Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Por conta de uma antecipação do 13º salário para beneficiários do INSS, muitos não receberão o benefício nos meses de novembro e dezembro. Confira se você tem direito de receber o décimo terceiro para aposentados, o calendário de pagamentos e outras informações importantes.

O que você procura?

O que é o décimo terceiro salário dos aposentados?

O décimo terceiro salário é uma bonificação de final de ano paga aos trabalhadores do regime CLT e aos aposentados e pensionistas do INSS.

No caso dos aposentados, o valor do décimo terceiro é igual ao que ele recebe mensalmente do INSS, proporcional aos meses recebidos no ano.

Antecipação do décimo terceiro dos aposentados

Os aposentados e pensionistas do INSS recebem o décimo no segundo semestre de cada ano, entre os meses de agosto e novembro. No entanto, por conta de um decreto do governo, desde 2020 o benefício vem sendo pago antecipadamente, ainda no primeiro semestre do ano.

Ou seja, os beneficiários do INSS receberam os valores do décimo terceiro antecipadamente, proporcional aos meses recebidos no ano.

A antecipação do 13° foi paga em duas parcelas, entre 25 de abril e 2022 e junho de de 2022. Confira:

  • 1ª parcela do pagamento do 13º salário INSS: competência de abril (25 de abril a 6 de maio);
  • 2ª parcela do pagamento do 13º salário INSS: competência de maio (25 de maio a 7 de junho).

Nova parcela do 13ª para aposentados em novembro 2022

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou a partir do dia 24 de novembro de 2022 o pagamento da nova parcelas do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas que começaram a receber o benefício do INSS a partir de maio de 2022.

Quem tem direito ao décimo terceiro do INSS em novembro?

Só poderão receber a parcela do décimo terceiro salário nos meses de novembro ou dezembro os aposentados e pensionistas que começaram a receber o benefício do INSS a partir de maio de 2022. Portanto, se você recebeu a antecipação do 13º no início do ano, não terá direito à parcela de novembro de 2022.

Além disso, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não tem direito ao 13º salário.

Calendário de pagamento do 13º salário dos aposentados

Os 13° será liberado primeiramente para os aposentados e pensionistas do INSS que recebem até um salário mínimo. Confira abaixo o calendário de pagamentos:

Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.212)

Número final do benefício Data de pagamento
Benefício final 1 24 de novembro (quinta-feira)
Benefício final 2 25 de novembro (sexta-feira)
Benefício final 3 28 de novembro (segunda-feira)
Benefício final 4 29 de novembro (terça-feira)
Benefício final 5 30 de novembro (quarta-feira)
Benefício final 6 1 de dezembro (quinta-feira)
Benefício final 7 2 de dezembro (sexta-feira)
Benefício final 8 5 de dezembro (segunda-feira)
Benefício final 9 6 de dezembro (terça-feira)
Benefício final 0 7 de dezembro (quarta-feira)

Para quem recebe acima de um salário mínimo

Número final do benefício Data de pagamento
Benefício final 1 e 6 1 de dezembro (quinta-feira)
Benefício final 2 e 7 2 de dezembro (sexta-feira)
Benefício final 3 e 8 5 de dezembro (segunda-feira)
Benefício final 4 e 9 6 de dezembro (terça-feira)
Benefício final 5 e 0 7 de dezembro (quarta-feira)

Como consultar informações do 13º salário do INSS?

Os beneficiários podem consultar o valor do benefício por meio do telefone 135. Basta discar o número, seguir as instruções e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Também é possível fazer a consulta ao 13º pelo aplicativo Meu INSS (disponível na App Store e na Google Play). Basta acessar o App no celular, clicar em "Extrato de Pagamento" e visualizar as informações.

Décimo quarto salário do INSS sai ainda em 2022?

O Projeto de Lei 4367/20 pede a liberação do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS em caráter emergencial. No texto, é solicitado o pagamento deste benefício referente aos anos 2020 e 2021, que se aprovado, seria pago em 2022 e 2023.

No entanto, o projeto de lei ainda não votado e segue em análise na Câmara. O governo ainda não se pronunciou sobre a proposta. Por enquanto, a única certeza é o calendário de pagamento do novo lote do 13° salário dos aposentados e pensionistas.

Perguntas frequentes (FAQ)

Quando será pago o décimo terceiro salário dos aposentados em 2022?

O décimo terceiro dos aposentados foi adiantado e pago entre abril e junho de 2022. Os que começaram a receber o benefício do INSS depois de maio receberão o 13º a partir do dia 24 de novembro.

Foi aprovado o décimo quarto salário para os aposentados e pensionistas do INSS?

Não. O projeto de lei que pede o pagamento do décimo quarto salário para aposentados e pensionistas ainda está em votação na Câmara e não há novas informações sobre o andamento.

Quem terá direito ao novo lote do 13º do INSS?

Apenas quem começou a receber aposentadoria ou pensão do INSS a partir de maio de 2022. Os outros beneficiários já receberam o 13º este ano, que foi antecipado para abril.

Descomplicamos?

Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas neste artigo. Se restou alguma, deixe seu comentário abaixo.

Aproveite e consulte seu CPF gratuitamente na Foregon para descobrir quais os melhores empréstimos consignado e cartões de crédito para você!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.