Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Existe fraude na Mega Sena? [Atualizado]

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Por conta de uma polêmica envolvendo um concurso da Mega Sena em 2013, muitos brasileiros começaram a desconfiar de fraudes e esquemas que beneficiavam, segundo o boato, auditores, caixas e figuras políticas estariam envolvidos. Mas, será que existe mesmo fraude na Mega Sena?

O que você procura?

Fraude na Mega Sena em Tocantins

O esquema que marcou a história da Mega Sena e rendeu o maior golpe já visto pela Caixa Econômica federal foi aplicado por um suplente de deputado federal, em uma agência de Tocantins.

Um homem chamado Ernesto Vieira de Carvalho Neto apareceu na agência da Caixa dizendo que tinha ganhado na Mega Sena. Até mesmo o gerente compareceu na agência para fazer a transferência. Isso porque somente o gerente tem acesso a uma senha especial para transferir uma quantia tão alta.

Além da senha, ele precisava também de um código que fica no bilhete. Contudo, Ernesto não apresentou o bilhete e mesmo assim retirou o valor de R$ 73 milhões.

De acordo com a polícia, ele afirmou que mostraria o bilhete depois, o que é contra as regras do banco. Além disso, a quadrilha usou laranjas para conseguir documentos e comprovantes de residência.

O golpe foi descoberto seis dias depois. Nesse meio tempo, a investigação descobriu também que as câmeras internas e externas não estavam funcionando no dia. Isso aumentou ainda mais a desconfiança.

A Caixa Federal demitiu o gerente e ele foi preso. Logo depois, Ernesto também foi preso. Além disso, o banco conseguiu recuperar R$ 63 milhões.

Afinal, existe a possibilidade de fraude na Mega Sena?

A caixa se posicionou em nota e, segundo eles, o banco tem "responsabilidade, segurança e transparência e vem administrando as Loterias Federais do Brasil há 58 anos, tendo por objetivo maior garantir os repasses sociais que beneficiam toda a sociedade brasileira, além de distribuir prêmios.

Existem várias outras polêmicas parecidas com o caso acima, mas essa foi uma das mais marcantes. Mas, não se trata de uma alteração nos resultados e sim de um crime organizado por uma quadrilha, que foi punida posteriormente.

O resultado da Mega Sena é feito através de sorteio, no qual a alteração se torna quase impossível. São utilizados cinco globos que sorteiam simultaneamente uma bola por vez, formando o milhar do prêmio.

Na maioria das vezes o sorteio é feito em um caminhão que percorre, diariamente, diferentes cidades do país, levando os globos e as bolinhas numeradas, que são conferidas a cada três meses pelo Inmetro. O sistema é todo coordenado por uma equipe que fica na sede da Caixa.

As imagens do sorteio chegam em uma sala em Brasília, que autoriza ou não o início do sorteio.  Aí dois auditores que ficam em outra sala conferem as informações e é dado o sinal verde.

Descomplicamos

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário que entraremos em contato com você. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.