Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo com garantia de veículo: conheça os mitos e verdades

Por Sabrina VansellaPublicado em

O empréstimo com garantia de veículo não é conhecido por muitas pessoas, e pode até mesmo causar certo receio. Nessa modalidade de empréstimo, a instituição financeira utiliza o veículo do solicitante como uma garantia de que o valor será pago. Se você está interessado em fazer essa solicitação de crédito, continue a leitura do artigo para entender os principais mitos e verdades que rodeiam esse assunto.

Mitos e verdades do empréstimo com garantia de veículo

Ter acesso à informação permite que você faça decisões mais assertivas para o seu planejamento financeiro, até mesmo em situações em que a melhor opção é recorrer a um empréstimo com garantia de veículo. Conheça os principais mitos e verdades sobre esse tipo de empréstimo:

1. É preciso adiantar um valor para contratar o empréstimo com garantia de veículo

Mito. Nenhuma instituição financeira confiável solicita pagamentos adiantados para qualquer modalidade de empréstimo. Afinal, nesse tipo de obtenção de crédito o valor emprestado será pago através das parcelas, mas é possível antecipar as parcelas de pagamento.

2. Ao contratar o empréstimo com garantia de veículo você perderá seu carro

Mito. Nessa modalidade, só há a possibilidade de perder o seu carro para a instituição financeira caso as parcelas não forem pagas corretamente. Enquanto o pagamento acontecer, você poderá continuar utilizando o seu veículo normalmente.

Por isso, antes de contratar esse tipo de crédito, tenha certeza que os valores das parcelas cabem no seu orçamento e que você não ficará inadimplente no futuro.

3. É um dos empréstimos que mais vale a pena

Verdade. As instituições financeiras costumam cobrar altas taxas de juros por conta das chances de inadimplência do credor. No caso do empréstimo com garantia de veículo, as taxas de juros costumam ser mais baixas, visto que o solicitante possui um bem em mãos que poderá ser utilizado para quitar a quantia devida.

4. O prazo para pagar é maior

Verdade. Tudo depende da instituição financeira que você for contratar o crédito, mas os prazos costumam ser de até cinco anos para quitar o empréstimo. A definição de um prazo acontece no momento da negociação, onde também são discutidos os valores, taxas de juros, riscos, entre outras informações.

5. Precisa ter um veículo no nome

Verdade. A base dessa modalidade crédito é a garantia de um veículo no nome do solicitante. Para diminuir as chances de inadimplência, a instituição financeira exige que o contratante tenha um veículo em seu nome.

6. O veículo fica no nome da instituição financeira

Mito. O veículo usado como garantia continuará no nome do proprietário. A garantia apenas aliena o veículo, de forma que a posse será sua, mas a propriedade será da instituição financeira até o fim das parcelas. Ou seja, durante esse período, você não poderá vender o veículo.

7. É preciso comprovar a renda para ser aprovado

Verdade. Grande parte das solicitações de crédito exigem a comprovação de renda na hora aprovação. No entanto, alguns bancos oferecem essa modalidade de crédito sem comprovação de renda, mas isso pode acarretar em maiores taxas de juros.

Descomplicamos?

A Foregon descomplica os bancos. Você sabia que por aqui é possível consultar o seu score de crédito gratuitamente e ainda receber diversas indicações de produtos e serviços financeiros? Faça a consulta de CPF gratuita e segura:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se restou alguma dúvida, deixe um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empréstimo Débito em Conta [O que é, Características, Taxas]

Empréstimo com Dinheiro Guardado Nubank: Como Contratar?

Empréstimo com Garantia de Terreno: Conheça e Veja Onde Pedir

Empréstimo imobiliário: dicas para contratar

Beneficiários do Auxílio Brasil podem fazer empréstimo na Caixa?

Uber Lança Empréstimo Para Motoristas

Entenda se a CredFácil é confiável antes de solicitar crédito

Empréstimo consignado empresa privada: entenda como funciona