Despesas mensais para cortar

Economizar dinheiro é um objetivo de muitas pessoas. Viver mais tranquilo e no azul é até um sonho. Sendo assim, separamos algumas despesas mensais para cortar de vez do orçamento.

Sempre que falamos em economizar ou criar um novo plano financeiro, é inevitável algumas mudanças. Nossa vida precisa passar por alguns ajustes para que saia como planejamos.

Isso acontece pelo simples fato de que carregamos um costume por anos, normalmente prejudicial. É bem provável que você não tenha tido aulas sobre educação financeira. Não é comum termos esse tipo de conversa.

Por esta razão, é normal ver adultos que se endividam, um retrato do nosso país com mais de 63 milhões de pessoas negativadas.

Por isso é importante essas dicas, além de criar certa disciplina para que o novo se torne comum, e os benefícios sejam maiores do que os desafios.

Anda no vermelho ou quer ver o seu dinheiro durar mais? Então anote as dicas e coloque em prática todas elas ou pelo menos aquelas que conseguir no momento!

Quais são as despesas mensais para cortar do orçamento?

Como dissemos, talvez não seja possível cortar alguns itens da sua vida de uma vez. Mas, se você tiver foco, vai conseguir eliminar ou diminuir gastos mensais.

Comece aos poucos. Um bom planejamento financeiro sempre começa por entender as suas finanças. E assim pode ser com o seu orçamento, devagar até alcançar o seu objetivo.

Veja nossas dicas:

Você vive de acordo com o seu perfil?

Despesas mensais para cortar

Algumas pessoas não conseguem manter o equilíbrio financeiro pelo simples fato de não viverem de acordo com o seu perfil. Isso pode ser traduzido também como realidade financeira.

Um aluguel mais caro do que os ganhos ou um carro que tenha um gasto elevado com IPVA e gasolina, podem não ser boas escolhas para você.

Por isso, é recomendado avaliar cada situação e seus bens. Caso eles não se encaixem com você, o melhor é abrir mão neste momento e trocar por um que atenda suas necessidades sem deixar um rombo em suas contas.

Pense que não é para sempre, a situação pode ser momentânea. Assim que você conseguir se estabilizar, criar um bom planejamento financeiro e conseguir guardar dinheiro, esse pode ser o momento de voltar a ter coisas melhores.

Você desconhece os seus gastos com aluguel, casa ou carro? Então esse é um bom momento para colocar na ponta do lápis e validar se está tudo certo ou será preciso ajustar.

Economia das contas simples

Despesas mensais para cortar

Algumas vezes não é possível cortar, mas sim economizar. Como no caso de algumas contas de casa. Água e energia são alguns dos exemplos.

Esse é o momento certo para dar início a (bons) novos hábitos. A economia ajuda você e o mundo, por exemplo. Comece a se policiar e a entender onde você mais gasta em casa.

Lembra daquelas dicas antigas como desligar as luzes, tirar aparelhos da tomada, fechar a torneira ao escovar os dentes ou banhos mais rápidos? Elas não se perderam com o tempo.

Como dissemos, são os novos hábitos que vão fazer com que você enxergue o que pode entrar nas despesas mensais para cortar do seu orçamento. Pode parecer uma dica bem simples, mas que faz uma grande diferença ao final do mês.

Avalie o seu meio de transporte

Um dos itens que mais geram gastos no orçamento mensal é o transporte. Outro ponto importante para colocar na ponta do lápis e saber se está valendo a pena.

Aqui no blog por exemplo, nós já trouxemos uma discussão importante sobre o que é melhor, usar o carro pessoal ou pegar um Uber? Alguns fatores podem te fazer mudar de ideia.

Pegar o transporte coletivo também pode ser uma boa alternativa para economizar dinheiro e cortar algumas despesas mensais com o carro. Ir para o trabalho de ônibus é uma opção, e deixar seu veículo para os outros momentos.

Caso ainda reste dúvida, faça um comparativo, você pode se surpreender com a economia. O que pode ser um incentivo ao deixar um pouco o conforto de lado.

Economizar com o carro

Não abre mão do conforto ou existem outros aspectos que o impedem de adotar o coletivo como meio de transporte? Então é importante aprender a economizar com o carro.

Existem alguns truques que podem te ajudar no fim do mês com as contas relacionadas ao veículo.

Você que usa o carro, deve saber o quanto é caro o combustível e as taxas para manter o veículo. Para gastar menos, são coisas bem simples, mas que na maioria das vezes nos esquecemos ou nunca aprendemos a fazer o certo.

Sabia que usar o ar condicionado na pista pode ser mais econômico do que abrir as janelas? Essas e outras curiosidades eu deixei em um texto aqui embaixo, confira:

Planos e seguros

Ter um plano de saúde e um seguro do carro é sempre válido. Mas, será que você tem o que mais combina com o seu perfil e que tenha um preço justo? Se você é daqueles que paga sem saber, procure mudar isso.

Um plano de saúde é bom para todo mundo. Mas, será que na sua idade e condição vale a pena no momento? Compare os preços de um plano e de consultas individuais.

Muitas pessoas vivem pagando um plano, mas nunca o usam, nem para exames. Caso você não tenha pretensão de fazer uma cirurgia ou realizar check-ups com frequência, avalie manter ou não pagando o serviço.

