Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Filmes de Superação: 10 Histórias para se Inspirar

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Os filmes são ótimas ferramentas para inspirar, emocionar e até estimular ações e decisões do nosso dia a dia. Independentemente do gênero, em momentos de crise você pode receber uma dose de motivação assistindo filmes de superação. Pensando nisso, neste artigo separamos dez exemplos para você aprender com valiosas lições de vida.

O que você procura?

Filmes de superação: histórias reais

A teoria de tudo (2015)

Lançado em 2015, A teoria do tudo é um filme baseado na vida do brilhante Stephen Hawking, trazendo cenas sobre a descoberta de sua doença e também sobre seu relacionamento amoroso.

Aos 21 anos, Hawking recebeu seu diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica, junto com a notícia de que não passaria dos 23. Contudo, ele desafiou a ciência e a doença ao viver até deus 76 anos de idade, com muitas histórias de superação.

Uma mente brilhante (2001)

Interpretado por Russel Crowe, o personagem John é um matemático que lutou contra a esquizofrenia por anos, com tratamentos e internações.

Com a melhora nos sintomas da doença, aos 21 anos, John formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Assim, ele acabou sendo premiado com o Nobel de Ciências Econômicas.

O jogo da imitação (2014)

O filme O jogo da imitação retrata o maior feito do matemático Alan Turing, considerado por muitos como o "pai" da ideia moderna de computador.

A história retrata o trabalho de Turing e sua equipe durante a Segunda Guerra Mundial, na qual eles conseguiram descriptografar a máquina nazista "Enigma" que criptografava as mensagens que os nazistas enviavam às lideranças das forças armadas alemãs.

Sua façanha reduziu a Segunda Guerra Mundial em pelo menos dois anos e evitou a morte de cerca de 14 milhões de pessoas.

À procura da felicidade (2006)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um pai de família que está passando por problemas financeiros e também na sua vida amorosa. Ao se tornar pai solteiro, Chris, papel interpretado por Will Smith, precisa cuidar de seu filho de cinco anos.

Ele e seu filho são despejados e passam a viver em estações de metrô e abrigos pela cidade. Porém, Chris nunca abandonou a motivação para mudar a sua realidade até se tornar um milionário, atuando como corretor da Bolsa de Valores.

Somos Marshall

Baseado em uma tragédia real, o voo Southern Airways 932, o filme Somos Marshall retrata o acidente que matou 45 membros do time de futebol americano da Universidade da Virgínia, em 1970.

O filme traz o treinador Jack retomando o time após a tragédia. A história, apesar de ter como ponto de partida um acidente, demonstra a força da superação da liderança e do trabalho em equipe para enfrentar os desafios da vida.

Filmes de superação: lançamentos recentes

O milagre na cela 7 (2019)

O filme turco lançado em 2019 na Netflix conquistou o coração de muitas pessoas. O milagre na cela 7 conta a história de um pai que sofre de uma deficiência intelectual e é condenado injustamente à pena de morte por um acidente com uma criança.

Durante a trama, o pai precisa provar sua inocência, mas acaba sendo separado de sua pequena filha, que sofre com muitos outros impasses, como a morte de sua vó.

A história é de superação, luta e muita esperança! A fé de sua filha, que nunca duvidou da inocência do pai, junto com a motivação para ajudar a provar sua inocência, constrói um filme lindo e com um enredo emocionante.

O milagre da fé (2019)

No filme O milagre da fé, um menino de 14 anos acaba se afogando após sofrer uma queda. Ele foi considerado morto por mais de uma hora, até que sua mãe uniu suas forças e sua fé para pedir a Deus que seu filho sobrevivesse.

De repente, um milagre inesperado acontece: assim que sua mãe que termina a oração, o pulso de John volta imediatamente, espantando as enfermeiras e os médicos ao redor. O filme é baseado em uma história real.

Extraordinário (2017)

O filme Extraordinário retrata a história de um menino que nasceu com a síndrome de Treacher Collins, doença que causa deformação facial.

Com apenas 10 anos, o garoto, que já havia passado por 27 cirurgias plásticas, decide ir pela primeira vez para a escola. Lá, ele aprende a lidar com muitos desafios e com o tratamento diferenciado que recebia das outras crianças.

Além disso, o filme aborda a importância do papel da família no apoio à crianças com esse tipo de síndrome e a busca pela motivação para sair de casa e enfrentar desafios.

Filmes de superação no esporte

Menina de ouro (2005)

O filme Menina de ouro conta a história de um treinador que passou a vida inteira se dedicando para treinar grandes boxeadores. Até que então, uma mulher entra em seu ginásio a fim de se tornar uma lutadora de boxe profissional.

Durante a trama são abordadas várias dificuldades e desafios, tanto para o treinador, como para Maggie. Mas nada foi capaz de abalar os dois, que conseguiram criar uma carreira de sucesso e muita determinação.

Um drama comovente que nos convida a refletir sobre o que queremos na vida independentemente dos desafios e problemas no caminho.

Um sonho possível (2009)

Um sonho possível é um filme protagonizado pela famosa atriz Sandra Bollock, no qual um jovem negro, filho de uma mãe viciada e que não tinha onde morar, é convidado para passar uma noite na casa de uma família milionária.

A partir daí, o jovem começa a mudar sua vida com muito talento e determinação, se tornando um astro do futebol americano.

Enfim, gostou do artigo?

Em algum momento de nossos vidas, todos nós já passamos ou iremos passar por desafios. São eles que nos torna mais fortes para lidar com várias situações do dia a dia e nos reinventarmos.

As histórias contadas nos filmes acima falam sobre encontrar uma força que existe em todos nós para enfrentar esses desafios. Por isso, procure separar um tempo para assisti-los, principalmente nos momentos em que estiver pensando em desistir de tudo.

Gostou deste conteúdo? Tem algum filme que você deseja sugerir e que não encontrou na lista? Deixe um comentário com a sua sugestão. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.