Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Quando Endossar Cheque é Necessário? [Atualizado]

Por Luma HolandaPublicado em

Com a popularização do cartão de crédito e débito, o cheque teve o seu uso diminuído. Entretanto, essa forma de pagamento ainda é utilizada e, mesmo depois de tantos anos, gera dúvidas no consumidor: como preencher um cheque? Como endossar um cheque? Quando preciso assinar atrás do cheque?

Por mais que muitas pessoas ainda tenham e utilizem o talão de cheque como forma de pagamento, algumas ainda não entendem a razão de alguns cheques serem diferentes de outros. E, como o nosso objetivo é descomplicar, neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas.

O que você procura?

Quando preciso endossar um cheque?

Endossar, dentre outros significados, quer dizer transferir o direito a favor de alguém, ou seja, endossar um cheque é quando você transfere um cheque que é seu, para outra pessoa.

Achou complicado? Não se preocupe! Vamos te dar um exemplo: alguém te devia um pagamento e, para quitar, pagou com um cheque. Você, quando foi pagar algo ou alguém, usou esse mesmo cheque como a sua forma de pagamento.

Mulher com uma caneta na mão assinando um talão de cheque.

Ao endossar um cheque, você deve assinar os seus dados, como endereço e telefone, no verso do documento. Existem duas formas de fazê-lo. Confira:

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Endosso em branco: é quando você assina atrás do cheque, mas não identifica quem será o novo indivíduo beneficiado.
Endosso em preto: você assina atrás do cheque e identifica o nome completo do novo indivíduo beneficiado.

Outras formas de assinar um cheque

Para que você não saia deste artigo com dúvidas sobre como preencher um cheque, iremos falar sobre as outras formas de utilizá-lo corretamente. Confira:

Cheque nominal

Um cheque nominal é quando o verso do cheque possui o nome do beneficiário do pagamento. Portanto, nesse caso, você deve inserir o nome da pessoa que está recebendo o cheque. Desta forma, somente ela poderá resgatar o valor no banco.

Cheque pré-datado

O cheque pré-datado significa que você define uma data para o beneficiário compensar o cheque, ou seja, a pessoa que receber só poderá ir ao banco resgatar ou efetuar o depósito em conta, a partir da data estipulada no cheque.

Portanto, ao preencher um cheque pré-datado, é necessário colocar a data em que você deseja que o cheque seja descontado. Uma sugestão é colocar "Bom para:" seguido da data.

Vale ressaltar que se a pessoa não respeitar a data estipulada, você pode procurar os seus direitos junto ao Procon, porque tal ato consta como quebra de contrato.

Cheque cruzado

No caso do cheque cruzado, o valor só pode ser resgatado através de depósito, na conta do beneficiário indicado no cheque.

Para preencher um cheque cruzado, você deve preencher o documento com o valor do pagamento, data e assinatura e, para finalizar, basta fazer dois traços paralelos em um dos cantos da parte de cima do papel.

O lado positivo em cruzar um cheque é que, caso ele seja roubado, você tem tempo de sustar o cheque.

Descomplicamos?

No Portal da Foregon, você acompanha todos os assuntos sobre economia e finanças e ainda recebe as melhores ofertas de produtos financeiros, de acordo com o seu perfil. Consulte agora mesmo o seu CPF para aproveitar todas as vantagens!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Luma Holanda

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Semana do Consumidor 2023: Como Aproveitar as Ofertas e Promoções

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens