Empréstimo ou cartão de crédito?
Muitas vezes pensamos que crédito se diferencia do empréstimo. Mas na verdade, os dois são subjetivos, ambos são tomada de crédito para saldar uma dívida. O que as vezes pode criar uma diferenciação no entendimento dos termos, na maioria das vezes, é que empréstimo passa uma ideia de fora de controle, ou inadimplência. Já o crédito é visto como algo positivo, credibilidade. Mas afinal, empréstimo ou cartão de crédito? o que escolher?

Como falamos em outro post, os juros do cartão de crédito podem passar dos 300% ao ano. Pegar um empréstimo com cartão de crédito pode ser um perigo, pois os juros podem "enrolar" o cliente ainda mais.
Se compararmos as taxas de juros o empréstimo sai mais em conta, pois pelas taxas de juros, o do cartão pode chegar a mais de 10% ao mês, enquanto o do empréstimo, variam de 4% a 6% a.m.
O Banco Central, disponibiliza um recurso online, a Calculadora do Cidadão. Nessa plataforma é possível simular os meses para pagar a dívida, taxas e valor total financiado.
Pesquise e analise
Mas fique atento! Muitas vezes não é possível utilizar o cartão para crédito pelo valor do limite. Mas o empréstimo pode salvar as dívidas do cartão, entenda: Se você gastou um pouco a mais na fatura e não conseguiu pagar, você pode entrar no rotativo, e pelas novas leis, o consumidor poderá usar este recurso somente por 30 dias, no mês subsequente deverá parcelar a dívida. O problema pode estar aí. O parcelamento do cartão pode custar caro, como dissemos neste post, então a saída pode ser um empréstimo bancário, compensando pelas taxas menores.
Pesquise! Nossa dica para você que procura uma solução para conseguir o crédito é sempre pesquisar. Veja com a sua administradora do cartão todas as taxas cobradas. O mesmo com o empréstimo, consulte todas as condições e em mais de um banco. Ah, e lembre-se de perguntar pelo CET (Custo Efetivo Total), que é o valor real do que você vai pagar ao final do empréstimo de crédito.
Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários! Até a próxima.

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -
Deixe seu comentário