Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo consignado: quando posso fazer o cancelamento?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Solicitou um empréstimo consignado e se arrependeu? Fique tranquilo, saiba que isso é mais comum do que parece e existem leis para auxiliar essa situação. Continue a leitura do artigo e entenda como cancelar um contrato.

Posso cancelar um empréstimo consignado?

Mesmo que a contratação tenha sido presencialmente, por telefone ou internet, as regras de cancelamento do empréstimo consignado são iguais para todas as situações. Caso você tenha se arrependido de contratar esse serviço, saiba que é possível resolver esse problema. No entanto, apenas o titular pode fazer isso e ele deve seguir algumas regras.

Prazo de cancelamento do empréstimo consignado

O Projeto de Lei 3.315/15 determinou que não é preciso justificar o motivo da desistência do empréstimo consignado. Mas, o titular do benefício só tem sete dias após o dinheiro cair na conta para fazer o cancelamento do empréstimo.

Situações em que o contratante foi lesado

Foram estabelecidas algumas medidas para evitar que o contratante seja enganado. Portanto, as instituições financeiras devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor e garantir que o cliente tenha conhecimento de informações, como:

  • Custo efetivo total do empréstimo e descrição de cada elemento;
  • Taxa de juros mensal, de mora e total de encargos cobrados;
  • Quantidade de parcelas e validade da oferta (mínimo dois dias);
  • Nome e endereço do fornecedor;
  • Direito de liquidar o contrato antes do prazo previsto.

Caso você não tenha sido informado regularmente ou se sentiu enganado de alguma forma após a contratação do empréstimo, é possível reclamar formalmente na própria instituição financeira, Banco Central ou Procon.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como faço para cancelar um empréstimo consignado?

O cancelamento do empréstimo consignado pode ser feito diretamente com a instituição financeira contratada, mas deve estar dentro do prazo legal de sete dias após o recebimento do valor na conta.

Para isso, o titular do benefício deve entrar em contato com o banco através dos canais de atendimento digitais ou presenciais e registrar o pedido de cancelamento.

Após a solicitação ser aceita, a instituição financeira deve disponibilizar um formulário para o cancelamento do empréstimo. Esse formulário deve constar informações como: identificação do beneficiário, a quantia contratada e o Imposto de Operações Financeiras, que deverão ser devolvidos. 

Após o receber o formulário e as instruções, o contratante tem o prazo de um dia útil para devolver o valor emprestado e a instituição financeira possui o prazo de três a seis dias úteis para retirar o seu nome do contrato e liberar a margem consignável junto ao INSS. 

Perguntas Frequentes (FAQ)

Qual o prazo máximo para cancelar o empréstimo consignado?

Está estabelecido na lei 3.315/15 o prazo máximo de até sete dias após o dinheiro cair na conta para fazer o cancelamento do empréstimo consignado.

É preciso justificar o motivo para cancelar o empréstimo consignado?

Não, a regra cita que não é preciso justificar o motivo para cancelar o empréstimo consignado.

Posso cancelar o empréstimo consignado após o prazo máximo?

Após o prazo máximo o empréstimo consignado não é mais elegível para ser cancelado. No entanto, é possível realizar a portabilidade de consignado.

Descomplicamos?

Receba mais conteúdos que descomplicam sua vida financeira, siga a Foregon nas redes sociais: YouTubeFacebook e Instagram.

Até breve! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

A empresa meutudo é confiável? Veja como ela funciona

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado? Entenda

Empréstimo para BPC 2022: veja as regras para solicitar

Empréstimo Bemol: características, vantagens e como solicitar

Fiz um empréstimo no Nubank, posso fazer outro?

O que é empréstimo compulsório?

Empréstimo com agiota: conheça os riscos