Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Educação financeira desde a infância: quais os benefícios?

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você já parou para pensar em como vai instruir os seus filhos para que eles tenham uma relação saudável com o dinheiro? Calma! Se você ainda não sabe a resposta para essa pergunta, vamos mostrar como a educação financeira pode te guiar durante esse caminho de aprendizagem.

Por isso, preparamos este artigo que vai apresentar os principais benefícios de investir em uma boa educação financeira dentro de casa.

Mas, antes que você veja mais detalhes, já vamos adiantar que a educação financeira exige prática, foco e estudo. Portanto, é essencial se comprometer um pouco a cada dia para que você consiga alcançar seus objetivos pessoais e passar os conhecimentos para os seus filhos.

O que você procura?

Entenda o conceito de educação financeira

A educação financeira não pode ser resumida apenas como o ato de economizar dinheiro de vez em quando ou até mesmo cortar uma despesa do seu orçamento.

Ela é, portanto, um conjunto de ações que vai proporcionar uma relação mais equilibrada com o dinheiro.

Em outras palavras, a educação financeira acontece quando a pessoa tem a consciência e atitudes necessárias para diminuir despesas, aumentar ganhos, investir e acumular riqueza.

Tudo isso alinhado aos conhecimentos que ela adquiriu ao longo do tempo. Portanto, quando você é educado financeiramente, é capaz de tomar decisões mais assertivas e coerentes com a sua situação financeira.

Benefícios de ter uma educação financeira desde muito cedo

Quando você decide que vai investir em uma educação financeira dentro da sua casa, é interessante entender quais são os benefícios que essa mudança de atitude traz para você e seus filhos:

  • Oportunidade de compreender melhor como funcionam os hábitos de consumos atuais e o que é preciso fazer mudá-los ou mantê-los;
  • Maior controle do orçamento doméstico;
  • Assumir as responsabilidades em relação ao uso do dinheiro;
  • Possibilidade de cortar  itens desnecessários;
  • Consumo de maior qualidade e seletivo na hora de fazer compras;
  • Vida mais equilibrada no geral, isso porque as decisões são feitas com mais responsabilidade;
  • Noção de que o dinheiro tem um valor limitado;
  • Incentivo para que você e seus filhos busquem concretizar planos futuros, metas e objetivos.

É importante falar sobre educação financeira?

Você pode e deve introduzir esse assunto no núcleo familiar desde muito cedo. Assim, a educação financeira começa a fazer parte da rotina da sua família de uma forma saudável, e não forçada.

Lembre-se que esse conjunto de práticas será essencial para ajudar o seu filho em todas as etapas da vida dele. O segredo aqui é ir trazendo o tema aos poucos e mostrar de forma lúdica (dependendo da idade da criança) como o dinheiro é importante e como ele deve ser usado.

Importante: não se esqueça que você precisa dar o exemplo dentro de casa, ou seja, mostre que você também faz o bom uso do dinheiro. Assim, seus filhos vão aprendendo como é possível ganhar, economizar e investir no dinheiro deles.

Conteúdos úteis para você

Vale a pena continuar sua jornada aqui na Foregon e conhecer outros artigos que preparamos para você:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com as nossas dicas. Qualquer dúvida ou sugestão, envie seu comentário aqui para que possamos responder. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.