essa quantidade é ideal para a sua loja. O limite das parcelas deve ser suficiente para facilitar o pagamento, mas nada exagerado que comprometa o bolso dos clientes. 

Portanto, conheça bem o público que frequenta a sua loja e as suas condições de compra para definir o limite de parcela mais adequado.

3. Tenha informações de crédito dos seus clientes

Pessoas que começaram a utilizar o crediário para as lojas precisam ter informações de crédito  dos clientes para manter o estabelecimento seguro contra a inadimplência. Fontes como o Serasa e SPC podem ser ideais para você consultar, mas elas não garantem que o consumidor nunca deixará de pagar uma prestação.

Processo para implementar o crediário próprio

Agora que você já conheceu todos os pré-requisitos necessários do crediário para lojista, está na hora de entender o passo a passo que é seguido na maioria dos estabelecimentos. Essas orientações servem para encontrar uma solução que facilite a vida do consumidor e diminuir a inadimplência.

Cadastro do cliente

Para que o cliente consiga realizar o seu pagamento com o crediário, você deverá preencher um cadastro com todas as informações necessárias dele. O registro precisa ser bem detalhado e alimentar a base de dados que ajudará a diminuir o risco de inadimplência. Não se esqueça que essas informações precisam estar sempre atualizadas!

Análise de crédito

O procedimento também envolve a análise de crédito do consumidor para evitar as chances de inadimplência. Portanto, considere o seu histórico de pagamentos e as suas condições financeiras do momento atual. 

Existem ferramentas que realizam cruzamentos de dados de crédito e que te ajudam a tomar melhores decisões.

Aprovação do crédito

A partir de todas as orientações anteriores, você conseguirá obter o resultado de crédito do cliente: aprovado ou negado. Portanto, é extremamente importante que esse procedimento seja feito com calma e com as ferramentas corretas. Dessa forma, você evita maiores dores de cabeça e consegue garantir um melhor retorno para o seu negócio

Gostou do conteúdo?

Qualquer dúvida sobre o crediário para lojistas, deixe um comentário para nós. Esperamos que tenha gostado. Até breve! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio

Nubank finalmente chega ao Apple Pay: veja como cadastrar e utilizar

Tem mais de um cartão de crédito? Saiba como controlar as suas finanças

Como ser um motorista de aplicativo 5 estrelas?

E-commerce: 6 erros mais comuns ao vender pelas redes sociais