Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Entenda a sazonalidade e como ela te afeta

Por Claudia BorgesPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você tem um negócio e percebeu suas vendas aumentarem em alguns períodos do ano e diminuírem em outros? Isso é devido a sazonalidade de algumas datas comemorativas ou até as estações do ano, que podem afetar sua empresa. Saiba o porquê.

Sazonalidade se refere aos períodos especiais do ano. Datas comemorativas e mudanças de estações são o que chamamos de épocas sazonais e influencia diretamente no seu fluxo de caixa.

Por exemplo, se você vende roupas, as mudanças de estação são boas épocas, ou Dia das Mães etc. Ou para quem tem uma loja de chocolates, a Páscoa e Dia dos Namorados são as datas mais importantes. Essa lógica funciona também para a baixa estação, por exemplo, roupas de verão não têm muita saída no inverno e vice e versa.

O que você procura?

Como fugir do prejuízo

A palavra chave é planejamento. Planejar seu ano, e como serão suas vendas nas épocas sazonais ainda é a melhor solução. Identifique a melhor época para seu negócio e a pior, para se preparar e não entrar no vermelho. Saiba quais foram os itens mais vendidos, e o que ficou encalhado no seu estoque.

Se você tem um mercado ou hortifrútis seu período de sazonalidade pode ser diferente, mas o planejamento é o mesmo, e ainda com mais cuidado, pois são produtos perecíveis, que podem causar um prejuízo maior.

O consumidor também deve se planejar

Se você pretende viajar nas férias, é importante que compre suas passagens com antecedência, para garantir um bom preço. O mesmo vale para datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães. O preço dos produtos pode aumentar conforme se aproxima o  o evento. E sem falar nas lojas lotadas e as filas intermináveis.

Material escolar é outro item que deve entrar na lista de planejamento. Começo de ano é sempre apertado devido as taxas e mensalidades que temos que pagar, por isso você deve analisar se compensa antecipar suas compras.

Principais datas sazonais

Veja uma lista da principais datas sazonais, e comece já a se programar:

  • Volta às aulas;
  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Inverno;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Halloween;
  • Black Friday;
  • Verão;
  • Natal.

Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários.

Até breve.

Compartilhe

Escrito por:

Claudia Borges
Redatora

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.