Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

FIES: veja como cancelar o seu contrato

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Escolher o curso ideal pode ser uma tarefa muito difícil, mas imagina desistir de um curso pela metade? É isso que acontece com milhares de jovens que acabam não se identificando com a profissão escolhida. Esse desafio se tona ainda mais complicado quando se tem FIES. Neste artigo, você vai descobrir como cancelar o seu contrato de financiamento e evitar futuras dívidas com o governo.

O que você procura?

O que é FIES?

O FIES é um programa de financiamento estudantil criado pelo governo, para auxiliar jovens de baixa renda a entrar em uma faculdade particular. O objetivo é facilitar o acesso de pessoas que não possuem condições financeiras, proporcionando o financiamento das mensalidades do curso.

Como cancelar o FIES?

Cancelar o FIES é bem simples e muito menos burocrático do que contratá-lo. Mas saiba que será necessário pagar o valor da sua dívida.

O FIES disponibiliza 4 formas de fazer o pagamento e é importante decidir com calma para não correr o risco de não conseguir pagar as parcelas.

1. Solicite o cancelamento online

É importante ressaltar que o sistema só fica disponível na primeira quinzena de cada mês.

  1. O primeiro passo é solicitar o cancelamento no site do FIES;
  2. Faça o login na conta com seu CPF, senha e código de verificação;
  3. Clique em "Encerramento";
  4. Selecione a opção "Aditamentos Disponíveis";
  5. Na aba "Referência", selecione o semestre que você se encontra.

2. Escolha como pagar o financiamento

Nessa etapa, você deverá escolher a forma que irá pagar o que ainda deve. Esse valor inclui também as taxas previstas no contrato. Além disso, existem 4 opções para o pagamento da sua dívida, são elas:

Liquidar o saldo devedor no ato do cancelamento

Neste caso, o pagamento da dívida não pode ser parcelado, ele deve ser pago de uma só vez, no ato do cancelamento.

Permanecer na fase de utilização

Caso você escolha essa opção, a carência e os juros trimestrais são mantidos até o final do prazo. O estudante terá que pagar as parcelas trimestrais de R$ 150, após essa etapa ele entra na fase de carência, na qual deverá pagar R$ 150 em 18 meses, e na última etapa (amortização) quita o restante das parcelas.

Essa pode ser uma boa opção para estudantes que pretendem continuar cursando a faculdade, porém sem utilizar o benefício do FIES.

Antecipar a fase de carência

Ao escolher essa opção, no mês seguinte em que o estudante assinou o Termo de Encerramento do FIES, ele começará a pagar as parcelas trimestrais.

Pode ser uma boa alternativa para quem busca quitar mais rápido a sua dívida, já que não é necessário esperar o período de 18 meses para começar a pagar.

Antecipar a fase de amortização

Se você precisa de mais prazo para o pagamento, essa é a melhor opção. Ela possibilita o parcelamento do total que falta para quitar sua dívida.

Ao escolher a opção de antecipar a amortização, você tem o prazo de 3 vezes o período utilizado no financiamento + 1 ano. Ou seja, se o seu curso tem a duração de 5 anos, o tempo para quitar o contrato será de 16 anos.

3. Vá até o banco onde realizou o financiamento

Assim que você confirmar o cancelamento, será informado sobre o prazo para assinar o Termo de Encerramento do FIES. Para assiná-lo, você deverá comparecer na mesma agência bancária em que fechou o contrato inicialmente, levando com você o fiador. A partir dai, o seu contrato estará oficialmente cancelado.

Posso suspender o meu financiamento estudantil?

Sim, é possível! Se você está em dúvida se quer ou não desistir do curso, a melhor opção seria suspender o seu financiamento, já que, ao fazer o cancelamento você não pode voltar atrás.

Quando você suspende o contrato, o semestre letivo terá o pagamento das mensalidades interrompido pelo sistema, dando tempo para você pensar um pouco mais sobre a decisão.

E aí, restou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que descomplicamos para você. 😉

Até a próxima.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.