Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Está apertado? Confira como fazer um empréstimo seguro!

Por Nara LimaPublicado em

Pesquisar e conhecer, essas são as duas palavras-chave quando o assunto é empréstimo. O crédito disponibilizado por bancos, é uma opção a ser considerada quando o dinheiro está "curto" e faz falta no bolso. 

Atualmente, com os avanços tecnológicos e o momento atual da pandemia, é possível fazer o empréstimo de forma online. Grande parte das financeiras disponibilizam ferramentas virtuais de simulação e contratação de crédito.

Apesar das facilidades da modernidade, não são todos que estão familiarizados com as mídias digitais, por isso, ainda é possível realizar a solicitação por telefone ou presencialmente.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

É importante entender sobre as taxas de juros

Leia sobre as taxas de juros e compare as taxas entre as instituições financeiras. O site do Banco Central divulga mensalmente dados sobre as taxas de juros médias praticadas pelo mercado em cada tipo de concessão de crédito. 

Para conferir os dados do Banco Central, basta clicar aqui.

Quais são os seus direitos

Conhecer os seus direitos sempre é bom, no caso dos empréstimos, é ainda melhor. Se você optou por uma instituição e achou outra com uma taxa inferior, saiba que você tem o direito de transferir gratuitamente suas dívidas para outro banco.

Taxas de juros menores são sinônimos de maior economia futura.

Faça um diagnóstico de suas dívidas

Tenha ciência de suas dúvidas ainda pendentes. Antes de recorrer a novos empréstimos, é muito importante fazer um levantamento geral sobre suas finanças. Vale lembrar que as somas de todas as dívidas podem resultar no temido efeito bola de neve. 

Atente-se ao uso do cartão de crédito e cheque especial

O cartão de crédito e o cheque especial devem ser utilizados sempre com muita cautela, pois possuem as maiores taxas de juros do mercado. A dica é pesquisar bem suas opções de crédito e, nesses casos, controlar os gastos extras e opcionais. 

O que considerar antes de fazer um empréstimo

É importante ter em mente que, antes de fazer um empréstimo, é preciso analisar o motivo que te levou a recorrer ao crédito e qual a finalidade do dinheiro. Além disso, também é necessário considerar sua situação financeira atual.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo tenha facilitado sua vida. Em caso de sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo. Até logo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa