Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Estorno e cancelamento de compras: entenda a diferença

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Quem nunca se encantou por um produto ao olhar a foto e quando a entrega chegou, foi só desilusão? Ou até mesmo se arrependeu da compra logo após o pagamento? Pois é, esses casos são mais comuns do que parecem. Nessas situações, o cliente tem duas opções: o cancelamento ou estorno, mas você sabe qual é a diferença entre eles?

O que você procura?

Cancelamento e estorno: entenda a diferença

O cancelamento é o primeiro passo quando o cliente se arrepende de uma compra. Ou seja, ao fazer o cancelamento, você está anulando a transação. Normalmente, o cancelamento deve ser solicitado logo após o pagamento. Em compras online, por exemplo, você deve solicitá-lo antes da encomenda chegar na sua casa.

Quando você faz o cancelamento, normalmente, o valor ou limite do cartão utilizado na compra é devolvido em até 72h, mas tudo vai depender das regras da instituição financeira responsável pela emissão do cartão. Como é um processo muito rápido, a compra pode nem aparecer na sua fatura.

Já o estorno é a etapa seguinte ao cancelamento. Ele acontece quando o pagamento já foi aprovado e já está aparecendo na fatura do cartão de crédito ou extrato do cartão de débito. Se você fez uma compra e a cancelou dentro do prazo determinado pelo estabelecimento, receberá o estorno, que nada mais é do que a devolução do seu dinheiro.

O estorno é solicitado, geralmente, quando o cliente não recebe a mercadoria que comprou ou recebeu um produto com defeito ou diferente do que estava combinado. Então, o cliente pede o cancelamento e solicita o estorno do valor. Se a compra foi feita no cartão de crédito, o prazo para a devolução pode ser de até duas faturas.

Quando o estorno não é possível?

Vale ressaltar que um estorno é sempre o cancelamento de algo. Já o cancelamento nem sempre inclui um estorno. Por exemplo: se você assina um serviço de streaming, como a Netflix, o valor é cobrado na hora. Se no meio do mês você decidir cancelar a assinatura, não receberá o estorno, pois trata-se de um serviço mensal.

Passagens de avião e reservas de hospedagens também têm suas regras específicas para cancelamento com devolução do valor. Por isso, fique atento no momento da compra.

Me arrependi da compra: como pedir cancelamento ou estorno?

Você deve solicitar o cancelamento da sua compra diretamente com o vendedor. Em alguns sites, assim que você efetua o pagamento já aparece a opção de cancelar. Normalmente, o prazo de cancelamento se encerra no mesmo dia em que você pagou.

Já para estornos, em compras feitas pela internet ou por atendimento em domicílio, o período de arrependimento é de até sete dias após o recebimento do produto. Lembrando que esse prazo não vale para estabelecimentos físicos. Nesse caso, você só tem possibilidade de devolução dos produtos com defeito, por exemplo.

Descomplicamos?

Para não sair no prejuízo, o ideal é realizar a sua compra em sites de confiança. Assim, você evita problemas e mesmo que eles venham ocorrer, será mais simples de resolver. Fique ligado nas nossas dicas de segurança para compras online:

  • Como saber se um site é seguro?
  • Como proteger o cartão de crédito em compras online

Boa leitura e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.