Foregon.comConteúdos

Endosso de cheque: quando assinar no verso do cheque?

Por Luma HolandaPublicado em
Compartilhe

Com a popularização do cartão de crédito e débito, o cheque teve o seu uso diminuído. Entretanto, essa forma de pagamento ainda é utilizada e, mesmo depois de tantos anos, gera dúvidas no consumidor: como preencher um cheque? Como endossar um cheque? Quando preciso assinar no verso do cheque?

Por mais que muitas pessoas ainda possuam e utilizem o talão de cheque como forma de pagamento, algumas ainda não entendem a razão de alguns cheques serem diferentes de outros. E, como o nosso objetivo é descomplicar, neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas.

O que é endosso de cheque?

Endossar, dentre outros significados, quer dizer transferir o direito a favor de alguém, ou seja, endossar um cheque é quando você transfere um cheque que é seu, para outra pessoa. Achou complicado? Não se preocupe! Vamos te dar um exemplo: alguém te devia um pagamento e, para quitar, pagou com um cheque. Você, quando foi pagar algo ou alguém, usou esse mesmo cheque como a sua forma de pagamento.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Ao endossar um cheque, você deve assinar os seus dados, como endereço e telefone, no verso do documento. Existem duas formas de fazê-lo. Confira:

Endosso em branco: é quando você assina o verso do cheque, mas não identifica quem será o novo indivíduo beneficiado.

Endosso em preto: você assina o verso do cheque e identifica o nome completo do novo indivíduo beneficiado.

Outras formas de assinar um cheque

Para que você não saia deste artigo com dúvidas sobre como preencher um cheque, iremos falar sobre as outras formas de utilizá-lo corretamente. Confira:

Cheque nominal

Um cheque nominal é quando o verso do cheque possui o nome do beneficiário do pagamento. Portanto, nesse caso, você deve inserir o nome da pessoa que está recebendo o cheque. Desta forma, somente ela poderá resgatar o valor no banco.

Cheque pré-datado

O cheque pré-datado significa que você define uma data para a beneficiário compensar o cheque, ou seja, a pessoa que receber só poderá ir ao banco resgatar ou efetuar o depósito em conta, a partir da data estipulada no cheque.

Portanto, ao preencher um cheque pré-datado, é necessário colocar a data em que você deseja que o cheque seja descontado. Uma sugestão é colocar “Bom para:” seguido da data.

Vale ressaltar que se a pessoa não respeitar a data estipulada, você pode procurar os seus direitos junto ao Procon, porque tal ato consta como quebra de contrato.

Cheque cruzado

No caso do cheque cruzado, o valor só pode ser resgatado através de depósito, na conta do beneficiário indicado no cheque.

Para preencher um cheque cruzado, você deve preencher o documento com o valor do pagamento, data e assinatura e, para finalizar, basta fazer dois traços paralelos em um dos cantos da parte de cima do papel.

O lado positivo em cruzar um cheque é que, caso ele seja roubado, você tem tempo de sustar o cheque.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Luma Holanda

Jornalista e Analista de Marketing, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever sobre dicas financeiras e, no seu tempo livre, costuma assistir filmes e séries.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    O que é o Estatuto do Idoso? Conheça os principais direitos

  • Dicas financeiras

    Entenda os 7 princípios mais importantes da contabilidade

  • Dicas financeiras

    Conheça o Exame de Suficiência do CFC

  • Dicas financeiras

    Benefício do INSS negado? Veja como entrar com um recurso

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras