Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

FGTS: como saber se você tem direito ao saque

Por Claudia BorgesPublicado em

Descobrir que você tem direito a receber um dinheiro que você não sabia é ótimo. Pois saiba que isso pode acontecer. Você pode ter dinheiro para receber do governo, sabia? O FGTS tem umas regras que possibilitam aos seus contribuintes resgatar o saldo que está nas suas contas ativas ou inativas. Quer saber como? Continue lendo.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um direito do trabalhador brasileiro, que deve ser depositador mensalmente pelo empregador em uma conta. O valor fica disponível para saque em casos de demissão sem justa causa. Mas existem algumas exceções, vamos falar mais delas a seguir.

Como saber se eu tenho FGTS?

Bom, você precisa acessar o site da Caixa par fazer a consulta, ou ela pode ser feita pelo aplicativo FGTS caixa, que está disponível para Android e iOS. Nós falamos um pouco mais sobre como consultar seu saldo e extrato do FGTS nesse conteúdo.

Situações em que você pode sacar o FGTS

Além das já conhecidas formas de sacar o FGTS, como rescisão de contrato de trabalho, também existem as seguintes:

  • Inatividade: Quando o trabalhador fica desempregado 3 anos pode sacar o valor que está depositado em todas suas contas inativas, à partir do mês do seu próximo aniversário. Então se você completou 3 anos de inatividade em maio, mas faz aniversário em junho, só poderá retirar o dinheiro depois dessa data;
  • Compra de imóvel: quem vai financiar um imóvel, ou quitar parcelas, também pode fazer uso do FGTS. Porém, nesse caso, não, não há saque em dinheiro. O repasse do saldo é feito diretamente do banco para a financiadora da sua casa;
  • Por grave doença: também é possível sacar seu saldo do FGTS em caso de doença, do titular ou dependente. Essa modalidade abrange uma série de doenças, você pode consultar a lista completa no site da Caixa;
  • Por aposentadoria ou maior de 70 anos: qdo o trabalhador se aposenta, pode sacar o valor total de seu saldo, zerando todas as contas, ativas ou inativas;
  • Por catástrofe natural: quando é decretado pelo governo estado de urgência ou calamidade, também é possível fazer o saque parcial do saldo do FGTS. Ou, ainda, quando houver grave necessidade, como em casos de alagamento ou incêndio de residência.

Você se encaixa em alguma das modalidades? Está com alguma dúvida da qual não falamos aqui? Pode deixar nos comentários que te ajudaremos.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

LEIA TAMBÉM: Quem pede demissão pode sacar o FGTS?

Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer