Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Quando Endossar Cheque é Necessário? [Atualizado]

Escrito por Luma Holanda

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Com a popularização do cartão de crédito e débito, o cheque teve o seu uso diminuído. Entretanto, essa forma de pagamento ainda é utilizada e, mesmo depois de tantos anos, gera dúvidas no consumidor: como preencher um cheque? Como endossar um cheque? Quando preciso assinar atrás do cheque?

Por mais que muitas pessoas ainda tenham e utilizem o talão de cheque como forma de pagamento, algumas ainda não entendem a razão de alguns cheques serem diferentes de outros. E, como o nosso objetivo é descomplicar, neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas.

O que você procura?

Quando preciso endossar um cheque?

Endossar, dentre outros significados, quer dizer transferir o direito a favor de alguém, ou seja, endossar um cheque é quando você transfere um cheque que é seu, para outra pessoa.

Achou complicado? Não se preocupe! Vamos te dar um exemplo: alguém te devia um pagamento e, para quitar, pagou com um cheque. Você, quando foi pagar algo ou alguém, usou esse mesmo cheque como a sua forma de pagamento.

Ao endossar um cheque, você deve assinar os seus dados, como endereço e telefone, no verso do documento. Existem duas formas de fazê-lo. Confira:

Endosso em branco: é quando você assina atrás do cheque, mas não identifica quem será o novo indivíduo beneficiado.
Endosso em preto: você assina atrás do cheque e identifica o nome completo do novo indivíduo beneficiado.

Outras formas de assinar um cheque

Para que você não saia deste artigo com dúvidas sobre como preencher um cheque, iremos falar sobre as outras formas de utilizá-lo corretamente. Confira:

Cheque nominal

Um cheque nominal é quando o verso do cheque possui o nome do beneficiário do pagamento. Portanto, nesse caso, você deve inserir o nome da pessoa que está recebendo o cheque. Desta forma, somente ela poderá resgatar o valor no banco.

Cheque pré-datado

O cheque pré-datado significa que você define uma data para o beneficiário compensar o cheque, ou seja, a pessoa que receber só poderá ir ao banco resgatar ou efetuar o depósito em conta, a partir da data estipulada no cheque.

Portanto, ao preencher um cheque pré-datado, é necessário colocar a data em que você deseja que o cheque seja descontado. Uma sugestão é colocar "Bom para:" seguido da data.

Vale ressaltar que se a pessoa não respeitar a data estipulada, você pode procurar os seus direitos junto ao Procon, porque tal ato consta como quebra de contrato.

Cheque cruzado

No caso do cheque cruzado, o valor só pode ser resgatado através de depósito, na conta do beneficiário indicado no cheque.

Para preencher um cheque cruzado, você deve preencher o documento com o valor do pagamento, data e assinatura e, para finalizar, basta fazer dois traços paralelos em um dos cantos da parte de cima do papel.

O lado positivo em cruzar um cheque é que, caso ele seja roubado, você tem tempo de sustar o cheque.

Descomplicamos?

No Portal da Foregon, você acompanha todos os assuntos sobre economia e finanças e ainda recebe as melhores ofertas de produtos financeiros, de acordo com o seu perfil. Consulte agora mesmo o seu CPF para aproveitar todas as vantagens!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Luma Holanda
Redatora

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.