Foregon.comConteúdos

Empréstimo ou cartão de crédito?

Por Leonardo JacominiPublicado em
Compartilhe

Muitas vezes pensamos que crédito se diferencia do empréstimo. Mas na verdade, os dois são subjetivos, ambos são tomada de crédito para saldar uma dívida. O que as vezes pode criar uma diferenciação no entendimento dos termos, na maioria das vezes, é que empréstimo passa uma ideia de fora de controle, ou inadimplência. Já o crédito é visto como algo positivo, credibilidade. Mas afinal, empréstimo ou cartão de crédito? o que escolher?

Como falamos em outro post, os juros do cartão de crédito podem passar dos 300% ao ano. Pegar um empréstimo com cartão de crédito pode ser um perigo, pois os juros podem "enrolar" o cliente ainda mais.

Se compararmos as taxas de juros o empréstimo sai mais em conta, pois pelas taxas de juros, o do cartão pode chegar a mais de 10% ao mês, enquanto o do empréstimo, variam de 4% a 6% a.m.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O Banco Central, disponibiliza um recurso online, a Calculadora do Cidadão. Nessa plataforma é possível simular os meses para pagar a dívida, taxas e valor total financiado.

Pesquise e analise

Mas fique atento! Muitas vezes não é possível utilizar o cartão para crédito pelo valor do limite. Mas o empréstimo pode salvar as dívidas do cartão, entenda: Se você gastou um pouco a mais na fatura e não conseguiu pagar, você pode entrar no rotativo, e pelas novas leis, o consumidor poderá usar este recurso somente por 30 dias, no mês subsequente deverá parcelar a dívida. O problema pode estar aí. O parcelamento do cartão pode custar caro, como dissemos neste post, então a saída pode ser um empréstimo bancário, compensando pelas taxas menores.

Pesquise! Nossa dica para você que procura uma solução para conseguir o crédito é sempre pesquisar. Veja com a sua administradora do cartão todas as taxas cobradas. O mesmo com o empréstimo, consulte todas as condições e em mais de um banco. Ah, e lembre-se de perguntar pelo CET (Custo Efetivo Total), que é o valor real do que você vai pagar ao final do empréstimo de crédito.

Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários! Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Leonardo Jacomini

Jornalista e Produtor de Conteúdo Multimídia. Gosta de escrever sobre dicas úteis para o dia a dia, ainda mais quando o tema é economizar. Adora livros e assistir filmes e séries em seu tempo livre.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Cartão de crédito

    Cartão de TODOS Corinthians: benefícios e como solicitar

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Cartão de crédito