O mesmo acontece com o seguro do carro. Pode ser que você nem use tanto o seu carro e que o conserto dele não seja tão caro. Sua apólice pode conter proteções que raramente poderão ser acionadas.

Ou seja, veja se vale a pena continuar com o serviço ou pelo menos uma revisão do contrato – além de uma pesquisa para saber se existe um seguro mais barato e que atenda da mesma forma.

Importante: não queremos de nenhuma forma te induzir a cortar planos ou seguros, apenas que avalie os serviços e o seu perfil com cada serviço. Tudo vale a pena ser revisto na hora de procurar despesas mensais para cortar do seu orçamento financeiro.

Exercícios podem ser feitos sem dinheiro

Despesas mensais para cortar

Você paga um plano de academia? Caso a resposta seja sim, certamente você não falta nunca, não é mesmo? Se neste caso a resposta for não, é hora de ter cuidado.

É comum encontrar pessoas que pagam academia, mas não “dá as caras” a tempos. Isso só faz o seu dinheiro ir embora sem nenhum benefício.

Quer ter mais economia mesmo indo sempre a academia? Você pode trocar por uma caminhada na praça ou na praia, caso seja possível. O importante é se exercitar sem gastar muito.

Trocar a academia pelas ruas pode ser um ótimo negócio para você no momento. Enquanto organiza suas finanças, você busca alternativas para gastar menos ainda.

Tv por assinatura vale a pena?

A TV por assinatura pode representar um gasto considerável em seu orçamento mensal. Por isso, é importante fazer um estudo sobre a possibilidade de cortar mais essa despesa.

Assim como a academia, a TV muitas vezes é um serviço que as pessoas pagam e não usam tanto, o que acaba não valendo a pena. Não para em casa ou não tem tempo de ver a programação, esses podem ser indícios para o cancelamento.

Quem tem esse tipo de serviço sabe que não é barato. E se a ideia é selecionar despesas mensais para cortar do seu orçamento, comece por aquelas que você não aproveita o benefício!

Economize com telefone e celular

Ter um telefone fixo pode ser vantajoso para algumas pessoas, como aquelas que trabalham prestando serviços e precisam de contato com os clientes.

Agora, se você não se encaixa nesse perfil, pode aproveitar para economizar com o telefone. Hoje em dia é mais fácil se comunicar por celular, além de chamadas, a vantagem dos aplicativos de mensagens que dispensam a ligação.

Mas, é preciso ficar atento ao seu plano de celular, por exemplo. Será que você escolheu o melhor para você? Não adianta muito ter um pacote que te dá ligações gratuitas se você usa mais a internet, ou vice-versa.

Confira o seu plano, tanto de telefone e celular e veja o que vale a pena ou não continuar pagando. Visto que o telefone fixo cobra um plano mensal caro e o celular um serviço que não seja adequado para você.

Lazer sim, gastar não!

Despesas mensais para cortar

Todo mundo merece ter um bom lazer de vez em quando, não é mesmo? Ainda mais no final daquela semana cansativa de trabalho ou estudos. Porém, é preciso ser consciente nesse momento.

Caso o lazer faça parte dos seus gastos mensais, é possível encontrar formas de se divertir e cortar os gastos. A ida no cinema todo final de semana, ou os jantares fora de casa podem ser substituídos.

Chame a galera! Os amigos podem ajudar nessa, além de ficar mais divertido. Comprem algumas bebidas e pipoca e filme na TV. Quase sem gastos, você tem um bom passatempo.

O mesmo serve para um bom jantar. Que tal descobrir o que seus amigos cozinham de melhor? Assim você consegue colocar mais despesas mensais para cortar de vez na lista.

De olho no cartão de crédito

Ele faz o papel de salvador ou vilão do seu orçamento. Isso só vai depender de como você o usa no dia a dia. E o melhor jeito de comprar, é tendo um planejamento financeiro.

Se você planeja é porque precisa, e o que está fora dos seus objetivos, é gasto a mais, muitas vezes sem necessidade. E o cartão de crédito pode te levar a falsa sensação de dinheiro.

Fique de olho no cartão e use para te ajudar naquelas compras do cotidiano, sem exageros, procurando fugir de parcelamento e juros.

Despesas mensais para cortar de vez – vícios

Quando você decide que está na hora de cuidar do seu orçamento, este também é um ótimo momento para dar início a um novo estilo de vida e abandonar maus hábitos e vícios.

Fumar e beber por exemplo, são hábitos que levam o seu dinheiro sem que você perceba. Mas, no final do mês as contas chegam e você percebe que ficou sem dinheiro, e com certeza algum erro aconteceu.

Com determinação e foco você consegue ter uma vida melhor. E é isso que esperamos que aconteça por aí!

Ganhar mais pode não ser a saída

Despesas mensais para cortar

Quem chegou até aqui encontrou boas dicas de como encontrar as despesas mensais para cortar do seu orçamento. Porém, muitos podem pensar que o problema pode estar em ganhar pouco.

Para quem não tem um planejamento, ganhar mais não vai resolver muita coisa. Mais dinheiro só vai representar mais gasto para quem não é controlado.

Começar uma organização é essencial – veja aqui como fazer isso!

Gostou das dicas? Está pronto para escolher as despesas mensais para cortar do seu orçamento daqui para frente?

Leonardo Jacomini da Foregon.

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 2,00)
Loading...