Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Consultar CNPJ pelo CPF: Passo a Passo Completo

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Imagine que você está prestes a fazer aquela compra online ou resolver alguma pendência burocrática e, de repente, te pedem o número do CPF ou CNPJ.

Esses números são mais que meros dígitos; são a chave para diversas portas no nosso dia a dia, desde abrir uma conta no banco até verificar a saúde fiscal de um negócio. Mas é possível consultar CNPJ pelo CPF? 

Já adiantamos que sim, e que essa verificação pode simplificar muitos processos, desde validar a autenticidade de uma empresa até acompanhar sua situação na Receita Federal. Com este guia, queremos descomplicar esses termos e ensinar como você pode realizar a consulta.

Consulta de CPF completa e acessível!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar meu CPF
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

O que você procura?

O que é CNPJ e CPF?

O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) são documentos oficiais utilizados no Brasil para identificação de pessoas físicas e jurídicas, respectivamente.

CPF (Cadastro de Pessoa Física)

O CPF é um documento emitido pela Receita Federal, que funciona como um registro único para cada cidadão brasileiro ou residente no Brasil, sendo fundamental para a realização de diversas atividades financeiras, sendo elas:

  • Abrir conta no banco: para começar a juntar sua grana no banco, o CPF é fundamental. Eles pedem para identificar quem você é;
  • Realizar compras: seja na loja física ou online, especialmente para aquelas compras que precisam de nota fiscal, seu CPF é solicitado para registrar a transação;
  • Conseguir crédito: na hora de solicitar empréstimos ou financiamentos, as instituições financeiras vão pedir seu CPF para analisar seu pedido;
  • Declarar imposto de renda: para acertar as contas com o leão e declarar seu imposto de renda, incluindo seus dependentes, o CPF é indispensável.

CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica)

Agora, se o CPF é o seu número na sociedade, o CNPJ é o mesmo, só que para o mundo dos negócios. Toda empresa que se preze tem um, que funciona como uma identidade no vasto mundo do comércio e das obrigações legais.

  • Abertura e registro de empresas: essencial no processo de abertura e registro de empresas, sendo utilizado em todos os documentos legais e contratuais;
  • Emissão de notas fiscais: para emitir notas fiscais de venda de produtos ou prestação de serviços, uma empresa precisa ter um CNPJ registrado;
  • Declaração na Receita Federal: utilizado para identificar a empresa perante as autoridades fiscais, possibilitando o pagamento de impostos e taxas obrigatórios;
  • Contratação: muitos estabelecimentos consultam os sócios de empresas pelo CPF para verificar a regularidade do negócio

É possível consultar CNPJ pelo CPF?

Descobrir o CNPJ de uma empresa tendo apenas o CPF de alguém em mãos é totalmente possível, e estamos aqui para mostrar como fazer isso sem complicações.

Como descobrir CNPJ pelo CPF do titular

Se você deseja ver se o seu CPF está ligado a algum CNPJ, basta dar um pulo no site da Receita Federal. Segue o passo a passo que a gente montou para você:

  1. Acesse o Site Redesim;
  2. Selecione "Minhas empresas";
  3. Cadastre-se ou faça login com os dados do gov.br;
  4. Informe o CPF do titular;
  5. Pronto, acesse informações sobre as empresas associadas ao CPF.

Consultar CNPJ MEI pelo CPF

E se você é Microempreendedor Individual (MEI), saiba que dá para checar o CNPJ atrelado ao seu CPF num piscar de olhos. Basta acessar o Portal do Empreendedor. Veja o passo a passo: 

  1. Acesse a página CCMEI
  2. Cadastre-se ou faça login com os dados do gov.br;
  3. Selecione "CPF" como tipo de consulta;
  4. Digite o número do CPF;
  5. Confira o certificado da condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) com o número do CNPJ.

Consultar CNPJ pelo nome

Alguns serviços online, além de permitir a consulta do CNPJ pelo CPF, também possibilitam a verificação pelo nome da empresa. Essas pesquisas são realizadas por meio de bases de dados públicas que indexam os nomes empresariais aos seus respectivos CNPJs. Veja o passo a passo:

  1. Vá em site Redesim;
  2. Clique em "Consultas pessoa jurídica";
  3. Vá até "Pesquisa por nome empresarial ou título do estabelecimento".
  4. Faça seu login no gov.br;
  5. Em "tipo de pesquisa" selecione "nome empresarial" ou "título do estabelecimento (nome fantasia)" 
  6. Escreva o nome da empresa no campo indicado
  7. Clique em "Pesquisar" para obter os dados.

Consultar CNPJ pelo gov.br

O portal gov.br também oferece serviços de consulta a CNPJ, garantindo o acesso a informações cadastrais. Veja o passo a passo: 

  1. Acesse o portal gov.br;
  2. Clique em "Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral", ou "Emitir Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral com código de autenticação" ou ainda "Pesquisa por Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento";
  3. Faça o login;
  4. Siga as instruções fornecidas;
  5. Confira os detalhes do CNPJ associado ao CPF consultado.

Como saber se tem algum CNPJ no meu CPF?

Imagine só: você começa a trabalhar como freelancer e precisa abrir um CNPJ. Ao dar o primeiro passo para essa nova etapa, você se depara com a surpresa de que já existe um CNPJ vinculado ao seu CPF, um cenário totalmente inesperado.

  1. No canto superior direito desta tela, faça seu cadastro ou login, inserindo seus dados;
  2. Escolha o plano Premium e a forma de pagamento;
  3. Na área MEU CPF você encontrará a opção "Empresas no nome"
  4. Descubra as empresas associadas ao seu CPF.

Além da possibilidade de conferir os CNPJs existentes em seu CPF, você também pode verificar a situação cadastral de cada empresa. 

Descobrir essas informações antecipadamente diminui as chances de enfrentar dores de cabeça com o judiciário e Receita Federal, permitindo que você prossiga com seus planos sem imprevistos ou atrasos.

Perguntas frequentes

Como posso verificar se existe um CNPJ pelo CPF?

Para descobrir se há um CNPJ associado ao seu CPF, acesse plataformas oficiais como o site da Redesim ou o Portal do Empreendedor. Lá, você pode usar seu CPF para consultar informações sobre empresas relacionadas a ele. Além disso, você também pode fazer a consulta assinando o Foregon Premium.

É possível realizar a consulta de CNPJ pelo CPF grátis?

Sim, você pode consultar o CNPJ pelo CPF gratuitamente através de serviços disponibilizados em plataformas como Redesim e CCMEI, ou diretamente nos sites da Receita Federal e do Portal do Empreendedor.

O que fazer se eu esquecer meu CNPJ?

Caso tenha esquecido o número do seu CNPJ, é possível consultá-lo gratuitamente em plataformas como a Redesim, o CCMEI, ou diretamente no site da Receita Federal, utilizando seu CPF para a pesquisa.

Quais são os passos para realizar a consulta de um CNPJ por CPF?

Para consultar um CNPJ através de um CPF, acesse uma plataforma oficial como o site da Redesim ou o Portal do Empreendedor. Faça login com os dados do gov.br, selecione a opção adequada para consulta por CPF, e siga as instruções para obter as informações desejadas sobre o CNPJ vinculado.

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.