Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Empreendedores mais velhos possuem altas chances de conseguirem crédito

Escrito por Sabrina Vansella

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Ser um empreendedor no Brasil, aumenta as chances dos bancos disponibilizarem créditos. Por outro lado, os jovens empresários estão em desvantagem ao comparar com os empreendedores da terceira idade. Pois aqueles que possuem mais de 65 anos, conseguem com mais facilidade obter uma resposta positiva diante as solicitações de crédito.

Com base na pesquisa "O Impacto da pandemia do coronavírus nos Pequenos Negócios", realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais da metade (66%) dos empreendedores com mais de 65 anos, que buscaram instituições financeiras, conseguiram os empréstimos.

Ao comparar com empreendedores mais novos, a diferença acaba sendo maior, por exemplo: com empresários de até 24 anos, apenas 35% das solicitações de crédito tiveram resultados positivos.

O que você procura?

A idade é um discrepante ao solicitar o empréstimo?

O Sebrae também acrescentou na pesquisa que outros requisitos são levados em consideração pelos bancos. Além da experiência de gestão, são analisados os históricos bancários, o que acaba influenciando diretamente no resultado. Ou seja, a idade não é um fator determinante, mas sim a credibilidade construída com o banco ao longo dos anos.

Portanto, conforme a idade do empreendedor aumenta, maiores as chances de sucesso ao pedir o crédito. Pois ao focar no público de 35 e 45, 51% dos empresários tiveram sucesso; entre os de 46 e 55 anos, 53% de êxito e na faixa etária de 56 e 65 anos, 57%.

Mulheres em destaque

Foi analisado que, além dos empreendedores idosos, as mulheres ganham destaque em relação as solicitações positivas quando comparadas aos homens. A taxa de sucesso entre mulheres é de 54% das solicitações, já com os homens, esse percentual cai para metade dos pedidos.

O Sebrae compartilhou que, desde abril de 2020, as pesquisas apontam um aumento nos pedidos e na concessão de crédito para pequenos empresários. Em decorrência da pandemia, em abril do ano passado, 30% das empresas procuraram crédito, mas apenas 11% obtiveram uma resposta positiva. Mas neste ano o cenário mudou, até maio de 2021 metade dos pequenos negócios haviam recorrido a crédito, e 52% conseguiram!

Gostou do nosso conteúdo?

Realizamos esse artigo com base nas informações disponibilizadas pela Agência Brasil. Caso tenha gostado não esqueça de curtir. Se tiver alguma dúvida, faça um comentário. Até breve!

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.