Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Falta de planejamento financeiro pode afetar a sua saúde e qualidade de vida

Por Thais SouzaPublicado em

Ao contrário do que muitos pensam, a falta de planejamento financeiro não afeta somente o seu bolso, como também tem influência direta na sua saúde e qualidade de vida. Pensando nisso, neste artigo você vai entender a importância da organização financeira para seu dia a dia. Vamos lá? 

Estudos comprovam: falta de planejamento financeiro afeta a saúde 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pela PWX sobre a relação dos trabalhadores com o dinheiro, 23% dos funcionários entrevistados dedicam parte do tempo do expediente de trabalho pensando sobre seus problemas financeiros, o que diminui a produtividade e afeta as entregas. 

Já uma pesquisa norte-americana realizada pela PFEEF relacionada às implicações do estresse financeiro para a saúde, aponta que 29% das pessoas que têm problemas financeiros sofrem com ansiedade, 23% respondeu que teve depressão profunda e apenas 4% diz ter o orçamento em ordem. 

Esses dados são o reflexo da influência da falta de organização financeira na nossa saúde e qualidade de vida. Afinal, dívidas geram estresse, preocupações e cobranças diárias, que acabam afetando tanto o nosso estado psicológico como também o físico. Nesse contexto, o planejamento financeiro é fundamental, permitindo ter os recursos necessários para viver com tranquilidade.

Doenças mais comuns causadas pelo descontrole financeiro

Em um estudo sobre os efeitos negativos do descontrole financeiro sobre a saúde das pessoas realizado pela Universidade do Arizona em parceria com a Universidade da Virginia, foi constatado que 82,5% dos entrevistados acabaram sofrendo algum problema de saúde ocasionado pela sua situação financeira. Confira abaixo quais foram as principais doenças e distúrbios citados no estudo: 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Estresse profundo: 46,3%;
  • Preocupação, nervosismo, tensão e ansiedade: 11,9%;
  • Depressão: 10%;
  • Distúrbios do sono e insônia: 9,2%;
  • Dores de cabeça e enxaqueca: 7,3%;
  • Pressão alta e hipertensão: 7,2%;
  • Distúrbios alimentares acompanhados de ganho ou perda de peso: 3,5%;
  • Distúrbios digestivos e dores de estômago ou abdominais: 2,9%.

Como levar uma vida financeiramente saudável?

Para evitar esses distúrbios e doenças e para melhorar a sua qualidade de vida, é fundamental que além de dar importância à alimentação, atividades físicas e ter boas horas de sono, também é importante organizar as suas finanças. 

O primeiro passo para se organizar financeiramente é fazer um planejamento financeiro, seja para fugir das dívidas, realizar sonhos ou apenas ter uma relação mais saudável com o seu dinheiro. Abaixo separamos algumas dicas simples para você colocar isso em prática: 

Descomplicamos? 

Agora que você já sabe a importância do planejamento financeiro para sua saúde e qualidade de vida, que tal começar a aplicar uma relação mais saudável com suas finanças hoje mesmo? 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?