Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Empréstimo no cartão de crédito: como recuperar seu poder de compra

Por Sabrina VansellaPublicado em

Muitos brasileiros não estão cientes, mas é possível solicitar empréstimo no mercado utilizando o cartão de crédito. Nessa opção, a instituição financeira irá debitar as parcelas mensais diretamente da fatura do cartão. Para obter mais informações sobre este assunto, recomendamos a leitura do artigo a seguir.

Antes de iniciar, é importante lembrar que essa modalidade de empréstimo pode ter juros mais elevados do que outras opções, portanto é recomendável estudar as condições antes de tomar uma decisão. Além disso, é importante considerar se a sua renda é suficiente para arcar com as parcelas mensais, para evitar dificuldades financeiras.

O que você procura?

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

O empréstimo com cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo pessoal convencional, onde o valor do empréstimo é creditado diretamente na conta corrente ou poupança escolhida pelo solicitante. A diferença é que a cobrança das parcelas é feita mensalmente na fatura do cartão de crédito.

É importante destacar que, assim como em outros tipos de empréstimo, o empréstimo com cartão de crédito também conta com taxas de juros, que podem ser altas dependendo da instituição financeira. Além disso, caso o solicitante atrase o pagamento de alguma parcela, pode haver cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras  (IOF).

Antes de solicitar um empréstimo com cartão de crédito, é importante avaliar a necessidade do crédito e se é possível arcar com as parcelas mensais. É recomendado fazer uma simulação de juros e outras taxas para ter uma noção do valor total a ser pago. Além disso, é importante verificar se o seu cartão de crédito possui limite suficiente para atender à sua necessidade de crédito.

Como fazer um empréstimo no cartão de crédito?

Nem todas as instituições financeiras oferecem o empréstimo no cartão de crédito. Por isso, é importante conferir se essa é uma opção viável no seu banco.

Caso você já tenha entrado em contato com a sua instituição financeira e visto que essa modalidade está disponível, tire a dúvida se ela utilizará seu limite do cartão ou não para conceder o empréstimo.

Taxas e juros do empréstimo com cartão de crédito

Além disso, fique atento aos juros cobrados, pois em determinados bancos eles podem ser altos, visto que a instituição financeira não possui uma garantia que você vai cumprir com sua parte do acordo de pagar todas as parcelas corretamente.

Conheça as principais taxas cobrada por empréstimo no cartão de crédito de diversos bancos:

Instituição financeira Taxa de juros (% ao mês) Taxa de juros (% ao ano)
Banco Safra 1,82 24,23
Caixa Econômica Federal 1,86 24,75
Banco Inter 2,06 27,74
C6 Bank 3,15 45,16
Banco do Brasil 4,01 60,25
Nubank 4,19 63,64
Itaú Unibanco 4,22 64,27
Santander 4,98 79,08
Bradesco 6,81 120,46
Crefisa 20,10 800,29

Dica: todas as taxas de juros podem sofrer alterações. Portanto, acesse o site do Banco Central regularmente antes de contratar qualquer tipo de empréstimo.

Vale a pena fazer empréstimo com cartão de crédito?

Fazer um empréstimo com cartão de crédito pode ser uma opção vantajosa em algumas situações, mas isso dependerá das condições oferecidas pelo banco ou instituição financeira e da capacidade financeira do solicitante.

Se as taxas de juros e outras taxas oferecidas no crédito rotativo forem competitivas e o solicitante possuir capacidade financeira para arcar com as parcelas, um empréstimo com cartão de crédito pode ser uma opção vantajosa, pois é mais fácil de ser aprovado do que outras modalidades de empréstimo e o valor é creditado diretamente na conta do solicitante.

Por outro lado, se as taxas de juros e outras taxas oferecidas forem altas e o solicitante não tiver capacidade financeira para arcar com as parcelas, o empréstimo com cartão de crédito pode se tornar uma opção desvantajosa, pois pode levar a dívidas e problemas financeiros.

Como citamos, antes de solicitar um empréstimo com cartão de crédito, é importante fazer uma simulação de juros e outras taxas, avaliar a necessidade do crédito e verificar se você possui capacidade financeira para arcar com as parcelas mensais.

Atente-se ao score de crédito

É importante também lembrar que, assim como outras modalidades de empréstimo, o empréstimo com cartão de crédito pode afetar negativamente o seu score de crédito caso você não consiga pagar as parcelas em dia.

Portanto, antes de tomar a decisão de solicitar o empréstimo, é fundamental avaliar se realmente é necessário e se você possui capacidade financeira para arcar com as parcelas mensais.

Perguntas frequentes (FAQ)

Tem como fazer empréstimo com cartão de crédito?

Sim, é possível fazer empréstimo no cartão de crédito. Você pode contratar o mesmo valor do seu limite ou uma porcentagem dele. Então, paga em parcelas, com acréscimo de juros, diretamente na fatura do cartão.

Quais bancos fazem empréstimo com cartão de crédito?

O empréstimo no cartão é chamado de saque emergencial, que é oferecido pela maioria dos cartões de crédito. Basta ir até o caixa eletrônico e solicitar o saque, consultar as regras e concluir a transação.

Como pegar dinheiro do cartão de crédito parcelado?

Vá até um caixa eletrônico do seu banco ou do Banco24Horas, insira o cartão de crédito e selecione a opção "Saque". Você irá sacar parte do limite do cartão e pagar parcelado, diretamente na fatura.

Descomplicamos?

Aqui na Foregon você pode consultar o seu score de crédito gratuitamente e receber indicações de produtos e serviços financeiros com mais chances de aprovação para o seu perfil. Clique em "Consultar CPF grátis":

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Se gostou do artigo, não esqueça de curtir. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Foregon: Como Funciona a Solicitação de Empréstimos?

Empréstimo Débito em Conta [O que é, Características, Taxas]

Empréstimo com Dinheiro Guardado Nubank: Como Contratar?

Como usar seu Terreno como Garantia para Obter um Empréstimo

Empréstimo imobiliário: dicas para contratar

Beneficiários do Auxílio Brasil podem fazer empréstimo na Caixa?

A CredFácil é Confiável? Confira

Empréstimo consignado empresa privada: entenda como funciona