Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como Funciona o FGTS para Financiamento Imobiliário?

Por Nara LimaPublicado em

O financiamento imobiliário com o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma alternativa buscada por trabalhadores com carteira assinada que desejam concretizar o sonho da casa própria.

Para te ajudar a entender tudo sobre a linha de crédito imobiliário utilizando o FGTS, separamos e respondemos as dúvidas mais frequentes a respeito do assunto. Continue a leitura e confira!

O que você procura?

10 principais dúvidas sobre financiamento imobiliário com FGTS

1. O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício pago pelo empregador ao funcionário, depositado na Caixa Econômica Federal em contas abertas automaticamente com o contrato de trabalho.

Foto de uma mulher segurando uma chave com um chaveiro em formato de um imóvel, indicando financiamento feito pelo FGTS.

2. O imóvel pode ser usado ou novo, porém de moradia urbana?

Não pode ter pendências na matrícula por dívidas do vendedor e deve custar até R$ 1,5 milhão. O atual proprietário do imóvel não deve possuir dívidas ou ter o nome inscrito no cadastro de órgãos de proteção de crédito. Além disso, o imóvel não pode ter sido comprado com a utilização do FGTS nos últimos três anos.

O trabalhador que deseja usar saque do FGTS para comprar o imóvel deve solicitar o saque ao agente financeiro, que comunica à Caixa.

Assim que a solicitação for efetuada, o dinheiro entrará direto na conta do vendedor. Em outras palavras, é repassada diretamente para o vendedor e não cai na conta do trabalhador.

3. Quanto tempo o FGTS demora para ser liberado para o financiamento?

Se não houver nenhuma pendência ligada à compra do imóvel, como a aprovação do financiamento, ele é liberado entre 30 e 40 dias.

4. Quando o FGTS não pode ser usado para financiamento imobiliário?

O valor não pode ser utilizado para a compra de imóvel comercial, reforma ou ampliação de casa ou apartamento, compra de terreno e compra de material de construção. Além disso, não é possível utilizar o valor para compra casa para familiares, dependentes ou outras pessoas.

5. Quais devem ser as condições do imóvel para receber o financiamento do FGTS?

O imóvel pode ser usado ou novo, porém de moradia urbana. Não pode ter pendências na matrícula por dívidas do vendedor e deve custar até R$ 1,5 milhão. O atual proprietário do imóvel não deve possuir dívidas ou ter o nome inscrito no cadastro de órgãos de proteção de crédito. Além disso, o imóvel não pode ter sido comprado com a utilização do benefício nos últimos três anos.

6. O que são os agentes financeiros?

Bancos, consórcios ou companhias de crédito imobiliário são alguns dos principais agentes de crédito do país. O agente financeiro é o responsável pelo saque, a pedido do trabalhador, do fundo de garantia para o financiamento imobiliário. Vale lembrar que nem todo banco opera com FGTS, por isso é importante informar-se com a instituição de sua preferencia.

7. Quem tem dívidas pode sacar o FGTS?

Pode sim. Ele pode ser utilizado independente se o trabalhador conta com dívidas em seu nome. No entanto, estar com o nome listado em algum dos serviços de proteção ao crédito pode bloquear a aprovação do financiamento.

8. Posso sacar apenas parte do FGTS?

Sim. Quando faz o pedido de uso do dinheiro ao agente financeiro, você pode especificar quanto do fundo de garantia pretende usar. O que não sacar continuará em sua conta, rendendo.

9. Como declarar o FGTS no Imposto de Renda?

Na declaração do Imposto de Renda, o comprador deve registrar a compra do imóvel e seu valor total na parte de "Bens e Direitos". E, em "Rendimentos Isentos e não Tributáveis", há uma parte especifica para o FGTS. Ali você coloca quanto sacou para pagar seu imóvel.

10. Quantas vezes posso usar o FGTS para financiamento?

O fundo de garantia pode ser utilizado quantas vezes forem necessárias, desde que não existam impedimentos nem do comprador nem da casa ou apartamento a serem adquiridos.

E você, já pensou em usar seu FGTS?

Se você desejar financiar um imóvel para moradia, a linha do FGTS pode ser uma excelente opção. Esperamos que esse artigo ajude a esclarecer suas dúvidas e a entender se essa é uma alternativa viável para você.

No Portal da Foregon você encontra tudo sobre o FGTS, saque-aniversário, financiamento imobiliário e muito mais. Vale a pena conferir! Em caso de dúvidas, ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo, combinado?

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?