Como Funciona um Empréstimo com Garantia de Moto?
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), quase 40% dos entrevistados em abril de 2023 pretendiam solicitar crédito nos três meses seguintes. Os principais motivos pelo interesse em empréstimo eram: quitação de dívidas, negócio próprio e investimento, com 35,7%, 22,6% e 21,6%, respectivamente.

Em todos estes casos, inclusive, o consumidor pode contar com o empréstimo com garantia de moto, uma modalidade que permite a obtenção de crédito em valores elevados, e que pode ser usado para diversas finalidades, conforme mostramos a seguir.
O que você procura?
Como funciona o empréstimo com garantia de moto?
Também conhecido como refinanciamento de moto, essa modalidade de empréstimo com garantia permite que o proprietário do bem o utilize como garantia de pagamento das parcelas. Portanto, o contrato de concessão de crédito é feito mediante a alienação fiduciária da moto, com isso, em caso de inadimplência, a instituição financeira credora pode obter a posse do bem e leiloá-lo, a fim de quitar a dívida vigente.
Vale destacar, entretanto, que antes de tomar essa ação, é comum que as credoras entrem em contato com o cliente para negociar as parcelas devidas, pois a tomada de posse e posterior leilão não são considerados vantajosos.
Qual é a diferença entre financiamento e refinanciamento de moto?
A principal diferença entre financiamento e refinanciamento de moto é o objetivo da tomada de crédito. Sendo assim, enquanto no financiamento o dinheiro deve ser utilizado para adquirir a moto, especificamente, no refinanciamento o solicitante já possui o veículo e o utiliza como garantia para conseguir a aprovação do crédito. A partir daí, a quantia obtida, por sua vez, será usada para outras finalidades, como quitação de dívidas, viagens, financiamento de estudos e afins, ficando a critério do cliente.
Qualquer pessoa pode solicitar empréstimo com garantia de moto?
De modo geral, o empréstimo com garantia de moto é considerado uma modalidade de grande abrangência, ou seja, diversos perfis de consumidores podem solicitá-lo, inclusive negativados, desde que cumpra alguns requisitos, são eles:
- ter a partir de 18 anos de idade;
- comprovar renda através de extratos bancários, holerites, contratos de trabalho ou outros documentos;
- possuir uma moto seu nome;
- a moto deve estar com a documentação em dia;
- ter uma conta bancária corrente, poupança ou de pagamento, para recebimento do empréstimo.
A moto precisa estar no meu nome para ser usada no empréstimo?
Sim, conforme mencionado no tópico anterior, um dos principais requisitos para aprovação no pedido de empréstimo com garantia de moto, é que o bem esteja no nome do solicitante. Desse modo, não é permitido utilizar motos ou outros veículos de terceiros, seja pai, mãe, cônjuge e outros.
Documentos necessários para fazer um empréstimo com garantia de moto
Quando é feito o pedido de empréstimo com garantia de moto, as instituições financeiras podem solicitar diversos tipos de documentos, a depender da política de crédito vigente. No entanto, os mais comuns e considerados obrigatórios são:
- documento de identificação com foto, como CNH ou RG;
- CPF;
- comprovante de residência, como contas de consumo, condomínio ou fatura do cartão de crédito;
- certidão de nascimento, se for solteiro, ou certidão de casamento, se estiver casado;
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- Certificado de Registro de Veículo (CRV);
- comprovante de renda;
- contrato de financiamento ou compra da moto.
É possível usar uma moto que não está quitada?
Sim, é comum que as instituições financeiras aceitem motos que não estão quitadas, ou seja, ainda possuem contrato de financiamento vigente. Contudo, é estipulado um percentual mínimo de quitação, que pode variar entre 70% e 80% do valor. Isso significa que o proprietário já deve ter pago, pelo menos, esse percentual do valor total do bem. Caso contrário, a instituição pode reprovar o pedido de empréstimo com garantia.
É importante destacar que ao oferecer um bem como garantia que ainda não está quitado, o valor do crédito tende a ser menor, quando comparado a um veículo já pago.
Como fazer um empréstimo com garantia de moto?
O processo para solicitação e liberação do dinheiro no empréstimo com garantia de moto é considerado mais burocrático, se comparado a modalidades como crédito pessoal e consignado, por exemplo. Isso porque, por envolver um bem na operação, ocorre a análise judicial e, também, a vistoria, além da análise de crédito convencional.
Dessa forma, a modalidade é indicada para quem não tem pressa em obter o dinheiro, já que consequentemente a liberação tende a demorar um pouco mais. As etapas envolvidas nós explicamos a seguir.
- Análise de crédito: a primeira etapa está presente em diversas operações financeiras, e tem como objetivo avaliar o perfil de consumo e pagamento do solicitante, além de analisar a renda e a quantia desejada pelo mesmo.
- Análise jurídica: momento em que os documentos da moto são analisados, com o intuito de identificar se há alguma pendência vinculada ao bem, como alienação fiduciária, financiamento ou outro tipo de dívida e/ou contrato.
- Vistoria: em seguida, é realizada a vistoria no veículo, para verificar o estado de conservação da moto, tempo de uso e valor do item perante o mercado. A vistoria é feita por um profissional e o custo é de responsabilidade do proprietário. Além disso, a análise de crédito junto à vistoria são os principais fatores de impacto na aprovação do crédito, bem como no valor que será concedido e a taxa de juros aplicada.
- Formalização do contrato: então, se aprovado nas três etapas anteriores, a instituição apresentará uma proposta de crédito, em que deve constar o valor que será concedido, custo efetivo total (CET) da operação, taxa de juros, prazo de pagamento e outros detalhes. Se após ler cuidadosamente o documento, o consumidor concordar, basta assinar o contrato e formalizá-lo junto à credora.
A liberação do dinheiro ocorre após finalização da formalização do contrato, entretanto, cada instituição conta com um prazo diferente. Entre os parceiros da FinanZero, por exemplo, a quantia é liberada em até 48 horas úteis após assinatura do contrato.
Quais são as vantagens do empréstimo com garantia de moto?
Apesar de ser considerado um pouco burocrático, o empréstimo com garantia de moto conta com diversas vantagens que devem ser observadas:
- taxas de juros mais baixas, pois há a inclusão de um bem como garantia de pagamento;
- liberação de valores elevados, que podem chegar a até 90% do preço do bem;
- prazo de pagamento estendido;
- aprovação para diversos perfis de consumidores, inclusive negativados;
- o dinheiro pode ser usado em inúmeras finalidades, como viagens, dívidas, estudos, festas e outros.

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário