FIES: como renegociar seu boleto atrasado
Cursar uma faculdade pode ser um sonho, porém nem sempre é possível. Programas do Governo, como o FIES, podem ser a solução para você. Ele financia parte da mensalidade, e aluno só paga após se formar. Muitos fatores devem ser levados em consideração ao recorrer ao programa, pois pagar o boleto do FIES atrasado pode gerar juros e dor de cabeça, saiba mais.

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa do Governo Federal que possibilita que muitos jovens realizarem o sonho de cursar uma faculdade. Mas quando o novo profissional se forma e entra no mercado de trabalho pode demorar um pouco até se estabilizar financeiramente, e acaba deixando o boleto do FIES atrasado.
O que acontece se não pagar o FIES?
Mesmo com taxas menores que as normalmente encontradas no mercado, não pagar o financiamento ou deixar que as parcelas atrasem pode te causar problemas. Isso porque, ao contratar o FIES, você assina um contrato com um banco, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, e ao deixar de realizar o pagamento seu nome pode ser incluído no Serasa.
Importante ressaltar que desistir do curso não cancela automaticamente seu contrato, portanto você deve fazer o cancelamento junto ao banco.
Imprimir segunda via do boleto
Imprevistos acontecem e caso você atrase sua parcela e fique com o boleto do FIES atrasado, você pode solicitar a segunda via do boleto do seu financiamento de forma rápida diretamente com a instituição financeira.
Se o seu contrato é com a Caixa, você deve:
- Acessar o site da Caixa;
- Preencha com seus dados;
- Informe código verificador;
- Clique em "Iniciar Operação".
Se o seu contrato foi feito com o Banco do Brasil você deve ir até uma agência mais próxima e solicitar a segunda via ou a solicitação deve ser feita através do telefone 0800 729 0722.
Renegociação do FIES
Renegociar sua dívida pode ser uma solução para seu contrato em atraso. O primeiro passo deve ser feito direto no site do FIES. Após isso você deve ir ao banco levando os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda do fiador;
- Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização (que deve ser feito no site);
- Declaração de inexistência de ação judicial.
Com a renegociação sua dívida pode ser reavaliada e até com novos valores e prazos maiores.
Ficou com dúvidas? Pode falar com a gente nos comentários.
Até mais.
Deixe seu comentário