Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo consignado empresa privada: entenda como funciona

Por Sabrina VansellaPublicado em

O empréstimo consignado costuma ser conhecido por aposentados, servidores públicos pensionistas do INSS, mas você sabia que também existe o empréstimo consignado empresa privada? Nessa modalidade, trabalhadores do mercado privado também podem conseguir crédito e aproveitar taxas de juros mais atrativas. 

Para conseguir fazer a solicitação, o trabalhador de empresa privada precisa preencher alguns requisitos. Continue a leitura do artigo e saiba mais!

Como funciona o empréstimo consignado empresa privada?

No empréstimo consignado empresa privada as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores. Devido a baixa chance de inadimplência, a taxa de juros costuma ser mais baixa do que os empréstimos pessoais oferecidos no mercado. 

Para conseguir o empréstimo consignado empresa privada é preciso trabalhar sob regime CLT e as parcelas são pagas automaticamente no dia do pagamento do salário. O grande diferencial é que não há possibilidade de atrasar o pagamento, pois o salário cairá na conta já descontado da parcela do empréstimo.

Diferença entre empréstimo consignado público e privado

O empréstimo consignado público e privado apresentam semelhanças no que diz respeito ao pagamento das parcelas serem descontados automaticamente do salário ou benefício do contratante.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A principal diferença entre os dois é que em empresas privadas o pagamento é descontado do salário do trabalhador, que já recebe o valor em conta descontado. Além disso, no empréstimo privado a empresa precisa ter um convênio com outra instituição para oferecer a modalidade. Já no empréstimo consignado público, as instituições públicas garantem o pagamento do empréstimo.

Existem outros pontos que também diferem o empréstimo consignado público do privado, pois os juros do consignado público costumam ser mais baixos do que os privados, já que costumam apresentar mais estabilidade a longo prazo e no caso do privado os trabalhadores podem ser desligados da empresa e perder sua renda.

Margem consignável do empréstimo consignado empresa privada

A margem consignável do empréstimo consignado empresa privada é a mesma que a do empréstimo consignado público. Ou seja, para quem deseja solicitar esse tipo de empréstimo pode comprometer até 35% de seu salário líquido com parcelas do crédito.

Quem não pode fazer empréstimo consignado?

Apenas trabalhadores em regime CLT em empresas com convênio que oferecem a modalidade de empréstimo consignado privado podem fazer a solicitação. Portanto, não podem solicitar esse tipo de empréstimo trabalhadores:

  • Temporários;
  • Autônomos;
  • Freelancers;
  • Estagiários;
  • Menor aprendiz;
  • Prestadores de serviços.

Trabalhadores negativados podem solicitar o empréstimo consignado privado, visto que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, mas a aprovação está sujeita à análise de crédito da instituição financeira.

Como descobrir se a empresa oferece empréstimo consignado privado?

Para descobrir se a empresa que você trabalha oferece empréstimo consignado privado, entre em contato com o departamento de Recursos Humanos ou converse com os colegas de trabalho. 

Caso ela ainda não ofereça, faça uma sugestão para que a empresa tenha um convênio e passe a oferecer esse benefício aos colaboradores.

Informamos?

Se a empresa em que você trabalha não oferece essa modalidade de crédito, faça a consulta de CPF grátis na Foregon e receba indicações de produtos e serviços financeiros com mais chances de aprovação para o seu perfil:

Proteja seu CPF grátis e receba alertas

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Proteger CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se gostou do artigo, não esqueça de curtir.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empréstimo Débito em Conta [O que é, Características, Taxas]

Empréstimo com Dinheiro Guardado Nubank: Como Contratar?

Empréstimo com Garantia de Terreno: Conheça e Veja Onde Pedir

Empréstimo imobiliário: dicas para contratar

Beneficiários do Auxílio Brasil podem fazer empréstimo na Caixa?

Uber Lança Empréstimo Para Motoristas

Entenda se a CredFácil é confiável antes de solicitar crédito

Empréstimo consignado empresa privada: entenda como funciona