Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Extrato bancário: Entenda as Informações deste Documento

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Quem nunca precisou consultar o extrato bancário para saber onde gastou o dinheiro? Pois bem, este documento deve constar toda a sua movimentação financeira, para que você possa controlar suas finanças e despesas pessoais. Confira detalhadamente o que essas informações significam.

O que você procura?

Entenda as informações do extrato bancário

O extrato bancário serve para que o correntista possa visualizar a movimentação de entrada e saída de dinheiro. Nele, devem constar todas as operações bancárias realizadas em um mês, desde compras no crédito e débito, transferências, saques com o cartão de débito, cobranças de tarifas, entre outras.

Todas as informações aparecem em ordem cronológica, de acordo com as datas de cada movimentação financeira. Sendo assim, as transações mais antigas feitas pelo correntistas ficam localizadas no topo do extrato bancário, e as operações mais recentes aparecem na parte inferior do documento.

Quais são as categorias de extrato bancário?

Extrato bancário comum

Esse é o demonstrativo que obtemos quando consultamos em caixas eletrônicos ou pelo Internet Banking. Ele é referente a um determinado período e o banco cobra do correntista quando o limite de extratos bancários impressos é ultrapassado.

Extrato mensal consolidado

Essa é a versão impressa que possui todas as transações mensais realizadas enviadas pelo correio.

Extrato anual consolidado

Demonstrativo que apresenta as movimentações realizadas pelo correntista durante o ano, com todas as taxas cobradas. O envio desse extrato bancário deve ser obrigatório e não pode ser cobrado.

Principais siglas do extrato bancário

Informações sobre o saldo

  • C: significa crédito e é usado para definir as movimentações de entrada de dinheiro;
  • D: significa débito e determina os valores retirados ou descontados de sua conta, seja por meio de saques, compras no cartão, pagamentos de contas, etc. O valor do saldo final pode apresentar um sinal de (-) na frente;

Conta corrente ou poupança

Recebimentos

  • (Dep. Ch.): significa depósito em cheque;
  • (Dep. Dinh.): significa depósito em dinheiro;
  • (TB): significa transferências bancárias;
  • (TBI): significa transferências bancárias via internet;
  • (TED’s ou DOC’s): significa transferências eletrônicas entre bancos distintos.

Pagamentos

  • PGTO, PAG, PAGTO ou PG COBRANÇA: significa pagamento de boletos bancários;
  • DA: significa débito automático.

Cobranças de tarifas

Demais informações

  • Datas: representa o período, ou seja, a data inicial e a final dos lançamentos que estão no extrato bancário, explicando qual foi o dia e horário em que a transação foi realizada;
  • Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo (CCF): cadastro que armazena informações sobre emitentes de cheques sem fundos;
  • Cheque Prescrito: cheque que foi apresentado após o prazo de prescrição (seis meses após o prazo de apresentação). Nesse caso, o beneficiário perde o direito de execução, sendo necessária uma ação comum na justiça para reaver o crédito.

Perguntas Frequentes

Como tirar o extrato bancário?

É possível consultar o seu extrato bancário pelo aplicativo do seu banco, pelo telefone ou no caixa eletrônico da sua agência bancária.

O que é um extrato bancário?

O extrato bancário serve para que o correntista possa visualizar a movimentação de entrada e saída de dinheiro. Nele, devem constar todas as operações bancárias realizadas em um mês, desde compras no crédito e débito, transferências, saques com o cartão de débito, cobranças de tarifas, entre outras.

Quais tipos de extrato bancário?

Existem três tipos de extrato bancário: o comum, o mensal consolidado e o anual consolidado.

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. No Portal da Foregon, você acompanha conteúdos sobre economia e finanças e ainda recebe as melhores ofertas de produtos financeiros, de acordo com o seu perfil. Consulte o seu CPF agora mesmo e aproveite todas as vantagens!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.