Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

FGTS e seguro desemprego são a mesma coisa?

Por Juros BaixosPublicado em

Não. Existem algumas diferenças entre essas modalidades de auxílio ao trabalhador que o Brasil oferece. É muito importante que o conhecimento sobre essas modalidades esteja claro para aqueles que desejam realizar saques relacionados a estes benefícios que ficam disponíveis no banco da Caixa, sem que ocorram eventuais erros na hora de realizar a opção da modalidade dentro do aplicativo e até mesmo para que o saque seja realizado de forma correta.

A seguir, você encontra todas as principais informações a respeito do FGTS e do auxílio desemprego. Quando e como sacar, quais as diferenças de modalidade, como a Caixa realiza o cálculo para saque e muito mais.

O que você procura?

Existe alguma diferença entre FGTS e seguro desemprego?

Apesar de muitas vezes serem confundidos, o FGTS e o Seguro Desemprego são diferentes e possuem características específicas que vão garantir o acesso ao direito de forma integral. O FGTS é um recolhimento mensal de uma porcentagem do salário base que fica disposto em uma conta da Caixa e para o saque, existem momentos específicos de permissão de saque. Já o seguro desemprego é destinado aos trabalhadores demitidos sem justa causa, e o valor estabelecido será a média dos últimos 03 salários recebidos. Esta modalidade fica disponível para acesso até 30 dias após a solicitação junto à Caixa. 

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício que o trabalhador brasileiro tem direito a partir do momento em que possuir o registro na Carteira de Trabalho, ou seja, estiver ativo no regime CLT também é direito de trabalhadores rurais, empregados domésticos, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais. Nesta modalidade, a empregadora (empresa) irá realizar um depósito mensal de uma porcentagem que varia de 8% a 11% do salário bruto em uma conta no banco Caixa que é destinada somente para este benefício. Essa quantia fica retida na conta e o saque deste valor precisa seguir algumas regras para que seja efetivado.   

Quando posso resgatar meu FGTS?

A partir da criação deste direito para o trabalhador algumas regras de acesso foram estabelecidas para que esta quantia desempenhasse de forma efetiva o papel de uma reserva financeira. Essas regras de saque são válidas para qualquer modalidade de contrato de prestação de serviço e devem ser seguidas para que o trabalhador tenha direito ao saque desta essa quantia em períodos específicos de necessidade. São elas: 

Mulher sorrindo
Ei, seu score tem algo a dizer!
Desbloqueie seu score e veja as melhores ofertas de crédito para seu perfil de gastos. Rápido, fácil e grátis!
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário;
  • Compra da casa própria;
  • Fechamento da empresa Empregadora;
  • Ter idade igual ou superior a 70 anos;
  • Doenças graves cometidas ao trabalhador e familiares;
  • Rescisão de contrato por comum acordo;
  • Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;

Essas são as principais regras de acesso ao saque do seu FGTS. Se você se enquadra em alguma dessas regras, é necessário que realize uma consulta do seu saldo para entender qual será o valor que a Caixa disponibilizará para retirada naquele momento. Essa consulta pode ser feita pessoalmente em uma agência da Caixa, pelo site dessa mesma instituição financeira via e-mail ou SMS através de um cadastro prévio no sistema de consulta e  também a partir do aplicativo FGTS trabalhador disponível para download aqui ou em sua loja de aplicativos.   

Modalidades do FGTS

O FGTS possui 12 modalidades diferentes que consequentemente possuem regras de saque diferentes. O trabalhador tem a possibilidade de escolher em qual modalidade operar, mas é necessário saber que existem variações no cálculo do valor disponível realizado pela Caixa para cada tipo de saque. Por isso, é importante considerar bem suas necessidades antes de optar por qualquer modalidade, pois a regra de permanência é de 24 meses na opção escolhida. 

As modalidades mais recorrentes de saque são: Saque Imediato, Saque Aniverário e Multa Rescisória. Esses três tipos de acesso ao direito tem suas especificidades que serão listadas a seguir. 

  • Saque imediato: é uma modalidade estabelecida pelo governo que permite que aquele trabalhador que tenha o valor equivalente a um salário mínimo em conta realize o saque de até mil reais. 
  • Saque Aniversário: também conhecido como saque anual, é a modalidade que permite que o trabalhador tenha acesso a uma porcentagem de seu saldo anualmente, perto da sua data de aniversário. É importante salientar, que esta porcentagem é individual, e varia de acordo com o valor disponível na conta do trabalhador aquele ano. 

Recentemente, a Caixa inaugurou um programa de acesso ao Saque Aniversário que permite o adiantamento de até 10 anos do valor anual. 

  • Multa Rescisória: é o tipo de saque que permite que o trabalhador tenha acesso a 40% do valor referente a contribuição do FGTS e só é disponibilizado para aquele trabalhador que foi demitido sem justa causa.

 Você conhece o saque antecipado de aniversário? 

O saque antecipado de aniversário é uma modalidade do saque anual que permite ao trabalhador realizar o adiantamento de parcelas do seu FGTS, podendo ser descontados em até 10 anos. Existem algumas especificidades para essa modalidade. 

  • Ter 18 anos ou se emancipado
  • Possuir um saldo mínimo de R$300 reais desbloqueados na conta do FGTS
  • Estar com o CPF regular junto à Receita Federal

Essa modalidade oferece ao optante o acesso a um valor maior do que seu saque anual, com um prazo de pagamento maior, uma taxa de juros bem mais baixa do que outras linhas de crédito,e o pagamento acontece de forma automática e pode ser uma opção muito atrativa para quem está precisando de uma ajuda financeira. 

Para realizar a consulta e contratação do seu adiantamento do saque-aniversário, a Juros Baixos oferece esse serviço de forma rápida, prática e segura. Você pode fazer sua simulação de empréstimo FGTS a hora que quiser!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Juros Baixos

A Juros Baixos é uma plataforma de bem-estar financeiro que busca trazer tranquilidade para as suas finanças, e um marketplace de produtos financeiros. Com muito trabalho, criaram uma comunidade voltada à construção de um Brasil com pessoas financeiramente saudáveis.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Foregon Premium: Simplifique seu Histórico de Crédito

Foregon Premium: Benefícios e Exclusividade

Cadastro Positivo: passaporte para um score de sucesso

Crédito Rotativo: Evite cair em Armadilhas Financeiras

Pagamentos Parciais: atenção com as dívidas

Compromissos Financeiros: como eles afetam a sua vida financeira

Atrasos em Pagamentos: um desafio a superar no mundo das finanças

Tabela do Imposto de Renda 2023: o que você Precisa Saber